Mateus 25:1-13
Segundo um costume oriental, um noivo chegando de noite para o ritual de suas bodas era iluminado em seu caminho e escoltado por virgens, amigas de sua noiva (as quais hoje chamaríamos de damas de honra; Salmo 45:9,14).
O Senhor usa essa comovedora ilustração para mostrar de que maneira devemos esperar por Ele, o Noivo celeste. Porém, os cristãos, em sua maioria, têm-se cansado de esperar.
O sono espiritual tomou conta deles por muitos séculos. Foi necessário que, num período recente da história da Igreja, apropriadamente chamado de "o despertamento", ressoasse o grito da meia-noite:
"Eis o noivo!...". O Senhor está voltando!
Em decorrência disso tornou-se manifesta uma diferença: as prudentes tinham azeite em suas lâmpadas; assim, os verdadeiros crentes estão preparados para a volta do Senhor, e a luz deles - a do Espírito Santo - pode brilhar na escura noite deste mundo.
Outros, como as virgens néscias, apenas dizem que O estão esperando, sem, contudo, possuir a vida que procede dEle. É um triste erro levar o tão maravilhoso título de cristão sem o ser - é uma terrível ilusão, e será um não menos terrível despertar!
Perguntemo-nos sinceramente enquanto ainda é tempo:
"Há óleo em minha lâmpada?", "Estou preparado para Seu retorno?". (Na Bíblia, o óleo é uma figura do Espírito Santo - Romanos 8:9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário