24 de fevereiro de 2011

O que fazer com aquele óleo que sobrou da fritura? Sabia que pode causar enchentes nas áreas urbanas?



Aqui no site da UOL ATITUDE SUSTENTÁVEL diz o seguinte:

Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água (quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa – desde banho, comida e consumo por até 40 anos).
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, atraindo ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado!! É que, após a queima (ou uso naquela fritura do bolinho de chuva!!), ele se transforma em óleo saturado, gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.
E quantas já reaproveitamos este óleo, porque não vemos escuro ou sujo, não é mesmo????

Então, como fritei frango e batatas e me dá aflição jogar no ralo da pia, sempre misturei com  detergente, mas vejam o que eu descobri aqui no site da Nestlé:

O óleo de cozinha, quando descartado de maneira consciente, pode ser reciclado e utilizado na produção de tintas e vernizes.
O despejo irregular do óleo de fritura no meio ambiente pode contaminar solo, rios, lagos e comprometer a vida de espécies marinhas e plantas. Segundo informações de especialistas, 1 litro de óleo descartado irregularmente poderá prejudicar até 25 mil litros de água.


A educadora ambiental Sonia D. Oliveira* explica que jogar óleo nos ralos também provoca entupimentos nas instalações internas e nas próprias redes de coleta de esgotos. “O óleo jogado indevidamente nos ralos, aglutina-se na rede coletora podendo causar entupimento”.


“A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, fomenta uma série de campanhas de conscientização e promove coleta de óleo e divulgação em áreas públicas de grande circulação, como os shoppings centers. As ações também são divulgadas por meio de ações de mídia”, conta Sonia.


Segundo orientação da Sabesp, para descartar o óleo de cozinha de maneira segura, é preciso colocá-lo em uma garrafa PET e encaminhar para reciclagem em um ponto de coleta. “O ideal é recorrer à ONGs especializadas na coleta, mas existe ainda a opção de entregar em postos voluntários, como redes de supermercados e outras instituições”, explica a educadora. “O site da Sabesp, www.sabesp.com.br, divulga os parceiros do PROL (Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura) na área intitulada Sociedade e Meio Ambiente”.


A reciclagem do óleo visa a produção de tintas, vernizes, biodiesel e massa de vidraceiro. Também pode ser feito o sabão artesanal, com cautela de uso.
Lembre-se de que o Ministério da Saúde recomenda o uso de pequenas quantidades de óleo vegetal para cozinhar. Para manter a saúde em dia, deve-se dar preferência a preparações assadas, cozidas, ensopadas e grelhadas, evitando assim as frituras.


Preservar o meio ambiente é preservar a sua saúde. Faça a sua parte.


*Sônia D. Oliveira é psicóloga e educadora ambiental. Atua como coordenadora de grupos de projetos e programas ambientais da Sabesp. Lançou o Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL) em 2007.
E o site ECOLOGIA nos dá algumas dicas importantes: 
• Evite utilizar outras garrafas PET (refrigerante, água, sucos) pois elas são recicláveis e, se sujas de óleo, ficam inúteis.• Não jogue o óleo em pias, ralos ou rios.• Não jogue o óleo no lixo mesmo em recipientes fechados.
Você sabia?
Que descartar o óleo inadequadamente na natureza, pode causar enchentes nas áreas urbanas, pois causa a impermeabilização do solo.
                                            
(Revista Planeta Cidade, 2007)
Viu o que podemos evitar se seguirmos as dicas acima?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar