3 de fevereiro de 2011

Parabéns Pastor David Botelho

Considerado um dos principais estrategistas do assunto na atualidade, David Botelho chama a Igreja ao despertamento para evitar o fracasso na obra missionária. “Estamos atravessando um dos mais difíceis tempos para missões em nosso país”, diz Botelho
Quando ainda era pouco mais que um adolescente, David Botelho ganhou de um amigo uma coleção de 12 livros de Oswald Smith, pastor da Igreja dos Povos em Toronto, Canadá. Considerado o principal divulgador e incentivador da obra missionária no século passado, a ponto de tornar-se mundialmente conhecido como o “Sr. Missões”, Smith conseguiu tocar Botelho com suas palavras. O brasileiro devorou as obras, sendo que uma, Evangelizemos o mundo, leu 17 vezes. Isso mudou seus rumos. Botelho finalmente encontrara o chamado para sua vida: servir a Jesus Cristo nos lugares onde ele ainda não tivesse sido anunciado.
Para tanto, deixou um promissor cargo na fábrica da General Motors, enfrentou a oposição do pastor de sua igreja que considerava tudo aquilo uma loucura, e se mudou com a família para Pindamonhangaba (SP) para cursar o seminário e se preparar para a obra missionária. “Achava que no dia seguinte após terminar meus estudos estaria na China, mas os planos de Deus eram outros”, recorda ele hoje. Botelho, na verdade, acabou indo para o interior de Minas Gerais, para abrir igrejas, depois esteve um tempo evangelizando os índios na selva boliviana e, por fim, foi para o País de Gales, onde teve experiência em planejamento, recrutamento, treino, envio de missionários, logística e estratégia de missões.
Passados 30 anos desde que principiou sua aventura, hoje ele ostenta uma bagagem como poucos. Com toda a família, a esposa Cleonice e os três filhos, respira missões. Trouxe para o Brasil, a Missão Horizontes, uma das principais do país, e agora treina e envia missionários para o mundo todo. Seus livros e mensagens despertam igrejas e motivam obreiros. Literalmente, recebeu o manto de Oswald Smith e, sem medo de errar, pode ser apontado como um dos grandes estrategistas do trabalho missionário da atualidade em todo o planeta. (Eclésia)


Trechos da entrevista dada a revista Defesa da Fé que MUITO  me chamou atenção:

Defesa da Fé - O que é ser um radical na obra de Deus?
Botelho - É sair da perigosa "zona de conforto". É ter compaixão pelos perdidos. No original, a palavra compaixão significa "forte dor estomacal" (Foi o que Jesus sentiu ao chorar vendo Jerusalém abandonada). É viver diferente da maioria e marchar contra a maré. É entregar-se totalmente por aqueles que não conhecem o Mestre.

Defesa da Fé - O senhor tem pedido os nossos filhos para missões. Qual a visão do projeto Revolução Teen?
Botelho - Já enviamos nossos três filhos que hoje estão em três continentes diferentes, portanto, não temos mais filhos para enviar. Então, temos de enviar os filhos dos outros (Risos). Revolução Teen é um projeto ousado e radical. Com ele, a missões Horizontes está recrutando e capacitando uma força ainda não explorada pela igreja evangélica no mundo: os adolescentes. Após a conclusão do primeiro grau escolar, o jovem faz um estágio de um ano na base de Monte Verde, cursando o primeiro ano do seminário. O segundo estágio será feito numa das bases da Missão Horizontes na América Latina, onde ele dará continuidade ao seminário e concluirá o segundo grau escolar em espanhol, o que lhe permitirá, no final do curso, sair como professor de espanhol. O terceiro estágio será feito num país de língua inglesa e/ou francesa e, finalmente, o último estágio, de um ou dois anos, dentro da Janela 10-40 e missão Além. Ao concluir todo o curso, com 20 ou 21 anos, o futuro missionário estará capacitado nas áreas teológica, missiológica, lingüística e escolar, com fluência em três idiomas diferentes. Hoje, um jovem de 15 anos tem mais informações do que Willian Carey (chamado de o pai das missões modernas) tinha na sua época. Mas isto não tem sido explorado pela igreja.

Lembro bem que em janeiro/2006, após seminário no sábado e domingo e pregação a noite, eu conversando com ele, sugeri que ficasse em Santo André e não viajasse naquele dia para Minas pois estava muito cansado. Ele me olhou....e disse:

FAZER MISSÕES RENOVA AS MINHAS FORÇAS!!!
Parabéns Pastor...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar