4 de junho de 2011

Conheça a Assembléia de Deus, setor 37 em Itapevi



Nossa História

Por volta dos anos 70, foi aberta a 1ª igreja Assembléia de Deus Ministério do Belém em Itapevi.

Em 1978, o Pr. Cícero Canuto de Lima (na época o presidente das Assembléias de Deus em São Paulo) juntamente com o Pr. Sebastião Dalvino dos Reis (Pr. setorial em Barueri), apresentaram o Pr. João Bispo ao ministério, o qual veio do Mato Grosso do Sul com a sua família e passaram a cooperar com os trabalhos da igreja de Itapevi.

Quando chegou em Itapevi a igreja estava passando por uma decadência muito grande, porém o Pr. João Bispo pode contar com a colaboração de alguns fiéis irmãos que ali já congregavam. Já existiam também algumas congregações a saber: Vila Gióia, Amador Bueno e Ambuitá, no entanto a Santa Ceia era realizada pelo Pr. João Bispo, todos os meses, na igreja sede. Com a prosperidade do trabalho, foram abertas congregações nos bairros do Rosemary, Itapuã e Santa Rita.

Em 1980, com o crescimento do trabalho, sentiu-se a necessidade de construir um novo templo. Para essa construção o Pr João Bispo recebeu ajuda do Pr. setorial Sebastião Dalvino dos Reis e também do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, (atual Presidente das Assembléias de Deus).

Devido às dificuldades financeiras, muitas lágrimas foram derramadas e muitas orações foram feitas aos pés do Senhor mas, o Pr. João Bispo sempre pôde contar com a ajudar do Pr. José Wellington e dos irmãos.

Em 1984, com a decorrência da expansão dos trabalhos, o João Bispo, solicitou ao Pr. José Wellington que fosse feito o desmembramento da igreja de Itapevi da de Barueri, a partir de então, a igreja de Itapevi torna-se o Setor 37.

Por causa dessa atitude, o Pr. João Bispo foi mal interpretado por alguns irmãos mas, teve o total apoio de Deus e do Pr. José Wellington, o qual devido a isto, pediu ao Pr. João que indicasse alguém para ser apresentado ao ministério para então cooperar com os trabalhos do Setor 37. Foi indicado o Pr. Natanael e após ele foi indicado o Pr. José Luiz de França (Pr. Dedé).

Em 1986 o Pr. Manoel Portela Filho, juntamente com a sua família são apresentados ao setor 37 pelo Pr. Sebastião Dalvino dos Reis e o Pr. Felipe, e passaram a cooperar na igreja de Itapevi, até os dias de hoje.

Quando o Pr. Portela chegou a igreja ainda estava em fase de construção, os cultos eram realizados no porão do templo. Após finalizar o acabamento os cultos passaram a ser feitos na parte superior, e a igreja foi inaugurada pelo Pr. José Wellington e sua equipe de obreiros.

Os primeiros quatro anos do Pr. Portela em Itapevi não foram fáceis, pois os irmãos estavam desacreditados e sem esperanças, diante do que havia acontecido no passado. No entanto, não foi necessário realizar nenhuma mudança nos trabalhos que já existiam, tudo o que tinha na igreja foi aproveitado e mantido.


Já existiam as congregações do Vl. Gióia; Amador Bueno II, Ambuitá e Rosemary (igrejas construídas). Briquet, Santa Rita, Jd. Rainha (hoje fechada) e Jd. Paulista (eram salões alugados), posteriormente ajudaram a construir a igreja destas congregações.


Em 1992 a igreja começou a expandir, foi criada uma equipe de evangelismo composta por doze obreiros, que juntamente com o Pr. Portela evangelizavam nas ruas de Itapevi. A primeira congregação a ser aberta como fruto deste trabalho foi a do Jd. Roselândia e depois delas muitas ouras foram abertas, vejam algumas delas:

Jd. Mirizola;
Alabama;
Vitápolis;
Engenheiro Cardoso;
Recanto Paulistano;
Sagrado Coração;
Santa Cecília;
Alto da Colina (hoje fechada, pois era em uma casa da Cohab, na qual os cultos não eram permitidos);
Bela Vista Alta;
Bela Vista Baixa;
Rosemary II;
Parque Suburbano I;
Parque Suburbano II;
São Carlos (aberta pelo Pr. Gérson).


Porém, esta equipe de evangelismo acabou por falta de obreiros, pois para cada congregação aberta era necessário colocar no mínimo dois obreiros para tomar conta da mesma, mas não tinha obreiros para substituir e dar continuidade ao trabalho.

Visão

Em uma quinta-feira, enquanto orava no círculo de oração das irmãs, o Pr. Portela teve a seguinte visão:
" Eu estava orando quando clareou na minha frente, e eu via bem a subida aqui da rua João Pires de Oliveira, vinham pessoas subindo da estação de trem, pessoas descendo a rua Manoel Quiles. Por todos os lados vinham pessoas e se fundiam aqui (local onde está o novo templo), mas não entravam na igreja (antigo templo) em que eu estava. Então, eu deduzi que o povo estava vindo para uma possível nova Igreja".

Diante desta visão, o Pr. começou a falar para os irmãos que quem chegasse atrasado nos cultos de Ceia não encontraria mais lugar para sentar, ou então, se tivesse lugar iria sentar no fundo da igreja. E, como haviam poucas pessoas na igreja por isto o povo ignorava e zombava quando o Pr. dizia que não demoraria muito para a igreja encher. Mas, o Pr. tinha convicção do que Deus havia lhe mostrado e esperou nEle.

E, no 2° encontro de jovens o povo já não cabia todo dentro da igreja, começou a faltar lugar também nos cultos de Ceia, a igreja começava a crescer. O que Deus falou estava se cumprindo!

Foi quando surgiu a oportunidade de comprar o terreno que fica justamente no lugar onde o Pr., na visão, viu as pessoas. Ainda relutante em comprar o terreno devido ao lugar ser de difícil acesso, o Pr. apresentou a proposta de compra para a igreja e, para a sua surpresa, todos aprovaram e o apoiaram para que efetuasse a compra.

O terreno foi comprado em 1996 e, em 09/08/1998 foi realizado pelo Pr. Wellington Jr. o culto da pedra inicial. A partir disto, o Pr. começou a orar pedindo a Deus que o orientasse em como deveria ser a construção do novo templo e assim foi, até o término da construção. Cada estrutura e detalhe do templo tiveram a orientação do nosso bondoso Deus.

Em 1999 iniciou-se a construção, houveram muitas dificuldades mas, o nosso Senhor Jesus Cristo sempre nos supriu de toda sorte de bênçãos e provisões. O ministério do Belém também sempre apoiou e ajudou na construção através do Ir. Jonas que achou por bem interceder pela igreja de Itapevi junto ao ministério. Mas, quando foi para pagar as parcelas do telhado do templo, mesmo tirando duas ofertas por culto não conseguíamos atingir o valor das parcelas, então o Pr. não hesitou e foi orar e Deus lhe deu a resposta que ele tanto precisava.

Deus disse a ele para formar 20 grupos de pessoas, sendo que cada grupo teria a incumbência de arrecadar R$ 1.000,00 por mês. E novamente o Pr. orou ao Senhor pedindo orientação de como esses grupos deveriam trabalhar para arrecadar o valor estipulado, uma vez que já era tão difícil conseguir um valor significante com as ofertas avulsas tiradas nos cultos.

E o Senhor falou a ele para orientar os irmãos a venderem coisas fora da igreja. Então o Pr. começou a articular o plano que Deus havia lhe dado, dividiu o setor em 14 grupos da seguinte forma:

A sede se dividiu em 4 grupos (Mocidade / Coral / Orquestra e Irmãs), e os outros 10 grupos foram divididos entre as congregaçães do Setor. Feito isto, o Pr. orientou os irmãos a venderem tudo o que eles pudessem e trouxessem o dinheiro adquirido para o seu respectivo grupo. Como Deus também havia mostrado, cada grupo teve um cabeça para o organizar, e os demais componentes trabalhariam e entregariam o dinheiro para o cabeça do grupo, o qual entregaria este valor para o líder dos grupos durante a reunião mensal dos mesmos.

Os irmãos usaram a criatividade e venderam de tudo, balas, doces, pastéis, churrasco, sorvete, pizza entre outras coisas. Eventos dos mais variados foram realizados que também contribuíram para esta arrecadação.

" Foi a conta certa, porque os irmãos abraçaram a causa de uma maneira motivadora. O povo de Itapevi para isto não existe !!" Pr. Portela.

Deus supriu todas as necessidades e, em nenhum mês, faltou o valor estipulado para os grupos arrecadarem, pelo contrário, sempre sobrava um pouquinho. Sem dúvida eram as mãos de Deus abençoando e multiplicando!!

As estacas foram colocadas e as tendas foram alargadas, a igreja de Itapevi segue caminhando firme e forte com o único propósito de bendizer e adorar o nome de Cristo ganhando vidas para o seu reino e contribuindo para a abreviação da Sua volta.

Ora vem, Senhor Jesus!!!

Texto: Elaine Alcântara e Jóice Alencar

Fontes: Pr. João Bispo; Pr. Portela; Pr. Pedro e Irmã Marina Hipólito.

Home ASSEMBLÉIA DE DEUS - Min. Belém - Setor 37
Rua Manoel Quiles, 37 - Centro - Itapevi - SP
CEP: 06694-070
Fone: 4142-1096

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar