1 de junho de 2011

Hinduísmo - continuação

O Festival dos Ritos Sagrados

Na Índia, às margens do rio Ganges, milhares de videntes, profetas, homens-santos (sadhus), mestres espirituais e discípulos reuniram-se em Allahabad para o banho sagrado e o ritual do Tilak, o sinal feito na testa que caracteriza a figura dos místicos hindus. A substância corante do Tilak é, em geral, um pigmento vermelho (chamado vermilion) mas existem outros tipos de Tilak.
sadhus

O sinal tem um significado importante na mitologia e religião hindus; representa o terceiro olho, orgão de percepção metafísica característico de Shiva, aspecto destruidor do deus único, Brahma. Quando o Senhor Shiva abre o terceiro olho, acredita-se que ele destrói os três mundos.

O Tilak é um signo de bons auspícios; aplicado no chacra Ajna, entre as sombrancelhas, ponto de concentração de energia espiritual, protege contra a má sorte. O Tilak pode reproduzir desenhos/formas diversos. Seguidores de diferentes divindades e cultos têm maneiras diferentes de aplicar o Tilak com diferentes substâncias.

Além do rubro vermilion também são usadas cinzas consagradas e sândalo. Os adoradores de Shiva fazem três linhas horizontais usando cinzas. Os Vaishnavas usam apenas uma linha vertical passando por chacra Ajna. A pasta de sândalo, além de ter um sentido espiritual também tem valor medicinal, aliviando o calor na fronte durante a concentração da meditação.
"Esse Tilak é o principal Tripundra, uma marca distintiva dos shivaitas ou, seguidores de Shiva. Quem usa esse sinal na testa ainda que por um dia, anula seus pecados por uma vida" - garante o homem-santo Brahmaswarup Brahmachari.Outro sadhu, Vishweshwar Tyagi explica: "O Tilak que eu uso é símbolo de Lakshmi, deusa da Riqueza, da Fortuna. Existem muitos outros tipos de Tilak. Na seita Vaishnav, existem quatro tipos mas o principal propósito do Tilak é alcançar a salvação".

Sacerdócio do Hinduísmo
  • Os brâmanes (sacerdotes) criaram o sistema de castas, que se tornou a principal instituição da sociedade indiana. Sem abandonar as divindades registradas nos Vedas, estabeleceram Brahma como o deus principal e o princípio criador. Ele faz parte da Trimurti, a tríade divina completada por Shiva e Vishnu.
Vamos esclarecer então isso melhor???

De acordo com a tradição, Brahma teve quatro filhos que formaram as quatro castas originais:
  • brâmanes (saídos dos lábios de Brahma), são os sacerdotes considerados puros e privilegiados;
  • os xátrias (originários dos braços de Brahma), são os guerreiros;
  • os vaicias (oriundos das pernas de Brahma), são os lavradores, comerciantes e artesãos;
  • e sudras (saídos dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias são pessoas que não pertencem a nenhuma casta, por terem desobedecido leis religiosas. Estes não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados nem se banharem no Rio Ganges.

E quais as principais características do hinduísmo???
  • Politeísmo
  • Ioga
  • Meditação e
  • Reencarnação
Hasta  la vista,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar