24 de janeiro de 2012

Mais informações sobre a dengue



Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre a dengue.


1) O que é dengue?
A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, após picada de mosquito infectado, o Aedes aegypti.

2) Quanto tempo depois de ser picado a doença manifesta-se?
Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo a média de 5 a 6 dias.

3) Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo – principalmente nas articulações – e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramentos, como petéquias (pontos vermelhos, principalmente na pele), sangramento nasal e gengival, entre outros.

4) O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas?
Procure o serviço de saúde mais próximo.

5) Como é feito o tratamento da dengue?
Não há tratamento específico para o paciente com dengue. O médico deve tratar os sintomas do paciente com dengue clássica, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos (designação genérica dos sais e ésteres do ácido salicílico), como o AAS e a Aspirina, visto que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.
Os pacientes graves devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A ausência de febre leva a uma falsa sensação de melhora, e, em seguida, o quadro clínico do paciente piora.
A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) alerta que, diante da suspeita de dengue, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.

6) A pessoa que pegar dengue pode morrer?
A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, deve tomar cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave em sua forma hemorrágica. Ainda assim, quando tratada a tempo, não oferece risco de morte.
O quadro clínico da dengue é dinâmico. Isto significa que a dengue clássica pode evoluir rapidamente para a forma grave (febre hemorrágica da dengue). Ao apresentar qualquer sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima.

7) Quais os cuidados para não pegar dengue?
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes aegypti. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, uma medida eficaz seria limpar e retirar tudo aquilo que possa acumular água. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

8) O que devo fazer para evitar o mosquito da dengue?
Para evitar o mosquito da dengue é preciso eliminar os focos do Aedes aegypti. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) preparou uma lista das medidas que as pessoas podem adotar para evitar que o mosquito se reproduza em sua casa.

9) Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?
Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra um tipo de vírus que provocou a doença, mas ainda poderá ser contaminada por outros tipos conhecidos do vírus da dengue.

10) Quantos tipos de vírus da dengue existem?
São conhecidos quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

11) Posso pegar dengue de uma pessoa doente?
Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto com um doente ou com suas secreções, nem com fontes de água ou alimento contaminados.

12) Existe vacina contra a dengue?
Ainda não, mas as comunidades científicas internacional e brasileira estão trabalhando firme nesse propósito. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação dos quatro sorotipos, para que se obtenha uma proteção realmente eficaz contra a doença.

13) Por que essa doença ocorre no Brasil?
É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes registram a presença do mosquito e casos da doença.

14) O inseticida aplicado para matar o mosquito da dengue funciona mesmo?
Sim, os produtos funcionam. Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde.
Os larvicidas servem para matar as larvas do Aedes aegypti. São aqueles produtos, em pó ou granulados, que o agente de combate à dengue deposita em reservatórios de água parada que não pode ser eliminada, como caixas d’água.
Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização (“fumacê”), que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o Aedes aegypti tem hábitos diurnos. O “fumacê” não deve ser aplicado indiscriminadamente, restringindo-se seu uso a períodos de surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas falharam ou não foram adotadas.
Algumas vezes, os mosquitos e as larvas desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é substituído por outro.


Mais informações aqui

Pronto...está dado o recado.
Agora faça sua parte, compartilhe!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar