28 de janeiro de 2012

O que é cinomose?

A cinomose é uma doença contagiosa provocada pelo vírus CDV que afeta a todos os cães, sendo raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados. Junto com a doença normalmente aparecem infecções causadas por bactérias. Essa doença não passa para humanos, porém o humano pode carregar vírus e passar para um animal sadio. O vírus da cinomose tem pouca resistência no ambiente o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença.

Transmissão
É transmitida por via de aerossóis de todo tipo de excreções dos animais infectados (corrimento nasal e ocular, urina, fezes, etc.).
O vírus entra por via respiratória ou oral, vai para os órgãos linfóides onde se replica e se dissemina para outros órgãos.


Sintomas
Os sintomas começam com corrimento nasal (tosses, espirros), diarréia e vômito, emagrecimento, apatia, e entre outros sintomas.Nos fetos ou filhotes pode causar a diminuição da produção do esmalte dos dentes.
Com o agravamento da doença podem ocorrem sinais neurológicos, devido o comprometimento do tecido cerebral (encefalite), causando ataxia (locomoção prejudicada), paralisia dos membros (geralmente começa com os posteriores), convulsões…
A cinomose compromete o sistema de defesa do animal, então é comum aparecerem infecções secundárias à doença, como a pneumonia bacteriana.

Tratamento
Atualmente algumas terapias podem auxiliar cachorros com seqüelas de cinomose, como é o caso de acupuntura. O tratamento é feito com antibióticos, vitaminas, pomadas, entre outros; dependendo sempre do estado do animal para tentar controlar ou extinguir os sintomas ou infecções secundárias, dando suporte e esperando que o organismo do animal reaja contra ao vírus. Por isso é muito importante a prevenção através da vacinação (V8 ou V10).
Devemos usar de todos os recursos disponíveis para salvar o cão; buscar muitas dicas de alimentação e medicamentos para ajudar a reforçar o organismo do seu cachorro para ele lutar contra esse maldito virus. Se o cão atingir a cura, ele ficará apenas temporariamente imunizado e continuará sendo vacinado anualmente.

Maiores informações no site  Vida de cachorro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar