3 de março de 2010

Alianças Quebradas

Meditando a Palavra Renato Vargens

"E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe,
e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne. "
Mt 19.5

A Lei do Divórcio completará agora em dezembro 31 anos. Antes da aprovação da Lei n° 6.515, de 26 de dezembro de 1977, só havia o desquite, que permitia a separação voluntária do casal depois de dois anos de casamento. Atualmente, até os cartórios podem realizar a separação quando há consenso entre o casal, e o processo pode levar apenas 15 dias para ser dissolvida a união. A novidade veio com a Lei 11.441/07, sancionada pelo presidente Lula. A única exigência é que o casal tenha mais de um ano separado e não possua filhos menores ou deficientes.

Três décadas depois de aprovada pelo Congresso Nacional, a opinião da sociedade brasileira quanto à separação dos casais brasileiros mudou substancialmente. Uma pesquisa encomendada pelo Datafolha revelou que 71% dos brasileiros se dizem favoráveis à dissolução do casamento. Dentre os católicos, o índice sobre para 74%. Até mesmo os evangélicos formam maioria quanto à aprovação do divórcio: são 59% entre tradicionais e pentecostais.

Caro leitor, assusta-me o fato de que cristãos evangélicos estejam relativizando substancialmente as relações conjugais. Confesso que me preocupo com as estatísticas apresentadas na pesquisa, cujos números apontam para o fato de que boa parte dos nossos irmãos tem aceitado com naturalidade a separação conjugal, não diferenciando em quase nada ao restante da sociedade brasileira.

Diante disto, não tenho a menor dúvida de que precisamos urgentemente repensar nossos comportamentos, até porque, em hipótese alguma nos é possível tomarmos a forma deste mundo, comportando-nos como indivíduos promíscuos e libertinos, jogando na “lata do lixo” alianças e compromissos conjugais. Infelizmente sei de inúmeros casos de crentes e pastores que em nome de Deus já casaram e descasaram algumas vezes, demonstrando através de atitudes como estas que a sociedade brasileira experimenta uma séria e grave crise familiar.

--------------------------------------------------------------------------------

Casamento Cristão

Casamento cristão é aquele que segue o evangelho.
O que será que podemos esperar de um casamento evangélico?
Podemos esperar que ele seja duradouro e que nele haja muita satisfação.Que seja tão bom que se alguém nos perguntar, responderíamos:
 
- “Sim, eu me casaria novamente com a mesma pessoa”.
 
 No casamento evangélico, a mulher é tratada como a parte mais frágil desse relacionamento, ela sabe o seu papel de administradora do lar, de mãe e de mulher.
As pessoas nele envolvidas trabalham sempre com a verdade, inclusive os filhos, todos dizem sempre a verdade, nas pequenas coisas e nas coisas importantes também.
A mentira não tem espaço, mesmo aquelas que às vezes pensamos serem insignificantes; No casamento cristão o homem se guarda para sua esposa, não tem olhos para outras mulheres, não as procura, e quando é por elas achado, foge rapidamente.
Ele não alimenta fantasias, não dá chance para a pornografia,ele poda qualquer possibilidade de um adultério.
 
A esposa cristã faz do seu marido um homem honrado, por causa de sua postura de mulher elegante, educada, cortez, e não dá asas à imaginação de outro homem. Não provoca, não leva ninguém a fantasiar nada.
Todos que com ela tem contato sabem sem que se diga uma palavra que ela escolheu a pureza, a decência, ....o casamento.
Nesse casamento, as expectativas são satisfeitas, os planos são levados à efeito, as promessas são cumpridas e as necessidades são supridas.
Eles constroem pontes que unem e não muros que separam, e isso tudo , através do diálogo tranqüilo, honesto, sem ofensas.
Alias, eles não esperam a crise chegar para depois conversar, não, estão sempre procurando dialogar para crescer e corrigir.
Eles investem na relação.
Para eles as pessoas são mais importantes do que as coisas.
Para o casal cristão, com exceção de Deus, o maior bem que eles possuem é o casamento, não são os imóveis, o trabalho, não!
Para eles o casamento vem em primeiro lugar, vem antes de tudo.
Para o casal, os filhos são presentes de Deus, que são bem vindos, porém, não são mais importantes que o próprio casal.
Sabem que se o casal estiver bem, os filhos estarão bem.
O pai sabe que o melhor presente que ele pode dar para o filho é amar a mãe dele.
 
Casamento cristão é aquele que consegue fazer da casa um lar, um lugar seguro para os filhos, agradável para o marido e motivo de saúde emocional para a esposa.
Essas são algumas coisas que eu penso sobre o casamento cristão evangélico, que para ser evangélico deve ser de acordo com o evangelho.
 
Meditando a Palavra
Renato Vargens
 
 
No amor de Cristo, da igreja perseguida, e dos que precisam ser alcançados,
Photobucket

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar