24 de março de 2010

NUNCA PÁRE DE CRESCER...

Josué Gonçalves


"Quem pensa que sabe tudo, ainda
não sabe como convém saber".
(C.F.A. Filho)

Disse Jesus, O Líder - "Aprendei de mim que sou manso e humilde..." O grande desafio para qualquer líder é continuar crescendo, mesmo depois de ter alcançado um nível de respeitabilidade considerável. Por que é fundamental não parar de crescer? Seu crescimento determina quem você é. Quem você é, determina quem você atrai, e quem você atrai, determina o sucesso de seu ministério.

Todo ministro que deseja que seu ministério continue crescendo, têm que manter-se educável. O que todos os líderes precisam saber é que, quando param de crescer, são privados de seu potencial - e do potencial de seu ministério. Com razão, disse Ray Kroc: "Enquanto você estiver verde, estará crescendo. Assim que amadurecer, começará a apodrecer". Quem pára de crescer, é porque já se acha maduro demais. Agora, a tendência é apodrecer...

É impressionante como o sucesso faz com que as pessoas deixem de ser educáveis. Boa parte das pessoas bem sucedidas no passado se fecham e deixam de continuar aprendendo no presente.

Eu sempre gostei de observar o comportamento dos meus líderes, para com eles aprender lições que enriquecem a vida do discípulo. Na minha igreja, toda primeira segunda-feira do mês, tem uma reunião de ministros. O propósito desta reunião é proporcionar aos líderes que fazem parte do ministério, a oportunidade de reabastecer, reciclar e aprender, através do estudo da Palavra, durante todo o dia. Nessas reuniões, uma das coisas que mais me chama a atenção é a postura, a atitude do meu pastor, José Wellington Bezerra da Costa. Apesar de ele ser presidente da nossa Convenção Nacional, da Convenção Estadual, Pastor Sênior da nossa Igreja no Estado de São Paulo e ainda fazer parte do Comitê Internacional das Assembléias de Deus, é um homem reconhecido por sua "liderança espiritual" em todo o mundo. Eu o vejo sempre nesta reunião mensal de ministros, sentado como um aprendiz, anotando tudo, ouvindo a todos, desde o mais simples orador até o doutor em teologia, e, quantas vezes a ministração o toca com tamanha profundidade, que o mesmo chega às lágrimas. Sem dúvida, quem quer chegar onde estes homens chegaram, tem que aprender estas lições imprescindíveis - nunca se achar maduro demais para aprender.

"O maior erro que se pode cometer na vida é sempre ter medo de cometer um erro" (Elbert Huard). É impossível ser orgulhoso e ao mesmo tempo educável. Para continuar crescendo, é preciso desistir do orgulho e manter-se aberto para aprender sempre. Newton, o homem que descobriu a lei da gravidade, disse: "O grande oceano da verdade continua inteiramente desconhecido diante de mim". É necessário uma atitude humilde, que cria condições para receber o conhecimento e a capacidade que levam ao sucesso.

O líder educável sabe ouvir

Com razão, disse Dean Rush: "A melhor forma de persuadir uma pessoa é com seus ouvidos - ouvindo-as". Todo líder espiritual, antes de tudo, tem que ser um bom ouvinte.

Um aspirante à política aproximou-se de Oliver Wendell Holmes e lhe perguntou como conseguir eleger-se. Holmes respondeu: "A capacidade de ouvir os outros, de uma maneira simpática e compreensiva, é, talvez, o mecanismo mais eficaz do mundo para conviver bem com as pessoas, e angariar a amizade delas para sempre.

Ouvir é um esforço autêntico para compreender o que a outra pessoa deseja "descarregar", e deve-se fazê-lo sem pré julgar o caso em questão.

A sensibilidade às necessidades alheias se expressa melhor através do "ouvir" do que do "falar". É uma tragédia quando o dirigente diz que está ocupado demais que não dispõe de tempo para ouvir alguém.

Quando você é designado para um cargo de liderança, seus ouvidos tornam-se ainda mais importantes. Eles o capacitam a entender o que está acontecendo ao seu redor. Eles o capacitam a entender as razões e as necessidades das outras pessoas. Aumentam o seu aprendizado, tornando-o mais competente e eficaz. Ganham o respeito e desenvolvem a auto estima de seus seguidores, que valorizam sua atenção. Ajudam-no a descobrir em si mesmo o tipo de líder de que as pessoas precisam.

Pessoas que o líder deve ouvir

1. O Senhor de sua vida (Deus)
2. Seu cônjuge.
3. Seus filhos.
4. Seus pais.
5. Seus amigos.
6. Seu superior
7. Seus liderados
8. Seu médico
9. Seu professor

Quem ouve mais, aprende e cresce, e nunca será escravo da ignorância e da mediocridade. Só os "grandes" sabem dizer: "Não sei tudo". Bernard M. Baruch disse: "A maioria das pessoas bem-sucedidas que conheço são aquelas que ouvem mais do que falam... Você não tem que apagar a estrela do outro, para que a sua brilhe". Muitos lideres têm pouco problema para falar mas têm limitações severas para ouvir.

"Mostre-me um homem plenamente satisfeito,
e eu te mostrarei um fracasso".
(Thomas Edison)

"No momento em que você pára de aprender,
pára de liderar".
(Rick Warren)

http://www.familiaegraca.com.br/



No amor de Cristo, da igreja perseguida, e dos que precisam ser alcançados,
Photobucket

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar