15 de outubro de 2010

Mensagem do dia...


INTRODUÇÃO
1. Ilustração: Certa vez um amigo ficou sem jeito após enviar felicitações a um colega com a palavra errada (“Pêsames”). Todos nós estamos sujeitos a cometer barbaridades com as nossas línguas.
2. A língua é um órgão difícil de domar. Como definiu Tiago: [Ela é] “mundo de iniqüidade” (v.6), “é posta em chama pelo inferno” (v.6), “mal incontido, carregado de veneno mortífero” (v.8).
3. Entretanto, os cristãos devem utilizar a língua para a glória de Deus.
Por que os cristãos devem utilizar suas línguas para a glória de Deus?
Tiago nos apresenta algumas razões pelas quais os cristãos devem glorificar a Deus com as suas palavras.
Primeiramente...

I. Porque almejamos uma vida perfeita.
1. As palavras avaliam o nosso grau de perfeição (v. 2 “Se alguém não tropeça no falar, é varão perfeito [...]”). Aquilo que falamos demonstra o quanto estamos pertos ou distantes de Cristo. Este foi varão perfeito. Todo cristão deve desejar a perfeição de Cristo em suas vidas. Isso inclui uma língua santa.

2. As palavras qualificam a vida de quem fala (v. 2 “varão perfeito”). Não adianta evitar os vícios, a mentira, a prostituição e não disciplinar a língua. A perfeição deve ser almejada paulatinamente e em conjunto. Precisamos deixar a mentira e controlar a intemperança no ato fala.
Queremos uma vida santa, para isso devemos glorificar a Deus com as nossas línguas. A segunda razão pela qual devemos glorificar a Deus com as nossas palavras é:

II. Porque com as palavras podemos falar do grande favor de Deus.

3. As palavras podem causar grandes feitos (v.5 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas [...]”). Pela língua pode-se causa destruição, como também dar vida. Precisamos usar nossas línguas para produzir o grande milagre da libertação. Nossas palavras precisam ser direcionadas para abençoar (v. 10).

4. Os que falam a sabedoria de Deus proclamam o seu favor (Eclesiastes, 10:12 “Nas palavras do sábio há favor [...]”). Em nossos lábios deve estar a sabedoria de Deus. Ela abençoa o nosso próximo.
A língua pode proclamar a graça de Deus, desse modo devemos glorificar ao Senhor. Por fim, a terceira razão pela qual devemos glorifica a Deus com as nossas palavras é:

III. Porque as palavras testificam do novo coração.

5. O coração se revela por aquilo que os lábios falam (Lucas, 6:45 “[...] porque a boca fala do que está cheio o coração”). Dessa forma, as palavras são o escape dos nossos desejos, emoções, preocupações e sentimentos. O que tem abundado em nossos corações? O amor ou a inveja, a paz ou a contenda, a mansidão ou a agressividade?

6. O coração do cristão é fonte de benção, por isso suas palavras são abençoadoras (v. 11 “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? [...]”). Tiago ilustra o coração como sendo uma fonte. Dela não deve sair benção e maldição. Caso contrário não testemunhará do novo coração que recebemos em Cristo.

CONCLUSÃO
Todo cristão precisa estar atento ao modo como usa as suas palavras. Deus redimiu as nossas línguas do pecado, por isso ela deve servir a sua glória. Portanto, falemos bênçãos sobre os nossos irmãos e assim testemunharemos da glória de Deus em nós. Amém

Blog Crítica Sagrada

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar