9 de maio de 2011

Um homem chamado Norman

Lembro que quando estava congregando no Paraisópolis, assistimos um filme chamado UM HOMEM CHAMADO  NORMAN, e  elaborei um texto teatral exatamente como o filme, com alguns acréscimos.
Veja que idéia maravilhosa pra culto de missões. Inclusive fiz este trabalho também no Jd. Rosas.

UM HOMEM CHAMADO NORMAN

Narrador:
Paz seja convosco, irmãos. Algumas semanas atrás alguns jovens ficaram conhecendo um homem chamado Norman e eu tentarei passar pra vocês algumas coisas que me chamaram atenção.
Pois bem, um determinado irmão muito crente. Que o conheceu primeiro. E ele era um crente de aparência. Freqüentava a igreja, dava seu dízimo, não faltava a escola dominical e até evangelizava, às vezes, quando dava, afinal sua vida era tão corrida.. ah...existe outros crentes que fazem isto muito bem , pensava o irmão....Até que um dia, quem aparece a sua frente? O Norman

Mike:
Mas Jesus o meu vizinho é o velho Norman...que eu e meus amigos gostávamos de perturbar...E ele parecia que era doente...não falava com ninguém...Mas Jesus porque Tu fizeste isto comigo? Morar em frente ao Norman? E é pra mim cumprimentá-lo?

Mike:
Oi Norman

Norman:
Oi Norman...

Mike:
Tudo bem, Norman?

Norman: Tudo bem Norman?

Mike:
Mas ele repete tudo o que eu digo, Senhor?

Narrador:Mike estava passando por um processo que não compreendia. De repente ouve o Senhor lhe falando ao coração: Filho...convide o Norman para ir a sua casa...

Mike:
Ah esta não é a voz de Deus...convidar o velho Norman todo sujo pra ir a minha casa? Sentar na minha bela poltrona e assistir a minha televisão?

Narrador: O que vocês acham que o nosso irmão fez?

Mike: Norman...oh, Norman, eu vim convidá-lo ....convidá-lo pra ir a minha casa, assistir comigo um programa evangélico muito bom...você vem comigo?

Norman: Tudo bem, Norman vai.

Mike: Vamos...minha esposa o está aguardando...

Norman: Mas que casa linda...que poltrona gostosa...Norman gostou de sua casa...
Mike: Que bom Norman, agora vamos assistir um pouco. Olhe Norman, esta é a minha esposa...
Esposa Mike: Oi Norman, fique à vontade, vou trazer algo para comermos juntos enquanto assistimos a TV...

Narrador: E eles assistem juntos e depois o Norman vai pra sua casa...

Mike: Pronto Senhor, eu já ajudei o Norman, fiz meu papel de cristão. Viram como sou um bom cristão? Vi o Norman necessitado e o ajudei...agora posso dormir sossegado...

Narrador: O que Norman não esperava era ouvir novamente a voz do Senhor : Mike...eu quero que você restaure a casa do Norman....

Mike: Esta não é a voz do meu Deus...Há...Deus não me pediria uma coisa dessas.
( A esposa sentada folheando uma revista, ouve Mike falando sozinho, e diz: Mike ...não seja teimoso )
Mike olha para o céu: Não e não!
Anda um pouco e olha pra trás: Não!

Narrador: Pra onde vocês acham que o Norman foi? Isso mesmo para casa do Norman...e lá viu a situação da sua casa.

Mike: Esta casa está deplorável, como alguém consegue viver num ambiente assim? Senhor, eu tenho que restaurar esta casa? Tá bom , Senhor, eu faço.Mas de noite....não quero que ninguém veja eu entrando na casa do Norman.

Narrador: E lá estava o irmão Mike pintando e organizando a casa do Norman

Mike: Pronto a casa do Norman está pronta Senhor agora tô tranqüilo. O que? De novo Senhor? Tá bom eu obedeço...Tenho algumas roupas que não uso e acho que vai servir no Norman ( Põe numa sacola um terno e diz: este eu quase não usei )

Narrador: E Mike sai todo feliz...mas quando chega na casa do Norman e abre o seu armário o que ele encontra?

Mike: Meu Deus, quanta roupa velha que as pessoas dão pra o Norman. Ah..Senhor Tu queres que compres uma roupa nova pra ele? Tá bom...eu compro...

Narrador: E lá se foi o Mike comprar um terno novo para o Norman...mas de repente ...

Mike: Pra ele vestir este terno ele tem que tomar um bom banho. Norman, veja o que comprei pra você

Norman: é muito bonito. Norman gosta.

Mike: Mas precisa tomar banho....

Narrador: Norman toma o seu banho, mas quando Mike vai vê-lo continua com aspecto sujo...enfim....enquanto Norman não ficou limpinho Mike não sossegou...Quando ele veste o terno, Mike lhe penteia o cabelo. Que surpresa....

Norman: Norman tá bonito...
Mike: Parece que vou ser mau...mas eu irei levar o Norman a igreja e não falarei pra ninguém até que peguem a sua mão. Ai eu lhes direi : Este é o Norman... e eu sou o Mike que rompeu as barreiras dos preconceitos, que destruiu os muros que eu mesmo criei quando era indiferente ao meu próximo....

Norman: Existe vários Norman’s por aí...precisando de um sorriso e de uma palavra amiga....Norman’s que estão nas esquinas das noites a vagar...Norman’s que saíram da igreja porque não receberam apoio, mas somente críticas...olhavam para o seu exterior e o seu interior? Deus nos vê como almas que precisam de sua misericórdia....
Há um Norman próximo a sua casa..há um Norman na sua escola, no seu serviço....Quem são os Norman’s?

Narrador: São os discriminados pela sociedade...os mendigos, os homossexuais, os drogados, os menos privilegiados, seres humanos que precisam de Jesus. Há muitos Norman’s precisando de uma palavra sua ....de sua ajuda!!!

Canta-se um hino voltado pra este texto...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar