1 de maio de 2011

Continuação - Os 10 Tipos de Insuportáveis


7. O Roda-Presa
Não anda. Espera que a melhor solução se apresente. Às vezes é tarde demais. Tem medo de tomar a decisão errada e ter que enfrentar as conseqüências. Não consegue se decidir, pois só vê contras nas situações.
Como lidar com ele
Irritar-se é inútil· Não tente empurrar um Roda-Presa, pois ele vai travar seu empurrão com novas incertezas·
Tenha entusiasmo e sensibilidade para ajudar· Ensine-o a ter um método sistemático de escolha· Ensine a ele suas estratégias de decisão.

8. O Enigma
Quando se fecha, não há quem o faça falar o que está acontecendo. Não diz nada. Quer ser eficiente e amigável. Quando não consegue, se retrai. O silêncio é a mais passiva das respostas, e uma espécie de ofensa velada. Embora pareça que está fugindo ficando calado, interiormente está cozinhando um caldeirão de hostilidades, que quando transborda, desconta sua fúria em objetos. Chuta portas e cadeiras e quebra coisas.
Como lidar com ele
Vá devagar para não piorar as coisas. Não o pressione· Aparente calma e despreocupação· Faça perguntas objetivas, mas como quem não quer nada: Quem, onde, como? Sem ninguém por perto· Leve na brincadeira.

9. O Frente-Fria
Sombrio e desanimador, não há quem resista à seu baixo astral. Só encontra defeito em tudo e em todos. Quer prevenir o fracasso antes mesmo de agir. Seu pessimismo solapa a motivação dos outros e obstrui o progresso. E acredita no que diz.
Como lidar com ele
Tenha compaixão e paciência· Tente imaginar o que ele já passou na vida para ser assim· Leve-o da estagnação para a inovação· Não tente convencê-lo de que as coisas não são assim tão ruins, pois aí ele vai tentar convencer você de que tudo é muito pior. Cuidado para o pessimismo não tomar conta de você.

10. Disk-Problema
É primo do Frente-Fria, chafurda na desgraça. Reclama de tudo.
Como lidar com ele
Cuidado para não virar um Disk-Problema· Não concorde· Não discorde· Não tente resolver os problemas dele· Tenha compaixão e paciência· Tenha compromisso ao tentar ajudá-lo. Crie o Disk-Solução. Se não der linha, desligue.

 Você identificou alguma pessoa que se enquadra ai nos 10 tipos de insuportáveis?
=]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar