26 de agosto de 2009

Anorexia e bulimia

A luta insaciável de homens e mulheres na busca da perfeição física e de um padrão de beleza inatingível, que assola a sociedade contemporânea, acaba por distanciá-los cada vez mais da própria felicidade e satisfação pessoal.
A Bulimia e a Anorexia é uma compulsão alimentar, bem como obesidade, metrossexualidade e vigorexia.
Deixar de comer ou começar a comer de forma exagerada e desaparecer de seguida, procurando refúgio e isolamento, pode muito bem ser um indicador de que a sua filha está a entrar no mundo dos anorécticos/bulímicos – ou mesmo, que já lá está.
Prepare-se e prepare o resto da família: aproxima-se uma longa cruzada que conta com poucos aliados e muitos inimigos difíceis de combater, uma vez que só existem na cabeça de quem sofre da doença.

-"Espelho! Espelho meu, há alguém mais gordo do que eu?"

Um dia, o espelho começa a reflectir a imagem de uma menina gorda, deformada, de quem ninguém gosta. E torna-se urgente a perda de algumas gramas de gordura, até porque aquelas jeans, de repente, também já não lhe servem – ou estão excessivamente apertadas e reveladoras da gordura que se torna, aos seus olhos, demasiado evidente, assim como a t-shirt que a melhor amiga lhe ofereceu, igual à sua e que cai tão bem no seu corpo magro, liberto do excesso de peso, muito diferente daquele que lhe aparece no espelho do seu quarto.

Decide que tem de começar a fazer dieta, ou aquilo que entende como assim sendo: recusa farináceos e deixa de comer bolos e pão. Mas continua demasiado gorda. Tudo, porque, às vezes, não resiste à vontade de comer e devora, literalmente, a comida que lhe aparece à frente.
Depois, o sentimento de culpa é tal que só lhe resta fugir em direcção ao espelho, à balança e à casa de banho mais próxima: é preciso deitar fora o que acaba de ingerir; é preciso fazer desaparecer todas as calorias que estão a mais; é preciso ser magra, bonita, amada.
Olhando para as revistas, para a TV, para os filmes, etc., é quase imposto um estereótipo em que a magreza é um factor importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e económico de uma pessoa.
Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, em que a sua personalidade ainda está em formação, e casos de garotas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa frequência.
A Anorexia bem como a Bulimia, consiste num distúrbio alimentar que tem como causas variadas, aspectos socioculturais, assim como factores de desenvolvimento, dado que desde a infância, moças e rapazes recebem diferentes imagens acerca do corpo através dos media, da família, dos amigos, etc., criando diferentes atitudes em relação ao seu corpo.
É um distúrbio alimentar difícil de detectar porque, ao contrário da anorexia nervosa, a pessoa apresenta um peso normal.
Neste distúrbio, a pessoa come repetidamente em excesso, normalmente comida com muitas calorias. Pode incluir misturas incríveis de comida crua e cozinhada, doce e salgada, em enormes quantidades. Algumas mulheres morrem após tais excessos, devido à rotura do estômago, sob pressão.
Quais as causas?
Alguns estudos indicam que acontece mais frequentemente a pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoxéricas.
Pessoas em certas profissões, tais como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir o seu peso, possivelmente resultando em transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um factor de risco.
Como consequência, a pessoa sente-se mal, com sentimentos de culpa. Da mesma forma, sente um medo doentio da obesidade, o que a leva a tomar medidas drásticas para evitar o que acha um resultado natural: o aumento de peso!

Sendo assim, força o vômito introduzindo os dedos na garganta e pode, até, tomar grandes quantidades de laxantes ou diuréticos, procedimentos que guarda em segredo dos amigos e familiares e que lhe ocupam todo o seu tempo. As experiências clínicas têm revelado que as doentes anoréxicas possuem, em geral, uma personalidade rígida e obsessiva.
(créditos:valium50.blogspot)
Cuidado..muitos já morreram devido esta obsessão.
Analise seus conceitos neste dia!!!

No amor de Cristo, da igreja perseguida, e dos que precisam ser alcançados,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar