1 de agosto de 2009

Casamento...de culturas diferentes!!!

Casamento Judaico

* A cerimônia do casamento judaico é celebrada pelo rabino sob a chupah (lê-se rupá), uma tenda, representando o novo lar, que será regido pelas leis judaicas. Lá ficam os pais, o rabino e os noivos.
* Os judeus cobrem a cabeça durante a cerimônia. Os homens usam um pequeno solideu (kipá) o tempo inteiro para se lembrar da presença de D'us, ou seja, lembrar da presença de alguém acima de nós o tempo todo.
* O talit é um acessório religioso judaico em forma de um xale. O talit isola o que esta orando do mundo a sua volta e facilita-o na em sua concentração durante a oração. Sobre o talit se interpreta que um dos objetivos deste acessório é criar um ambiente de igualdade entre os que estão orando na sinagoga.
* Antes da chegada da noiva, o noivo e mais duas testemunhas assinam a Ketubá, um contrato de casamento descrito em hebraico e português, que estipula as responsabilidades mútuas entre marido e mulher. Nas sinagogas liberais, a noiva também assina esse contrato. A ketubá torna-se propriedade pessoal da noiva, sendo-lhe entregue assim que é lida.
* O costume de se cobrir o rosto da noiva lembra a nossa matriarca Rivca, em seu recato, cobrindo seu rosto com um véu em seu primeiro encontro com Yitschac.
* Uma vez que o casal está sob a chupá, é costume a noiva caminhar três, quatro ou sete vezes em torno do noivo, dependendo da tradição local. Este ato tem duas explicações: uma, é a demonstração da noiva de que o marido será o centro da sua existência; a outra, mais comumente aceita, é de que o ato simboliza que o noivo agora estará rodeado pela luz e pela virtude trazida pelo casamento.
* Começa, então, a celebração efetiva do casamento. Primeiro, o noivo coloca uma aliança na noiva, sob forma de um anel feito de algum metal precioso. Ele coloca o anel no dedo indicador da mão direita da noiva, que aceita a jóia em sinal de consentimento com a transação. Imediatamente após esse ato, o rabino recita a promessa de casamento e o noivo a repete palavra por palavra, a fim de não haver possibilidade de erro. O enunciado real do voto é: "Eis que tu me és santificada por este anel, de acordo com as leis de Moisés e de Israel".
* O ato final da cerimônia do casamento é a quebra de um copo de vidro pelo noivo, lembrando a todos que mesmo na maior alegria pessoal devemos lembrar a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. Quando o noivo quebrar o copo, todos gritam: Mazal Tov, desejando sorte aos recem-casados.

No amor de Cristo, da igreja perseguida, e dos que precisam ser alcançados,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar