12 de junho de 2010

Como estudar a Bíblia sozinho - Tim LaHaye - parte 3

COMO LER A BÍBLIA


Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: "Quem sabe ler, pude aprender qualquer coisa." Se queremos estudar a Bíblia, temos que formar o hábito de ler longas passagens das Escrituras. Para se ser "aprovado, como obreiro" diante de Deus (2 Tm. 2:15), o estudo bíblico é essencial. Mas a base desse estudo deve ser a leitura. Precisamos fazer distinção entre leitura devocional e leitura para estudo. Examinaremos a segunda extensivamente em outros capítulos. Mas já aprendi que a pessoa que não adquiriu o hábito de ler regularmente a Bíblia, nunca cultivará o de estudá-la. Na verdade, geralmente, a prática constante da leitura das Escrituras é que leva a pessoa a se tornar um estudioso desse livro. Nunca encontrei uma pessoa que apreciasse u estudo bíblico, que não houvesse antes aprendido a cultivar o hábito de ler as Escrituras com regularidade.

Uma das vantagens da leitura corrente da Bíblia é que o aluno não fica amarrado às complexidades da análise de textos e versos, e assim não perde o sentido geral da passagem ou o propósito do autor. Enquanto o leitor não estiver bem familiarizado com o tema central (e isso só é possível pela leitura do livro todo), não deve iniciar a aplicação dos métodos de estudo detalhado que examinaremos mais adiante.

O Dr. G. Campbell Morgan, o conhecido comentarista bíblico da geração passada, costumava dizer que não se lançava ao ensino de qualquer livro da Bíblia enquanto não o houvesse lido pelo menus cinqüenta vezes. Ele cria que precisava de lê-lo pelo menos esse número de vezes para entender bem cada parte e relacioná-la ao todo.

Para tirarmos o máximo proveito da leitura, consideremos com atenção as seguintes observações:

1. Ler diariamente

A leitura diária da Bíblia é para a vida espiritual aquilo que a alimentação diária é para a vida física.Todos sabemos da necessidade que temos de fazer as refeições na hora certa, pois, se deixarmos de tomar o alimento, ou se o fizermos apressadamente, perderemos seus valores nutritivos. E assim como o corpo precisa de um horário regular para a alimentação a fim de se manter no nível certo de energia, assim também o homem interior, o espírito do homem, precisa alimentar-se regularmente da Palavra de Deus. Jó fez uma comparação entre as duas coisas no capítulo 23, v. 12, onde ele declara: "Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento."

A maioria das pessoas gosta de ler a Palavra, devocionalmente, pela manhã. É mais fácil programar a leitura bíblica para a parte da manhã, pois, nesse caso, precisaremos apenas levantar-nos quinze minutos mais cedo para nos dedicarmos à leitura. Se o leitor é do tipo de pessoa que já acorda bem alerta e disposta, então é mesmo aconselhável realizar o devocional logo, pois proporciona um bom começo para o seu dia. Entretanto, se você é daqueles que se mostram mais ativos à noite, pela manhã seu cérebro não estará muito alerta. Pessoas assim raciocinam melhor à noite, portanto, será melhor fazê-lo após o jantar ou antes de deitar.

O maior problema quando se marca a hora da leitura bíblica diária (ou momento devocional) para a noite é que, se nos esquecermos da hora ou se houver um imprevisto que nos obrigue a adiá-la, será difícil encaixá-la mais tarde. A escolha do horário matutino, que é o mais comum, é mais conveniente, porque, se formos obrigados a perder a hora certa, temos o dia todo para observá-la depois.

Entretanto, já aprendi que o importante é definir a hora certa (qualquer que seja ela), pois, se não fizermos isso, nossas boas intenções nunca se concretizarão, e leremos a Bíblia apenas ocasionalmente.

2. Marcar a duração do tempo

Quanto tempo devemos dedicar à leitura da Bíblia diariamente? É uma pergunta que escuto várias vezes. A resposta depende muito da avaliação que faço da seriedade e da autodisciplina do individuo. Se penso que a pessoa é dessas que têm muito entusiasmo para começar mas depois fracassam, eu digo: "Pelo menos cinco minutos." Prefiro que sejam constantes numa leitura de cinco minutos, do que não leiam nada. Mas, sinceramente, se o leitor deseja realmente fazer o esforço perante Deus, e quer mesmo obter um conhecimento prático da Palavra, é melhor marcar quinze minutos diários, no mínima.

Se pararmos para examinar a questão, veremos que, na verdade, quinze minutos não é muito tempo. A maioria das pessoas passa mais tempo que isso lendo jornais ou assistindo o noticiário da TV, ou passa estes minutos em telefonemas desnecessários. Além disso, empregamos mais tempo que isso em nossas três refeições diárias, para alimentar o corpo.

Nosso programa trienal que tem por objetivo fornecer um conhecimento prático da Bíblia, baseia-se em quinze minutos de leitura, e mais quinze de estudo, diariamente, durante os três anos. Não creio que seja possível, à média das pessoas, conseguir um conhecimento adequado da Palavra, empregando menos tempo que o sugerido aqui.

A maioria dos que seguiram este planejamento declarou que após o primeiro ou segundo mês, já formaram o hábito da leitura ao ponto de às vezes ficarem tão envolvidos com a mensagem de Deus, que perdem a noção de tempo e têm par mais tempo que os quinze minutos básicos.

3. Marcar um lugar definido

Quando escolhemos um lugar definido para fazermos a leitura, isso ajuda nossa concentração e persistência. Os entendidos em leitura dinâmica afirmam que toda leitura deve ser feita na posição sentada, de preferência, à uma mesa, pois isto auxilia na concentração. Outra vantagem é que elimina outras distrações visuais. Quanto menos objetos houver na mesa, além da Bíblia, melhor será. Fazer a leitura regularmente nesse "lugar tranqüilo" ajuda a criar o clima devocional.

4. Ler com um lápis na mão

O major problema de leitura devocional é deixar os olhos correrem pelas palavras e pensar que a passagem foi lida. Muitos crentes passam os quinze minutos determinados lendo; em seguida, oram e pensam que realmente fizeram tudo direitinho, mas o cérebro não estava fixado na leitura.

O melhor modo de sintonizar o pensamento e colocá-lo numa atitude de atenção é pegar um lápis e preparar-se para receber uma mensagem de Deus. Isto nos torna mais alertas, e cria em nós um senso de expectativa de que Deus vai nos comunicar alguma coisa que precisamos saber. Outra vantagem é que auxilia na memorização. Um pedagogo disse certa vez: "O aprendizado não se completa, sem que haja a repetição escrita." Sempre que descobrirmos uma lição nova no texto que lemos, devemos anotá-la. Isso não somente é uma forma de registrar o fato para uma possível revisão no futuro, como também ajuda a gravar o pensamento mais firmemente no cérebro.

5. Ler a Bíblia devocionalmente

A Bíblia é um livro viva, escrito par um Deus de amor, dirigido a seus filhos e é "proveitosa" (prática). Nele aprendemos princípios básicos, orientação e inspiração para a vida. Ela foi escrita para os homens, e como a natureza humana não se modificou nestes anos todos, desde que foi escrita, Ela ainda contém uma mensagem, contudo, a Bíblia é um verdadeiro alimento para a alma.

O homem não é apenas corpo, mente e emoções, como pensam alguns humanistas, mas há uma parte espiritual em sua natureza. Quando ele é salvo, esta parte do seu ser recebe um revestimento, e se torna "nova criatura" (2 Co. 5:17 – "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.") E desse momento em diante, ele precisa receber alimento. Conseqüentemente, mesmo quando ma encontramos nada de interessante na leitura (e haverá dias em que Ela nos parecerá assim) ainda existe um certo beneficio espiritual apenas em lermos, pois Ela alimenta o lado espiritual ou devocional de nosso ser.

A melhor maneira de se ler a Palavra de Deus devocionalmente é, em oração, pedir ao Senhor alguma mensagem para o dia. Muitas vezes, ele nos dá um pensamento que vem de encontro à necessidade de nosso coração. Às vezes, ele nos dá uma bênção que necessitaremos mais tarde, no decorrer do dia. Em qualquer dos cases, é bastante útil anotar a mensagem recebida, como sugeri acima. Entretanto, será bom examinarmos com atenção o pensamento recebido para ver se é verdadeiro. Mais adiante daremos outros detalhes a respeito deste assunto, mas nunca devemos retirar um verso de seu contexto, para formularmos uma mensagem especial para o dia, quando, assim fazendo, ele entra em atrito com o sentido geral da passagem.

Lembremo-nos de que a Bíblia foi escrita em parágrafos, e não em versos. A divisão em versículos só aconteceu 1500 anos após as Escrituras haverem sido completadas. Embora isto seja um ótimo auxílio para recebermos mensagens e ensinos especiais, é perigoso retirá-los de seu contexto. Como o Espírito Santo é o autor da Bíblia, e como é ele quem nos transmite a mensagem divina, pela inspiração, na hora que lemos, ele nunca nos levará a aplicar uma passagem de sua Palavra que seja contrária à sua vontade ou que esteja em conflito com seu significado original.

A leitura devocional proporciona a cada crente a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.

6. Escrever um diário da vida espiritual

O melhor recurso de que já lancei mão e tenho levado outros a utilizarem para retirar o máximo da leitura devocional é formar o hábito de fazer um diário espiritual. Na primeira vez que a idéia me ocorreu, eu a rejeitei imediatamente, par ma ser o tipo de pessoa que mantém um diário fielmente. Mas depois que comecei a anotar os pensamentos vindos de Deus que me ocorriam durante a leitura diária da Bíblia, pareceu-me que o resto se encaixava naturalmente. De lá para cá, já falei sobre isso com centenas de crentes que queriam aprofundar a vida espiritual ou melhorar a comunhão com Deus. Muitos deles já testificaram que tal prática demonstrou ser o recurso mais inspirador que já haviam utilizado.

Não é necessário ter-se um diário muito complicado ou mesmo um caderno; basta uma folha de papel ou uma caderneta espiral. Separe uma página para cada dia; escreva o dia da semana e do mês no alto da página, deixando espaço para o texto a ser lido. Tive uma classe de estudo bíblico com quarenta e sete alunos, onde exigíamos a observação do diário. No final do semestre recolhi os papéis e descobri que tínhamos quarenta e sete tipos e formatos de papel. Alguns eram enfeitados e cheios de detalhes; outros eram a própria simplicidade. O importante, porém, é que eles haviam sido feitos.

O QUE DEVE CONSTAR DO DIÁRIO ESPIRITUAL

O diário deve constar de cinco itens.

1. A mensagem de Deus para hoje

A primeira coisa que deveremos procurar é a mensagem especial de Deus para o dia. Naturalmente, isso dependerá muito da passagem que se estuda naquele dia e da nossa necessidade no momento.


2. Uma promessa de Deus

A Bíblia está cheia de promessas de Deus para seus filhos. Não encontraremos promessas em todas as passagens, mas elas são tantas, que encontramos muitas, freqüentemente. Em algumas passagens existem várias promessas; por isso, teremos que escolher, dentre os três ou quatro capítulos que lemos naquele dia, a melhor para o momento. Na apropriação das promessas, temos que considerar dois detalhes: verificar se são promessas universais e se se aplicam a nós. Algumas são para o povo de Israel, outras, para o povo do milênio, e outras são promessas de punição para os ímpios. Aquele corinho que costumávamos cantar na Escola Dominical e que diz assim: "Todas as promessas deste livro são minhas..." simplesmente não é verdade. Em geral, o contexto indica claramente se uma promessa é para nós, ou para outras pessoas.

Outro ponto que devemos ter em mente quando procuramos promessas na Bíblia, é se estão associadas a condições. Par exemplo, há uma heresia que surgiu recentemente, e que se tornou muito conhecida em alguns círculos evangélicos. Baseia-se na promessa de que Deus é "fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça", encontrada em 1 João 1:9. Seus adeptos ensinam que em qualquer momento que um cristão pecar, já está automaticamente perdoado. É difícil entender por que aqueles que apóiam esta idéia não lêem a condição clara enunciada no mesmo verso, que diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Temos que confessar nossos pecados (reconhecê-los diante de Deus), senão eles não serão perdoados. Nunca reivindiquemos o cumprimento de uma promessa de Deus, a não ser que estejamos dispostos a satisfazer as condições que vêm juntamente com ela. É por esta razão que precisamos escrever as condições que precedem uma promessa, para que saibamos se é ou não correto para nós reivindicarmos tal promessa.

3. Uma ordem para obedecer

A Bíblia está cheia de ordens divinas, para o povo de Deus cumprir. Estas ordens são para o nosso bem, e a observância delas enriquece e prolonga nossa vida. Quando as encontrarmos no decorrer da leitura, teremos que escolher as mais importantes para nossa vida no momento, e registrá-las no diário.

4. Um princípio eterno

Uma das razões pelas quais a Bíblia é o maior manual sobre o comportamento humano que existe, é que Ela contém milhares de princípios eternos para nortear nossa vida diária. São revelações divinas que orientam o crente e lhe fornecem informações prévias para serem aplicadas no momento em que tivermos de tomar decisões, de modo que ma precisemos passar por um terrível processo mental para chegar a uma conclusão. Consideremos alguns casos.

"Aquilo que o homem semear, isso também ceifará." "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte." "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos."

A observância destes e de outros princípios eternos é o que produz a felicidade e o senso de realização plena na vida do povo de Deus. Este último livrou um proprietário de uma gráfica, um conhecido meu que é crente, de um débito de 40.000 dólares, quando outro homem ofereceu-lhe um "negócio extraordinário". Uma semana depois, de haver recusado envolver-se com este incrédulo numa sociedade, foi descoberta uma fraude no negócio e ele viu que por pouco se livrara de participar dela. Muitos crentes têm-se livrado de entrar num casamento infeliz ao observarem o princípio exposto por este versículo.

Existem princípios na Bíblia que regem quase todos os aspectos de nossa existência. Se anotarmos um diariamente em nossa caderneta, no fim de um ano, teremos mais de trezentos deles.

5. A aplicação

Um método prático de aproveitarmos as "descobertas" mencionadas acima, é escolher a que se aplica ao setor de nossa vida onde temos maior necessidade, e escrever o que pretendemos fazer para aplicá-la em nosso viver diário. Suponhamos que o mandamento que recebemos naquele dia é: "Maridos, amai vossas mulheres, coma também Cristo amou a igreja" (Ef. 5:25). Procuramos descobrir o ponto de nosso relacionamento com nosso cônjuge em que temos sido egoístas, e escrevemos uma sentença descrevendo os atos pelos quais tentaremos ter mais amor. Pedindo o auxílio divino, descobriremos que não somente nossa vida espiritual melhorará, mas nosso relacionamento com a esposa tomará nova dimensão.

Esta simples e prática aplicação das mensagens que encontraremos todos os dias na Palavra de Deus irá transformar de maneira decisiva a nossa vida, dando-lhe o tipo de desenvolvimento e vivência cristã consistente, que todos os filhos de Deus precisam ter. Adiante, falaremos mais sobre a aplicação das verdades de Deus à nossa vida.

Diário do Crescimento Espiritual

Semana: de:___/____/______ a ____/___/_____

"Do mandamento de seus lábios, nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da sua boca." (Jó 23:12.)

Domingo  Texto.............................................  Data ___/____/_____

Mensagem de Deus para hoje:.................................................

Uma promessa divina ..............................................................

Uma ordem .............................................................................

Um princípio eterno..................................................................
Como posse aplicar isto à minha vida? .....................................

Segunda-feira...Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado.....


Em Cristo,
Graça Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar