12 de junho de 2010

Como estudar a Bíblia sozinho - Tim LaHaye - parte 4

POR QUE MANTER O DIÁRIO DA VIDA ESPIRITUAL


Há muitas razões por que devemos manter um diário da nossa vida espiritual. Consideremos o seguinte:

1. É uma boa maneira de registrarmos as revelações que recebemos diariamente da Palavra de Deus

É muito bom termos boas intenções, mas, se não tivermos um piano organizado para as colocarmos em prática, nunca teremos a persistência, em nosso desenvolvimento espiritual, e sem isso temos pouca probabilidade de atingir a maturidade e o sucesso espiritual. Mas se tivermos um diário da nossa vida espiritual, sempre junto à Bíblia, será mais fácil pegarmos do lápis e passarmos aqueles preciosos quinze minutos com Deus todos os dias.

2. Cria em nós uma atitude de expectativa

Se não tivermos a firme intenção de registrar alguma lição na caderneta ou diário, nosso momento devocional, muitas vezes, se torna enfadonho. A prática do diário cria em nós uma atitude de expectativa que não somente condiciona nosso cérebro para pensar diligentemente, mas produz também aquele Espírito de esperança de que hoje iremos receber uma mensagem de Deus.

3. É um modo de verificarmos nossa persistência

Com um exame rápido, podemos verificar se temos sido persistentes na observação do momento devocional, pois os dias em que deixarmos de marcar, poderão ser notados facilmente. Muitos crentes pensam que são mais fiéis no culto individual do que realmente o são. Este diário espiritual nos ajudará a sermos honestos.

4. Proporciona um fácil meio de fazer revisão

Uma das bênçãos de se manter este diário é que, em poucos minutos, uma vez por semana, podemos fazer uma revisão geral do material anotado durante a semana, ou durante um mês. Esta revisão ajuda-nos também a gravar mais a Palavra de Deus na mente.

5. Podemos fazer uma avaliação rápida de nosso desenvolvimento

Depois que já estivermos há uns três meses usando este diário, ficaremos admirados de ver como nos tornamos tão mais amadurecidos. No princípio, apenas arranhávamos a superfície, mas, gradualmente, fomes nos aprofundando mais e mais nas lições da Palavra. Ela própria nos apresenta maiores desafios, à medida que avançamos no estudo. Outra bênção que ela nos proporciona é descobrirmos que algumas das lições aprendidas agora se acham integradas em nossa vivência diária. Sem fazer este tipo de registro, não poderemos saber se estamos crescendo em graça, conhecimento, sabedoria e estatura com Deus.

MÉTODOS DE LEITURA BÍBLICA


Existem quatro métodos recomendados para a leitura da Bíblia.

1. Ler livro por livro

Os livros da Bíblia foram escritos ou para indivíduos ou para grupos de pessoas, e por esta razão devem ser lidos em sua inteireza. Deste modo, conservamos em mira a mensagem total do livro, e temos menos possibilidade de cometer o erro de retirar um versículo de seu contexto.

Muitas pessoas usam o método de "dar bicadas". Abrem a Bíblia ao acaso e lêem o que está diante dos olhos, esperando uma mensagem para aquele dia. Isto é melhor que nada, mas não é um método muito aconselhável, e, às vezes, pode ser até perigoso. Conta-se que certo homem, usando este sistema, abriu em Mateus 27:5: "e Judas... foi enforcar-se." Em seguida, abriu em outro ponto que dizia: "Vai e faze o mesmo"; depois deu uma terceira "bicada" que lhe apresentou o seguinte conselho: "O que pretendes fazer, faze-o depressa." Tais revelações poderiam ter sido interpretadas pelo indivíduo como falta de amor da parte de Deus, em não dar-lhe uma mensagem melhor para aquele dia. Na realidade, o que houve não foi culpa de Deus, mas de seu desastroso método de escolher a leitura bíblica. Isto não acontece quando lemos livros inteiros.

Seria aconselhável também estudar bem o tema e o objetivo central de cada livro, antes de se iniciar a leitura, o que geralmente encontramos na própria Bíblia ou em livros especializados. Mais adiante, daremos outros detalhes sobre isso.

2. Ler várias vezes

Um dos melhores meios de se chegar a conhecer bem um livro é tê-lo todo, diariamente, durante trinta dias; isto, naturalmente, aplica-se somente aos livros que contêm de quatro a seis capítulos. A maioria das epístolas podem ser lidas assim com grande proveito. No fim dos trinta dias, conheceremos aquele livro muito bem. Mas este método só deverá ser aplicado depois que tivermos lido o Novo Testamento todo, pelo menos uma vez.

3. Ler de acordo com a necessidade

Nossas carências espirituais muitas vezes irão determinar que passagens deveremos ler, e, principalmente, o número de vezes que as leremos. Se uma pessoa não tem certeza de sua salvação, sempre recomendo que leia 1 João, todos os dias, durante trinta dias. Até agora, ainda não encontrei ninguém que continuasse sendo importunado pela insegurança de seu destino eterno, depois de ler a epístola de 1 João durante trinta dias. Isto se dá, principalmente, se depois do décimo dia o leitor começa a fazer a lista das vinte e sete coisas que Deus quer que saibamos, e que se encontram naquela epístola. O livro todo pode ser lido em aproximadamente quinze minutos. No capítulo seguinte daremos mais detalhes a este respeito.

4. Ler toda a Bíblia

Todos os crentes deveriam ler a Bíblia toda, do começo ao fim, começando pelo Novo Testamento. No próximo capítulo, discutiremos isto com mais detalhes, e ofereceremos uma sugestão para um programa de leitura com duração de três anos.


A CONSTÂNCIA NA LEITURA BÍBLICA DIÁRIA

"Perseverança, tu és uma Jóia preciosa", é um dito de um amigo meu que quase destruíra sua vida por causa de sua inconstância. Mas reconhecer o problema nem sempre é solucioná-lo. Sem dúvida, muitos crentes têm fracassado na vida espiritual ou deixado de alcançar desenvolvimento nessa área, mais por causa de sua falta de constância na observância do momento devocional, do que por qualquer outro problema. Como já vimos, é absolutamente essencial que nos alimentemos da Palavra de Deus com regularidade, a fim de nos mantermos revigorados e cheios do Espírito Santo, mas infelizmente somente uma pequena porcentagem do povo de Deus já descobriu esse segredo.

A autodisciplina não parece ser o apanágio dessa época de prosperidade em que vivemos. Mas já observei que ela é a chave do segredo para se obter o sucesso. Quer se trate de um Mickey Mantle, que, quando jovem, treinava de três a cinco horas por dia, com seu pai arremessando de mão direita e o avô, de esquerda, e acabou-se tornando o major batedor rápido de beisebol de todos os tempos; ou de um Paul Anderson, que com horas e horas de halterofilismo diariamente tornou-se o homem mais forte do mundo; ou de Terry Bradshaw, o grande jogador de futebol americano; ou de Billy Jean King, que ganhou dezenove campeonatos de tênis em Wimbledom, Inglaterra – o segredo do sucesso chama-se disciplina. Devemos reconhecer que tais pessoas tinham talento, mas também o possuem milhares de outras pessoas neste mundo, só que essas acrescentaram ao talento a disciplina do treino e se tornaram superastros do esporte.

A única diferença entre a analogia que apresento acima e o sucesso na vida cristã, é que todo crente pode obter sucesso espiritual se ele se disciplinar e se dedicar à observação do momento devocional diário que apresentamos aqui, e à aplicação dos princípios divinos em sua vida. Talvez muitos de nós não possam tornar-se superatletas porque não é esse o setor em que nos sobressaímos, mas todos podemos nos tornar cristãos eficientes e produtivos.

Peço perdão pela ilustração pessoal, mas gostaria de explicar o que quero dizer. Estando agora com quase 2 milhões de exemplares impressos de meus sete livros publicados, muitas pessoas me perguntam por que esperei até estar quase com quarenta anos para escrever minha primeira obra. A resposta é um pouco humilhante, mas verdadeira. Precisei levar este tempo todo para aprender a autodisciplina e chegar a escrever. Eu costumava dizer: "Estou por demais ocupado para escrever; e, além disso, quem irá ler o que escrevo?" Mas o problema verdadeiro não era esse; eu teria que compreender que escrever era tão importante para mim, que merecia que me dedicasse a isso pelo menos um dia por semana. Agora não tenho mais problemas para escrever. Enquanto um indivíduo não chega à conclusão de que seu crescimento espiritual vale que ele passe pelo menos quinze minutos por dia com a Palavra de Deus, ele continuará sendo um cristão medíocre. Lembremo-nos disso: temos o potencial que recebemos de Deus como um dom; mas o que faremos com ele fica por nossa conta.

Durante sua vida aqui na terra, o Senhor encontrou vários tipos de pessoas que mostraram algum interesse por ele. A Bíblia diz que "muitos creram nele", mas não se sabe muita coisa a respeito destes. Outros o "seguiram", mas quando surgiram as perseguições e as adversidades, voltaram para suas casas. Outros ainda vieram a dizer-lhe: "Queremos ser teus discípulos", ao que ele respondeu: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lc. 9.23). Como se sabe, ele contou apenas com doze discípulos e mais cento e vinte que lhe eram dedicados. Não é interessante notar que as palavras "discípulo" e "disciplina" sejam tão semelhantes? Não podemos aplicar a primeira sem a segunda.

O Dr. DeHaan, o criador do programa de rádio americano, "Radio Bible class", já falecido, disse cena vez: "Ir a Cristo, não nos custa nada; seguir a Cristo, nos custará alguma coisa; mas servir a Cristo, nos custar§ tudo." Não desejo enganar ninguém; existe um preço a pagar para se obter o crescimento e a maturidade espiritual. É o tempo que precisamos despender para aprender os princípios divinos na Palavra de Deus, e o ajustamento de nossa vida a estes princípios. Entretanto, as compensações e os resultados que obteremos valerão bem a pena o esforço que exigem.

UMA FÓRMULA CERTA PARA SE APRENDER A AUTODISCIPLINA

no próximo estudo =>


Em Cristo,
Graça Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar