10 de setembro de 2010

Acre

bandeira do Acre

O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites :


- norte: Amazonas 
- leste: Rondônia
- sudeste:   Bolívia 
- sul e oeste: Peru


 Ocupa uma área de 152.581,4 km², sendo pouco menor que a Tunísia.

Sua capital é a cidade de Rio Branco. Outras localidades importantes são:Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Assis Brasil.

Esse estado é o extremo oeste da Região Norte do Brasil. Com uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), nela se localiza o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, na fronteira com o Peru.
A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge no século XX, atrai brasileiros de várias regiões para o estado. Da mistura de tradições sulistas, paulistas, nordestinas e indígenas surgiu uma culinária diversificada, que junta a carne-de-sol com o pirarucu, peixe típico da região, pratos regados com tucupi, molho feito de mandioca.

O transporte fluvial, concentrado nos rios Juruá e Moa, a oeste do estado, e Tarauacá e Envira, a noroeste, é o principal meio de circulação, sobretudo entre novembro e junho, quando as chuvas deixam intransitável a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul

Etimologia

O nome, que passou do rio ao território, em 1904, e ao estado, em 1962, origina-se, talvez, do tupi a'kir ü "rio verde" ou da forma a'kir, de ker, "dormir, sossegar", mas é quase certo que seja uma deformação de Aquiri, modo pelo qual os exploradores da região grafaram Umákürü, Uakiry, vocábulo do dialeto Ipurinã. Há também a hipótese de Aquiri derivar de Yasi'ri, Ysi'ri, "água corrente, veloz".

Na viagem que fez ao rio Purus, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo escreveu de lá ao comerciante paraense visconde de Santo Elias, pedindo-lhe mercadorias destinadas à "boca do rio Aquiri". Como em Belém, o dono e os empregados do estabelecimento comercial não conseguissem entender a letra de João Gabriel ou porque este, apressadamente, tivesse grafado Acri ou Aqri, em vez de Aquiri, as mercadorias e faturas chegaram ao colonizador como destinadas ao rio Acre.

O Acre possui alguns apelidos: Extremo do Brasil, Estado das Seringueiras, Estado do Látex e Extremo Oeste.

Os habitantes naturais do Acre são denominados acrianos. No singular o gentílico é acriano. Até a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correta era acreano no singular e no plural acreanos. Em 2009, com o novo acordo ortográfico, a mudança do gentílico gerou polêmica entre a Academia Acreana de Letras e a Academia Brasileira de Letras, alegando que a mudança significaria a negação das raízes históricas e culturais do estado, mudando a última letra do topônimo de "E" para "I".


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS




- Rios, Floresta Amazônica e outras belezas naturais.


- Palácio Rio Branco (sede do governo).


- Museu da Borracha


- Horto Florestal


- Lago do Amapá


- Parque Ambiental Chico Mendes


- Casa do Seringueiro


- Obelisco aos heróis da Revolução Acreana.


- Feiras de artesanato.




GEOGRAFIA


Etnias: brancos (20%), negros (5%), pardos (75%).


Rios importantes: Juruá, Purus, Acre Muru, Xapuri, Embira.


Principais cidades: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá


Clima: equatorial


Informações: Site sua pesquisa






Mais sobre o Acre: clique aqui


Culinária: site Culinária Brasileira


Artesanato: página de pesquisa


Turismo: veja aqui pesquisa


História: wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar