21 de setembro de 2010

Falando hoje sobre AMAZONAS....

Continuando a série ESTADOS BRASILEIROS, para ajudar na organização da próxima FESTA DOS ESTADOS, hoje falaremos sobre o AMAZONAS.

O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas[6], com uma área de 1.570.745,680 km², se constitui na 9ª maior subdivisão mundial - é maior que as áreas somadas de França (547.030,0 km²), Espanha (504.782,0 km²), Suécia (357.021,0 km²) e Grécia (131.940,0 km²); seria o 18º maior país do mundo em área territorial, pouco maior que a Mongólia, com seus 1,564,116 km²; é maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados; e equivale a 2,25 vezes a área do Texas (696.200,0 km²), segundo maior estado americano.
O estado está situado na região Norte do país e tem como limites:
  • ao norte:a Venezuela e Roraima 
  • ao leste: o Pará
  • ao sudeste:  o Mato Grosso 
  • ao sul: Rondônia 
  • ao sudoeste:  o Acre
  • ao oeste: o Peru
  • ao noroeste: a Colômbia

O Amazonas é um dos poucos estados brasileiros que não possuem litoral, mas possui a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o rio Amazonas.

Sua capital é a cidade de Manaus e outras localidades importantes são, Coari, Manacapuru, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba, Boca do Acre, e Maués.

A área média dos 62 municípios do estado do Amazonas é de 25.335 km², superior à área do estado de Sergipe. O maior deles é Barcelos, com 122.476 km² e o menor é Iranduba, com 2.215 km² e não estão às margens de rios como alguns afirmam, mas, isto sim, são cortados por grandes rios amazônicos, em cujas margens estão as localidades, as propriedades rurais e as habitações dos ribeirinhos.

Mas qual a origem do nome Amazonas?

O nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba". Foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, quando, ao descê-lo em todo o seu comprimento, em 1541, a certa altura encontrou uma tribo de índias guerreiras, com a qual lutou. Associando-se às Amazonas do Termodonte, deu-lhes o mesmo nome.

Com mais de três milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do Norte. Sua capital, Manaus, é a maior e mais populosa metrópole da Amazônia.

Veja aqui a HISTÓRIA do Amazonas. Aqui o texto completo no wikipédia....

Artesanato: imagens, Portal Amazonia, Isto é a Amazonia, mais.....

Cultura: lugares históricos,

Comidas típicas: As novidadesCabana on,  muito mais...

Curiosidades: WWF Brasil , pesquisando mais

Muito mais sobre Amazonas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar