13 de janeiro de 2011

Sombras, tipos e mistérios (parte3)

PEDRA

1. Pedra Quer Dizer Monumento

Sua principal utilidade sempre foi nas construções, porém nos tempos antigos servia de monumento. Jacó usou a pedra que lhe serviu de travesseiro e a pôs como coluna, fazendo voto a Deus (Gn 28.18-20). Outra vez Jacó fez um montão de pedras como testemunha, quando se separou de Labão (Gn 31.45-49).
Josué mandou tirar doze pedras do fundo do rio Jordão para memorial, para relembrar a passagem no Jordão (Js 4.4-8).
Samuel, depois da vitória sobre os filisteus, tomou uma pedra e a pôs entre Mispá e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, pedra de ajuda, querendo dizer: "...Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Sm 7.12b).

2. Pedra Pode Ser a Incredulidade, a Insensibilidade do Homem para com Deus

Quem não obedece a voz de Deus tem o coração de pedra.


Nabal, dominado pelo egoísmo, não reconheceu que Davi era o rei escolhido por Deus. Embora tivesse recebido auxílio dos servos de Davi na proteção de seus rebanhos, recusou dar o auxílio que Davi pediu, ".e se amorteceu nele, o seu coração, e ficou ele como pedra" (1 Sm 25.37b) e o Senhor o feriu e ele morreu. Deus, em sua misericórdia, está pronto a transformar os corações de pedra, "...e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne" (Ez 11.19b e 36.26b). As pedras eram os filhos de Israel em sua incredulidade. João Batista, em sua pregação, afirmou que daquelas pedras (os judeus, que o ouviam) Deus poderia suscitar filhos a Abraão (Mt 3.9).

3. Pedra Representa o Crente na Obra da Igreja de Jesus Cristo

Sob a direção do Espírito Santo, os crentes, como pedras vivas, formam o edifício espiritual para testemunho do Evangelho. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (1 Pe2.5). "No qual [Jesus Cristo] também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito'' (Ef2.22).

4. Pedra é a Recompensa do Crente Fiel, no Julgamento de suas Obras; é Chamada Pedra numa das Ilustrações

Os incrédulos serão julgados no trono branco de Apocalipse 20. Todos irão para o lago de fogo.
No encontro com o Senhor (1 Ts 4.17), as obras do crente serão julgadas no Tribunal de Cristo (2 Co 5.10), que no grego é chamado '' Berna'' - entrega da recompensa. (O tribunal que julga os incrédulos é "thronos"). Naquela ocasião o resultado será: "Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1 Co 3.14,15).
Esta recompensa ou galardão do crente fiel é representada por uma pedra branca com um novo nome escrito. "Ao que vencer...dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe (Ap 2.17).

5. Pedra é um Título de Jesus Cristo

"E chegando-vos para ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa... Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido... E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes" (1 Pe 2.4,6b,8b).
Pedro afirma nesta passagem que Jesus Cristo é pedra viva, eleita por Deus. Quem nela crer não será confundido.
E muito comum ouvirmos dizer que sobre religião há uma confusão muito grande. Cada um adota uma idéia diferente. "São tantos credos, tantas seitas, tantos grupos divergindo e divisões em cada religião, que ninguém pode entender nada".
Quem diz isto não encontrou ainda Jesus Cristo. Quem creu nele como seu salvador pessoal, não tem qualquer dúvida, não será confundido. A confusão do mundo é uma prova da inspiração da Bíblia que ensina que "o mundo está posto no maligno" (1 Jo 5.19), e que vai de mal para pior.
Ele também é "...pedra de tropeço ou rocha de escândalo" para os desobedientes. Pode ser comparada neste caso ao degrau duma escada, um degrau é feito para elevar as pessoas, transportar alguém para um plano mais elevado. Se a pessoa, por distração ou por estupidez, não usar direito o degrau, bater o pé contra ele, poderá cair, sujar-se, quebrar uma perna e sofrer outros prejuízos.
Jesus veio a este mundo para salvar o pecador, elevá-lo ao plano celestial da presença de Deus.
Se o pecador despreza a palavra de Jesus Cristo e não atende ao seu convite, é castigado por Deus: "E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém" (Rm 1.28). Nesta condição, o pecador não entende mais nada e, em seu modo de raciocinar, acha erros na obra de Jesus. Bate contra o degrau, cai, perde sua alma. Para ele o filho de Deus se tornou pedra de tropeço e escândalo.
Jesus disse: "Bem-aventurado é aquele que se não escanda¬lizarem mim" (Mt 11.6).
A Igreja de Cristo é edificada sobre o "...fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina" (Ef 2.20). Esta passagem se refere à ilustração que Jesus fez em Mateus 7.24-27, do homem prudente que edificou a casa sobre a rocha.
Quem escuta e pratica a Palavra de Deus, edificou sua casa espiritual sobre a rocha (Jesus Cristo). As forças do mal não a derrubam.
Também Jesus é:"... A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo..." (Mt 21-42b). Os homens rejeitaram o Filho de Deus e Ele permanece tão honrado à destra do Pai.
Nossa grande bênção agora é que Ele é a rocha, sobre que está edificada nossa fé e quem nele crê está livre da confusão que abrange todo o mundo dominado pelas trevas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar