14 de janeiro de 2011

Sombras, tipos e mistérios (parte4)

Símbolos gerais II

"Há...tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação" (1 Co 14.10)

FOGO

1. Deus é chamado um fogo consumidor (Dt 4.24) com o sentido de Deus zeloso (Êx 20.5) que "...ao culpado não tem por inocente..." (Êx 34.7c). Assim saiu fogo do Senhor e consumiu a Nadabe e Abiú, porque ofereceram fogo estranho (Lv 10.2). Desceu fogo do céu e consumiu dois capitães cada um com cinqüenta homens, que foram prender o profeta Elias (2 Rs 1.10-12). Apareceu em visões aos profetas no meio do fogo (Is 6.4; Ez 1.4; Ap 1.14). O castigo de Deus é ilustrado pelo fogo que consumia (SI 18.6,12).

2. A presença e aprovação de Deus se manifestam pelo fogo caindo sobre os sacrifícios feitos a Ele. Houve uma tocha de fogo sobre sacrifícios feitos por Abraão (Gn 15.17), e caiu fogo, da parte do Senhor, sobre o holocausto oferecido por Elias, em desafio aos profetas de Baal (1 Rs 18.38).


3. O fogo pode ser a perseguição ou as provações que o crente sofre. "...Passamos pelo fogo e pala água..." (SI 66.12b) "...quando passares pelo fogo não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Is 43.2b). "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo...'' (I Pe 1.7a).
O fogo da tribulação serve para prova da fé e paciência, que nos traz conhecimento espiritual, "...a tribulação produz paciência" (Rm 5.3b; Tg 1.2,12).

4. O fogo representa o tormento eterno, o inferno, que é chamado "o lago de fogo" (Ap 19.20; 20.14,15; 21.8).
Jesus falou da perdição como ".. .o fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43b,44b,45b,46b,48b). Ainda: "...o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41b).
No juízo, o mundo será destruído com fogo. Os céus em fogo se queimarão, e os elementos, ardendo, se desfarão (2 Pe 3.10). "Mas os céus e a terra que agora existem... se guardam para o fogo, até o dia do juízo..." (2 Pe 3.7).

5. O fogo ilustra a proteção de Deus para com o seu povo. "Eu, o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor..." (Zc 2.5).
Quando o profeta Elizeu estava ameaçado pelo rei da Síria, o exército cercou a cidade de Dota para prender o profeta. De manhã, o moço que acompanhava Eliseu, se levantou primeiro e, vendo o exército inimigo ao redor com cavalos e carros, disse: "...Ai, meu senhor! Que faremos?" (2Rs 6.15c).
Eliseu respondeu: "...Não temas; porque mais são os que "» estão conosco do que os que estão com eles (2Rs 6.16b). Em seguida Eliseu orou a Deus pedindo que o Senhor abrisse os olhos do moço para ver a proteção de Deus. O Senhor atendeu a oração, abriu os olhos do jovem e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu (2 Rs 6.12,17).
Além destes, o fogo ainda é símbolo do Espírito Santo. Este ponto será explicado no capítulo sobre símbolos do Espírito Santo. Também no julgamento dos crentes suas obras serão provadas pelo fogo(l Co 3.14,15).

MUNDO

O mundo é a terra, este planeta em que vivemos, figurada-mente tem vários sentidos na revelação bíblica.

1. A Humanidade
"...Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." (Jo 3.16a). "Se o mundo vos aborrece..." (Jo 15.18a). "...tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou..." (At 17.31a). "...Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo..." (2 Co 5.19). "Sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo" (Jo 4.42b).

2. As Vantagens Materiais que Despertam a Cobiça
Na tentação de Jesus, o Diabo mostrou os reinos do mundo e a glória deles e ofereceu tudo a Jesus se este o adorasse (Mt 4.8,9).
Muita gente iludida com a glória do mundo, atende ao inimigo Satanás e o adora, por uma pequena parcela das coisas materiais.
Jesus diz "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?..." (Mt 16.26a).
Um companheiro de Paulo se desviou buscando o mundo. Foi Demas, que aparece na saudação aos colossenses (Cl 4.14). Era considerado por Paulo como cooperador junto com Lucas, na saudação a Filemom (Fm v 24). A última referência ao seu nome é uma história triste: "...Demas me desamparou, amando o presente século...'' (2 Tm 4.10). A palavra século aqui não representa espaço de cem anos, é a vantagem aparente do mundo. E a mesma que em Romanos 12.2, aparece como advertência: "E não vos conformeis com este mundo...".

3. As Coisas Corrompidas pelo Pecado
João recomenda: "Não ameis o mundo... Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 Jo 2.15 e 17).
A mulher de Ló foi levada para fora de Sodoma pela mão do anjo, contudo sentia saudade da glória do mundo, olhou para trás e ficou transformada numa estátua de sal (Gn 19.26). Jesus adverte: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lc 17.32).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar