9 de setembro de 2009

MOMENTO EDUCANDO CRIANÇAS


Por Susi Camacho, psicóloga

Disciplina - Um desafio para os pais

Exercer a disciplina é guiar a criança quantos aos seus comportamentos, fazendo um ajuste dos limites com bom senso.

Inicie explicando as regras e oriente como obter o comportamento adequado.

Você deve intervir sempre que necessário para desencorajar ou estimular certas atitudes.
A criança deve ter a noção, extremamente importante para a sua vida no futuro, que todas as atitudes produzem uma conseqüência.

Mesmo que o comportamento dos filhos seja irritante, os pais devem se controlar e não reagir de maneira impulsiva ou agressiva.

A frustração é essencial para a formação do caráter e da aquisição das habilidades necessárias para ter sucesso na vida. Quando a criança experimenta desde cedo essa sensação, poderá aprender a tolerar e adquirirá capacidade para superar as dificuldades. Desenvolve a perseverança, porque leva a criança a fazer novos esforços quando as coisas não saem como se esperava.

As pessoas mais bem sucedidas são aquelas que as coisas não foram fáceis.
Ensine a noção de conseqüência obrigando-o a retificar o que fez. Ele deve pedir desculpas , usar as palavras educadamente, limpar o que sujou e ajudar a consertar o que quebrou.
Em vez de ficar só recriminando a atitude errada da criança, aproveite um momento de tranqüilidade para conversarem sobre as atitudes mais adequadas para a situação que gerou o problema.

Xixi na cama

Existe um período, até dos 5 anos, que ainda é considerado normal a enurese. Fisiologicamente a maturação do organismo varia de criança para criança.

Portanto antes dos 5 anos não fique tão preocupada com a enurese. Após esse período é importante fazer uma avaliação médica para descartar qualquer possibilidade de problemas de saúde. Na maioria das vezes o problema é apenas psicológico, em decorrência de sentimentos de ansiedade, medo de represálias dos pais, brigas entre os pais, ciúme de um irmão, medo das provas escolares, etc.

O importante é não punir a criança, e não ridicularizá-la. Ao constatar que a criança fez xixi na cama, limite-se a pedir que ela retire os lençóis e leve-os até a lavanderia. Peça que tome um banho e diga que hoje ela não conseguiu se controlar, mas você tem certeza que logo conseguirá.

Não comente mais o assunto.

Procure saber se algo a está perturbando, e acalme-a com muito carinho e tolerância.

Não esqueça que ela não age assim por vontade própria, mas por motivos que ela ainda não consegue administrar.

Dê apoio e verá os resultados.

............................................................................

E amanhã tem mais...



No amor de Cristo, da igreja perseguida, e dos que precisam ser alcançados,

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar