3 de setembro de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 13


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Ensinando Sabedoria e Conhecimento da Vontade de Deus

Deus lhe oferecesse qualquer coisa que quisesse, o que pediria? Salomão teve esta experiência. Em 1 Reis 3.5 observamos que Deus lhe disse: "Pede o que quiseres que te dê". Salomão pediu habilidade para discernir entre o certo e o errado e julgar corretamente, pois seu pai Davi havia lhe ensinado a grande importância da sabedoria, dizendo:
A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. (Pv 4.7)
Como pais, é importante buscarmos também a sabedoria e o conhecimento, a fim de cultivar em nossos filhos a importância dessas virtudes. A sabedoria lhes dará corações e mentes dotados de discernimentos, aptos a distinguir o certo do errado. Então, através de seu bom treinamento eles agirão automaticamente de modo correto. Quando nossos filhos tornarem-se sábios, poderão ver o valor da vida justa e estarão protegidos da tentação.
Nossas famílias deveriam, por muitas razões, valoriza ao máximo o fato de a pessoa possuir sabedoria. Em primeiro lugar, as Escrituras nos afirmam que a sabedoria preciosa e a devemos buscar. De fato, a Bíblia diz que nada se compara à sabedoria. Isto significa que ela é muito me" importante que qualquer conhecimento mundano, habilidade, dom ou posse.
Aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais dê que o ouro fino escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. (Pv 8.10,11)
Quanto melhor ê adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata! (Pv 16.16)
A sabedoria está diretamente ligada à compreensão e ao conhecimento. Se formos sábios, estaremos também aptos a discernir o certo e o errado; agindo corretamente. A sabedoria nos ajudará a sermos mais crentes e melhor servirmos ao Senhor, tornando-se infinitamente preciosa e jada.
Poder e força são resultados da sabedoria.
Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força (Pv 24.5)
Sermos sábios e reconhecermos que estamos dentro vontade de Deus nos dá confiança e poder, pois não há que possa vencer o Senhor; sua verdade é suprema. Há poder no sangue de Cristo; e, se o seguirmos, não podemos falhar. Nossa força está nEle.
A confiança que temos em seu poder e força operantes é apenas uma das muitas bênçãos resultantes da sabedoria. Imagine todos as falhas na vida daquele a quem falta esta virtude. Se buscarmos a sabedoria do Senhor e agirmos segundo ela, somos poupados destes enganos e experimentamos as bênçãos recebidas através da obediência.
Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. (Pv 3.13)
Dentre as bênçãos da sabedoria estão os muitos benefícios morais que trará aos nossos filhos. Provérbios 2.1-22 lista muitos deles, dizendo que a sabedoria e o conhecimento irá:
Ajudá-los a compreender o temor do Senhor e encontrar o conhecimento de Deus.
Protegê-los e guardá-los.
Salvá-los dos homens e mulheres iníquos.
Trará justeza (fazer o certo além de conhecê-lo).
Por estas razões, a Bíblia nos manda:
Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência. (Pv 23.23)
Espere, há ainda mais! Seus filhos podem até mesmo receber um bônus por realizações escolares. Um estudo americano sugere que estudantes religiosos estejam mais aptos a serem bem-sucedidos na escola, tirem muitos conceitos A e gostem do ambiente escolar. Certamente, a sabedoria do Senhor tem aplicações práticas também!

A Posse da Verdadeira Sabedoria
Muitas pessoas neste mundo acreditam ser sábias, incluindo aquelas que não crêem no Senhor. Mas será que realmente possuem sabedoria? Como saber se sua família realmente sábia?
A Bíblia lista muitas características específicas desta virtude. Em primeiro lugar, a verdadeira sabedoria vem do Senhor. De fato, ela inicia com o temor de Deus e, por isso já elimina os não-cristãos.
O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. (Pv 1.7)
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência. (Pv 9.10)
Para ser sábio, precisamos temer ao Senhor. Precisamos reverenciá-lo, temendo sua natureza gloriosa e compreendendo quem somos em relação à sua magnitude. Demonstro meu temor a Deus reconhecendo sua santidade, louvado-lhe e adorando. Sei que me conhece mais do que eu mesma; pois é soberano em minha vida. Afinal, o que significa temer ao Senhor? Honrar seu poder bem como se amor e não "ter medo".
Se desejamos que nossos filhos sejam sábios, precisamos ensinar-lhes o temor do Senhor. Já discutimos este assunto no capítulo intitulado: "Nossa Identidade em Cristo".
O temor do Senhor é o princípio da ciência; mas note o elo para "disciplina" em Provérbios 1.7. Autocontrole e autodisciplina precisam acompanhar a sabedoria. Infelizmente Salomão perdeu o domínio próprio; assim, a sabedoria isolada não foi suficiente para protegê-lo da tentação e da tragédia que o pecado lhe trouxe. O autocontrole e a disciplina precisam guiar nossas ações na direção da sabedoria e na compreensão da Palavra de Deus através da oração e obediência.
Para serem sábios, nossos filhos precisam ser justos. Isto é, eles precisam agir segundo o conhecimento. O homem que conhece o certo e ainda escolhe pecar é tão mau quanto aquele que rejeita os mandamentos de Deus ou não os conhece.
A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada. (Pv 10.31)
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. (1 Co 3.19)
Lembre-se de que a verdadeira sabedoria vem do Senhor, e apenas o justo pode ser sábio. Deus não possui interesse na "suposta" sabedoria do mundo.
Para que possamos temer ao Senhor e sermos sábios, precisamos ler a sua Palavra. A compreensão vem do conhecimento de Deus.
Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios. (Cl 3.16, A Bíblia Viva)
Não se esqueçam de que a Palavra é suficiente para a instrução. A Bíblia é repleta de sabedoria, princípios de vida e exemplos cristãos de honestidade. Tudo que temos a fazer é lê-la e segui-la. As cartas de Paulo refletem as práticas diárias dos ensinamentos de Cristo e, se formos sábios, aplicaremos.
A Bíblia foi escrita para nos ajudar, treinar e dirigir, não para causar culpa ou exercer pressão. Cristo veio para nos libertar. Encorajo-o a dar para seu filho uma versão bíblica própria à sua idade; há bons produtos específicos no mercado — até mesmo livros somente com gravuras para os que ainda não sabem ler!
A sabedoria que vem de Deus, pela qual nossa família anseia, é facilmente distinguível da sabedoria do mundo por suas características bem como por sua fonte.
Mas a sabedoria que vem do alto é, -primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos sem parcialidade e sem hipocrisia. (Tg 3.17)
Estas serão as atitudes prevalecentes nos lares cristãos sábios. Quando olhamos para as nossas famílias vemos características que desejamos? Se formos sábios, seremos bem-sucedidos. Pessoalmente, eu diria que o reconhecimento da importância destes valores em meus filhos é motivo suficiente para treiná-los na sabedoria.
Note que esta virtude gera "bons frutos". Ela não compreende apenas conhecimento interno ou atitudes externas. Assim como o sucesso, ela requer obediência e retidão.
Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. (Pv 11.2)
Assim, quando fazemos o bem, é fácil nos sentirmos corretos e, sendo sábios, facilmente nos sentimos orgulhosos. Fazendo o bem para os outros e trabalhando para o Senhor, nossa recompensa vem mais tarde, porém sem reconhecimento público. A sabedoria provém de Deus através da instrução e graça, não por sua própria inteligência, pois é desprovida de qualquer relação com o. QI. Podemos nos gloriar apenas no Senhor.
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jr 9.23,24)

Como Tornar-se Sábio
Resumindo, eis as características da verdadeira sabedoria:
Inicia-se com o temor do Senhor.
Precisa ser acompanhada de disciplina e autocontrole.
Reside na santidade, não no mundanismo.
É encontrada na Bíblia.
Gera atitudes cristãs.
Produz bons frutos.
É humilde.
Então, como podemos obter a sabedoria? E nossos filhos? Primeiro, a sabedoria pode ser encontrada na Palavra de Deus. Precisamos estar firmados na verdade e instruir nossos filhos neste conhecimento.
E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Tm 3.15)
Nunca é muito cedo para começar a ensinar aos seus filhos as histórias da Bíblia e expor-lhes os princípios bíblicos. Uma vez imersos na Palavra de Deus, eles estarão aptos a obter a mente de Cristo, segundo a instrução de Filipenses 2.5. Quando imitamos o seu exemplo através do estudo das Escrituras, tornamo-nos mais hábeis a pensar como Ele e mais semelhantes à sua pessoa. Sem dúvida, o Senhor Jesus Cristo foi o homem mais sábio a andar na Terra.
Se realmente buscarmos sabedoria a encontraremos, pois Jesus diz que se estamos em sua Palavra e Ele em nossas vidas, nosso pedido será respondido.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7)
Quando leio a Bíblia, oro constantemente e peço ao Senhor que me conceda a sabedoria. Ele responde minhas orações e me proporciona a compreensão onde necessito! Andar com o Senhor é a melhor maneira de se tornar sábio, mas também é necessário manter a amizade de pessoas que possuem esta virtude; outros cristãos bem-sucedidos.
Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido. (Pv 13.20)
Não é tão difícil tornar-se sábio, é? Tudo o que temos fazer é temer ao Senhor, associarmo-nos aos amigos cristãos e pedir que Ele nos conceda autocontrole e humildade ao usarmos a sabedoria, assim conheceremos sua vontade

Como Conhecer a Vontade de Deus
A sabedoria e o conhecimento da vontade de Deus caminham lado a lado. Se você é sábio, poderá discernir melhor a vontade do Senhor e agir segundo sua sabedoria; isto o tornará uma pessoa bem-sucedida.
Como podemos saber a vontade de Deus para nossas vidas e famílias? Não é difícil. Deus revela a sua vontade de muitas formas; precisamos apenas buscá-la.
Algumas vezes, é realmente um milagre a maneira através da qual Deus revela seu plano, e eu apenas descanso em sua presença, sabendo que está trabalhando em minha vida de maneira gloriosa. Meu marido e eu tivemos esta experiência ao comprar nossa primeira casa. Nós não tínhamos ainda começado a procurar direito, nem havíamos planejado começar a fazê-lo, pelo menos até o mês seguinte. Mas o tempo de Deus é perfeito; Ele sabia o que precisávamos.
Oramos durante anos para que Ele nos providenciasse uma casa. No ano passado, trouxe-nos para uma nova área do estado, colocou meu marido em um novo emprego, nos levou para uma nova igreja e círculo de amizades e nos abençoou com um filho que nascerá na primavera. Agora, estamos acomodados em uma casa ideal e todo o processo tem sido suave — o que já é um milagre.
Temos buscado princípios bíblicos, conselhos de pessoas cristãs as quais respeitamos (incluindo meus pais) e orado muito pela direção de Deus. Ele nos conduziu a uma casa perfeita por um preço incrível e providenciou o dinheiro de maneira milagrosa, como nunca poderíamos ter feito. Cada circunstância tem confirmado a perfeição do seu plano: todos os envolvidos na transação são crentes que não conhecíamos antes.
Na verdade, nossa oferta foi aceita sem modificações (outro milagre) e, uma semana antes, o proprietário da casa havia contado para sua nora o que Senhor lhe dissera em oração: um casal cristão compraria a casa por exatamente a quantia que oferecemos. Tudo que perguntou ao corretor de imóveis foi se éramos crentes! Que bênção ver Deus trabalhar de maneira tão poderosa sem qualquer possibilidade de coincidência e fazer parte do seu plano! Temos agradecido constantemente!
O Senhor tem um plano para cada um de nós. Sal 37.23 diz:
Ao Todo-poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça.
Ele adora fazer planos para nossas vidas e deseja revelar-se a nós!
Velo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade de Senhor. (Ef 5.17)
Deus deseja que sejamos sábios e conheçamos a sua vontade: "fazendo de coração a vontade de Deus" (Ef 6.6). Come podemos buscá-la? Em cinco áreas-chaves:
Oração. Se você deseja saber a vontade de Deus, peça-lhe que a revele! Ouça. Esteja disposto e saiba que Ele é; Deus. Tenha sua bíblia à mão, caso lhe dirija às Escrituras. Quando você deseja conhecer os pensamentos de seu cônjuge pergunta a ele ou a ela, certo? Bem, peça ajuda específica a Deus e esteja orando constantemente para obter a direção dEle em todos os aspectos da vida. tão, obedeça o que lhe disser, mesmo se não for a resposta que esteja ansiando.
Confia no Senhor de todo o teu coração e não. te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Pv 3.5,6)
Escritura. Busque a vontade do Senhor em casos específicos e em base contínua. Use a concordância bíblica para situações específicas (pode haver uma no fim de sua Bíblia, e muitas estão à venda em sua livraria evangélica), para procurar palavras-chaves e tópicos que se aplicam à sua situação. Leia também a Bíblia regularmente. Deus revelará coisas quando você não as estiver procurando.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)
Aconselhamento cristão. Procure conselhos sábios e com pessoas cristãs nas quais você confia; aquelas que apresentam frutos em suas vidas, ou seja, integridade e uma vida de oração com o Senhor. É necessário consultar alguém que não esteja pessoalmente envolvido com a sua situação; assim poderá falar com mais objetividade aconselhando-o o que é certo. Lembre-se, seus conselheiros são humanos e cometem enganos; assim, tenha vários auxiliadores.
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (SI 1.1)
Andar segundo o conselho do justo, não do ímpio!
Nos lábios do sábio se acha a sabedoria. (Pv 10.13)
... na multidão de conselheiros, há segurança. (Pv 11.14)
Circunstâncias. Este é o recurso menos importante para o discernimento da vontade de Deus, freqüentemente oferece a confirmação do que você já acredita que seja a vontade dEle, baseado na pesquisa de outras áreas. Mas seja cuidadoso — Satanás também pode abrir portas e usar as circunstâncias para confundi-lo.
Raciocínio. Deus nos deu cérebro e inteligência por uma razão e também nos dá sabedoria, se a buscarmos e andarmos em seus caminhos. O Senhor deseja que usemos nossa sabedoria e inteligência para tomar decisões justas.
Finalmente, se Deus abre uma porta, Ele a manterá aberta, pois domina sobre o tempo; na verdade, o tempo nem mesmo existe no Céu. Caso você esteja tentando tomar um decisão, não permita que alguém o pressione dizendo coisas do tipo: "Você precisa decidir até o fim da semana" ou "Outro comprador está vindo hoje à noite". Se for da vontade de Deus que você faça a aquisição ou aceite a oferta ela permanecerá lá até que você esteja pronto e sinta-s convicto da direção de Deus. Caso não esteja mais à disposição, não era da vontade do Senhor. As crianças necessitam receber este ensinamento, uma vez que são especialmente suscetíveis a táticas de pressionamento. Não me esqueço do ditado: "Deus dirige, Satanás empurra"!

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: O que significa ser sábio? Você deseja ser sábio? Por quê?
Escrituras: Provérbios 1.7-9; Provérbios 3 (abreviado crianças menores).
Discussão: Por que você deve ouvir seus pais? Como você pode tornar-se sábio? (Leia Pv 1.7-9.)
Aplicação:
1. Analise com toda a família provérbios 3 e faça uma lista dos benefícios da sabedoria.
2. Provérbios 3.2 diz que a sabedoria prolongará sua vida. Como pode fazer isto? (Por exemplo, ela o protegerá do pecado que pode matá-lo — AIDS através da fornicação etc.)
3. Que atitudes são requeridas pela sabedoria? Viver de maneira justa; possuir auto-controle e cumprir a vontade de Deus.
4. Se você necessita conhecer a vontade de Deus para uma situação específica em sua família, procure-a agora através da oração, leitura bíblica etc. Discutam um exemplo de como você a buscou no passado ou o fará no futuro. Por que é tão importante conhecer a vontade do Senhor?
5. Cite algo que possa fazer esta semana para tornar-se mais sábio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar