21 de setembro de 2011


Criando os filhos no caminho de Deus – parte 20

Livro de Kathi Hudson - CPAD


Habilidades de Estudo: Chaves para o Aprendizado

Para alcançar o sucesso, nossos filhos precisam desenvolver e usar os talentos que Deus lhes concedeu, a fim de glorificá-lo. O primeiro passo neste processo é o aprendizado — aprender a ler e escrever, aprender sobre o Senhor e sua vontade através do estudo bíblico, tornando-se auto-disciplinados e capazes de organizarem-se de maneira adequada.
Conheço muitas crianças brilhantes, com um excelente potencial, que simplesmente não foram bem-sucedidas devido à falta de aprendizado das habilidades básicas para organizar e usar o material adequado. Seus planos falharam porque não houve planejamento. Você deve conhecer adultos que se encaixam nesta descrição.
As habilidades de estudo não são úteis apenas para auxiliar seus filhos na escola ou ajudá-los a passar no próximo teste (embora a realização acadêmica seja um benefício importante). As boas habilidades de estudo têm sustentado minha carreira, meus afazeres (tais como organizar e redecorar a casa) e, principalmente, meu crescimento espiritual. Uma boa habilidade de estudo surtirá efeito direto ou indireto no sucesso de cada área da vida de seu filho.
Enquanto muitas escolas tentam desenvolver estas importantes habilidades, creio que elas devem ser ensinadas e reforçadas em casa. As habilidades de estudo não podem ser desenvolvidas em um curso semanal; são necessários lembretes e monitoramento consistente. A maioria dos professores não tem tempo para prover este reforço individual aos estudantes. Você pode muito bem encorajá-los em casa. Como qualquer coisa repetida com o passar do tempo, seu filho desenvolverá o hábito de planejar e ser organizado.
Quais são as habilidades de estudo? Daremos uma breve olhada em vários aspectos, oferecendo algumas dicas práticas. Se você precisar de mais informação, consulte sua livraria evangélica local para obter materiais sobre o desenvolvimento de habilidades. No capítulo anterior falamos sobre leitura, uma das habilidades de estudo mais importantes para seu filho. Este capítulo abrange:
Planejamento.
Gerenciamento de tempo.
Organização.
Escrita.
Estratégias de estudo.

Comece com um Plano
O planejamento pode ser a curto ou longo prazo. Ao estabelecermos nossos objetivos anuais, meu marido e eu fixamos um longo prazo (temos alguns ainda maiores, para daqui a cinco anos). Quando a pessoa decide fazer uma viagem à Europa, ela deve economizar, fazer reservas, escolher os pontos turísticos etc. O planejamento a longo prazo costuma envolver diversos objetivos ou objetivos subdivididos.
A habilidade de estabelecer objetivos é de vital importância para o futuro sucesso de seu filho. No capítulo anterior, explicamos como estabelecer objetivos acessíveis.
Um estudo de Harvard demonstrou que após dez anos de graduação, os alunos com objetivos predeterminados ganharam uma soma dez vezes maior do que os alunos que não possuíam objetivos. Mesmo aqueles com objetivos específicos, mas não escritos, ganharam três vezes mais do que os que não possuíam objetivos. Estou usando esta ilustração não para frisar o dinheiro, mas para mostrar a importância dos objetivos, especialmente os registrados.
Os objetivos mantêm nosso foco no plano, tornando-nos mais aptos a realizá-los. Isto aplica-se tanto aos objetivos espirituais para o sucesso, bem como aos acadêmicos e profissionais. A maioria das vezes em que nossos planos falham, é porque falhamos em planejar!
Os planos a curto prazo têm duração condensada, como um dia ou uma semana. São mais semelhantes a uma "lista de afazeres". Sou uma verdadeira fazedora de listas. Descobri que a prática de fazer listas vence três obstáculos para o meu sucesso:
Mantém as tarefas do dia uma prioridade.
Previne-me de esquecê-las.
Deixa minha mente livre para concentrar-se em tarefas individuais ou ser criativa.
Após ter escrito meus planos, posso "esquecê-los", por isso preciso apenas me lembrar de olhar minha lista após cada tarefa! Descobri que organizar meus planos permite-me fazer dez vezes mais do que quando não organizo e planejo. Agora, ao invés de ficar sobrecarregada, escrevo todos (até os detalhes), então posso concentrar minha atenção na prioridade. Como isto evita o estresse!
A Bíblia nos encoraja a planejar. Na verdade, a Bíblia revela o plano de Deus para nós. Seu plano nos dá vida. Provérbios 29.18 diz:
Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.
Através de sua Palavra, o Senhor também nos proporciona grande sabedoria, a qual devemos ter em mente ao traçar nossos planos:
Onde não há conselhos os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão. (Pv 15.22)
Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor. (Pv 21.30)
O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. (Pv 16.9)
Ao fazermos nossos planos, devemos buscar conselhos de outras pessoas, especialmente se estas estiverem envolvidas neles ou se estivermos traçando objetivos para as áreas mais importantes de nossas vidas. Devemos também buscar o conselho do Senhor, uma vez que todos os nossos planos precisam estar submissos à sua vontade, se quisermos ser bem-sucedidos.
Você pode ajudar seus filhos a aprender estes importantes conceitos, usando o seguinte processo:
Ajude-o a formular uma lista das coisas que precisam ser feitas na próxima semana (tarefa, compromissos, trabalhar em um projeto, estudar para a prova, esportes, atividades, práticas, trabalhos etc.) A medida em que a criança fica mais velha e desenvolve habilidades de planejamento, sua assistência deve terminar gradativamente.
Juntos, consultem a lista. Ofereça qualquer idéia. Faça uma estratégia para transpor quaisquer obstáculos que possam surgir (você é o "conselheiro").
Leve os planos ao Senhor em oração. Ore para que Ele habilite seu filho a alcançar seus objetivos, vencer os obstáculos e aprender com as falhas. Submeta-lhe os planos, elaborando uma lista de prioridades e colocando uma estrela próximo a cada um. Estes devem ser citados primeiro.
Ao ajudar seu filho a priorizar seus planos, pode ser útil dirigir sua motivação. Peça-lhe, então, que priorize um assunto. Devemos também aplicar o "teste de motivação" aos objetivos a longo prazo. Por exemplo, caso seu filho (ou filha) adolescente esteja decidindo sobre uma carreira ou onde estudar, encoraje-o(a) a formular estas questões: Minha motivação é obter prestígio através de graduações educacionais? Enriquecer? Ou estou traçando este plano para estar apto a servir ao Senhor futuramente e ministrar ao seu povo?
A motivação que seus filhos demonstram revelará sua visão de sucesso, o que é mais importante para ele ou ela. Certamente, a pessoa não precisa entrar no ministério formal para servir ao Senhor. Podemos glorificá-lo em qualquer posição que Ele nos colocar. Mas, e se o filho desejar tornar-se um médico, será pelo prestígio, pelo dinheiro ou para ajudar as pessoas?
Do mesmo modo que a motivação da criança é muito importante, a falta desta pode ser um obstáculo para o planejamento. Muitos filhos o vêem como: "muito difícil", "consome muito tempo", ou uma "controvérsia". Muitos adultos possuem queixas similares (talvez até você mesmo!) Sim, planejar requer um pouco mais de tempo; mas posso assegurar-lhe, é mais eficiente. Se você não acredita em mim, tente apenas durante duas semanas (tente realmente e dê continuidade aos seus planos). Estou certa de que concordará comigo.
Você pode encorajar seu desmotivado filho da mesma forma fazendo uma "prova" a curto prazo para que ele possa ver como o planejamento será benéfico para sua vida. Quando se tratar de uma criança desmotivada, é melhor praticar o processo de planejamento visando um objetivo que ele tenha desejo de realizar — talvez ganhar dinheiro para comprar certo brinquedo. Ao ver como o sistema funciona bem, ele estará mais inclinado a aplicá-lo em outras áreas onde a realização se fizer necessária, tal como em seus trabalhos escolares.
Quanto tempo a mais você deve dispor para ajudar seus filhos a planejar? Isto varia de acordo com a idade da criança. Filhos mais novos possuem um período de atenção e memória mais curto. Eles precisam de planejamentos muito reduzidos com uma rápida "recompensa" (ver resultados). Eles também respondem bem a recompensas mais palpáveis. Uma criança que está começando a andar pode focalizar melhor os planos de no máximo duas horas, mas provavelmente não mais do que um dia. Por exemplo, você precisa fazer um planejamento para a próxima hora: "Primeiro guardaremos estes brinquedos em seu quarto; depois passaremos rapidamente na lavanderia com a mamãe e, então, iremos ao parque". Um filho muito novo precisa ter uma experiência positiva para prosseguir, como ir ao parque. Isto faz com que as tarefas do quotidiano sejam mais toleradas. Mantenha curta a duração dos trabalhos e cumpra suas promessas. Isto reforçará a natureza positiva do planejamento.
Na escola primária, à medida em que a criança cresce, ela pode fazer seu planejamento para uma semana. Neste momento é útil seguir os passos já mencionados para fazer um planejamento semanal a cada noite de domingo. Por exemplo: "Se seguirmos este planejamento, você terá toda a sua tarefa pronta até sexta-feira à noite. Então, poderá brincar durante todo o final de semana".
Quando os filhos ficam mais velhos, eles prolongam suas capacidades e tornam-se aptos para estender seu planejamento para até um ano. Este tipo de plano é necessário quando o ensino começa a abranger projetos. Finalmente, quando os alunos estiverem no primeiro e segundo graus precisarão fazer planos para o futuro (no mínimo dois ou quatro anos à frente) e deverão escolher uma escola ou fazer projetos a longo prazo para decidirem se é melhor entrar diretamente no mundo do trabalho.
É importante lembrar que, mesmo quando planejamos para um longo período de tempo, os objetivos precisam ser divididos em pequenas etapas para a organização do plano e sua ótima execução.
Dar o exemplo é uma excelente maneira de encorajar seus filhos a planejar. Tire proveito desta poderosa força! Você faz muitos planos a cada dia e semana; muitos deles em seu subconsciente — quando o planejamento torna-se um hábito.
Estando atento ao fazer seus planos, mesmo os menores, você pode dar exemplo verbal deles aos seus filhos. Por exemplo, a cada manhã discutam os planos para o dia. Ao iniciar certa tarefa, mesmo as mais simples como lavanderia, conte seu plano para seus filhos mais novos. As crianças adoram estar envolvidas com o planejamento do cardápio semanal. Deixe que elas lhe ajudem a selecioná-lo dentre as opções apresentadas por você e faça a lista de compras. Assim, ao preparar a refeição e aprontá-la a tempo, pense em voz alta os passos que você utilizou para chegar até o seu preparo.

Gerenciamento do Tempo
A importante habilidade de gerenciar o tempo nos habilita a planejar nossos dias de maneira eficiente, tirando o seu melhor proveito. Quanto ao preparo de uma refeição como exemplificado acima, você usaria a habilidade de gerenciar o tempo para decidir quando começar e finalizar a preparação de cada prato. Ao ensinar seus filhos a planejar, assegure-se de incluir um componente vital: o gerenciamento do tempo.
Assegure-se de que seus planos possam ser realizados em tempo hábil e determine suas prioridades baseado no tempo disponível. Estes são os elementos-chaves do processo de planejamento.
Adicionemos outro passo ao método que já estabelecemos para ajudar seu filho a planejar o dia ou a semana seguinte:
Ajude seu filho a determinar a quantidade de tempo necessária para completar cada tarefa e coordenar suas horas. Por exemplo, ao chegar da escola ao meio-dia, ele almoça, descansa um pouco e faz sua lição de casa durante aproximadamente uma hora, terminando às 15h; e das 16:30h até às 18h pratica algum esporte, assim o que ele poderia fazer para preencher o espaço das 15h às 16:30h? Talvez pudesse dar banho no cachorro, descansar um pouco e fazer um lanche antes do treino.
As chaves para o gerenciamento do tempo são o equilíbrio e o planejamento correto de nossa agenda. Agendar pode ser fácil se usarmos um calendário que mostre o dia dividido em horários, assim poderemos ajustar nossa lista de planejamento nos espaços disponíveis.
Não estou dizendo que devemos agendar os dias de nossos filhos, como faz uma escola militar, ou esperar que cem por cento de seu tempo seja produtivo. Eles precisam de todo o tempo para simplesmente serem crianças. Mas este gerenciamento é uma importante habilidade a ser aprendida e utilizada nas principais tarefas, como por exemplo:
lição de casa, projetos, afazeres domésticos etc. Nem todas as horas ou todos os dias precisam ser repletos de planos. O desafio é ajudar seus filhos a verem o planejamento como divertido e útil. Aqueles que forem organizados por natureza precisam ter cuidado para não se excederem nisto!
O equilíbrio, segundo elemento-chave, ajusta-se também às prioridades. Ao fazermos nossos planos e agendarmos nosso tempo, precisamos manter nossas prioridades em mente e equilibrar nosso tempo. Efésios 5.15,16 nos diz:
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
Precisamos planejar nosso tempo sob um foco eterno, permitindo que nosso desejo pelo sucesso cristão nos ajude a determinar as prioridades. No que diz respeito a este assunto, devemos ter alguns princípios em mente:
Precisamos ajudar nossos filhos a compreender que uma atividade para Deus não substitui nosso relacionamento com Ele. Ir à igreja aos domingos, ou mesmo a um estudo bíblico não é suficiente. Precisamos ler a Palavra e nos comunicar com nosso Pai celestial através da oração.
Assegure-se de agendar tempo para outras atividades e para relaxar! Deus descansou no sétimo dia. Não desejamos ser eficientes e efetivos durante um mês e logo depois desistirmos; estamos nisto para o resto de nossas vidas!
Reserve tempo para cheirar as rosas! É fácil nos prendermos às situações e esquecermos de viver! Aprecie a beleza da criação; reserve tempo para se acalmar, saiba que Ele é Deus; sorria com sua família e amigos. Não esqueça de se divertir!
Se mantivermos nosso foco no Senhor e planejarmos nosso tempo de maneira equilibrada, poderemos tornar nossas vidas mais dinâmicas e ajudar nossos filhos a serem mais felizes. Nosso objetivo é sermos eficientes, efetivos e sempre regozijantes no Senhor e nunca obcecados ou neuróticos!
A colunista Dolores Curran referiu-se à importância deste conceito em 1993, em matéria ao Marriage Partnership. Uma mãe frustrada com o excesso de atividades de sua filha de 15 anos escreveu pedindo ajuda, expressando uma aflição comum que você já pode ter vivenciado. Sua mãe nos relata: "Desejamos que ela maximize seus talentos dados por Deus, mas queremos também manter uma agenda familiar realista, pois estamos começando a ficar cansados de seus ensaios, concertos e outras atividades extracurriculares".
Curran respondeu, enfatizando a necessidade de equilíbrio na vida de sua filha e nas atividades familiares. Eu gostaria de compartilhar sua sugestão prática, uma vez que este é um problema comum hoje em dia:
Uma das tarefas dos pais é ajudar seus filhos a controlarem-se, mantendo assim a família saudável. Aos 15 anos, sua filha ainda não compreende que não pode fazer todas as coisas que deseja. E, sendo tipicamente egocêntrica nesta idade, ela não sente uma grande responsabilidade com o resto da família. Sugiro que você e seu marido estabeleçam uma quantidade apropriada de horas semanais para as atividades de sua filha, sem colocar em risco a sua saúde e o bem-estar da família. Permita então que ela escolha as atividades com as quais gostaria de gastar estas horas.
Esta limitação forçará o estabelecimento de suas prioridades, habilidade que muitos de nós só aprendemos mais tarde. Temos visto cada vez mais sinais de estresse e desânimo nas crianças, os quais eram reservados apenas para os adultos. Na verdade, o que você cita é um tipo de compulsão que, com freqüência, leva os adolescentes à anorexia, perfeccionismo e depressão. Por mais que desejemos a felicidade e excelência de nossos filhos, todas as suas habilidades dadas por Deus não precisam ser experimentadas e dominadas em um ou dois anos. Além do mais, manter a saúde e o bom senso da família é tarefa sua; você é responsável pelo controle das atividades de sua filha. Certamente, ela resistirá, mas espero que você permaneça firme para o bem de toda a sua família.

Ajudando Seus Filhos a Serem Organizados
É útil ser organizado em cada área da vida, porém o mais importante é ajudar os nossos filhos a serem organizados com seus trabalhos escolares. Uma vez que se habituem a organizar seus compromissos e projetos, eles poderão ver o valor da organização em sua vida pessoal, nas conquistas espirituais e eventualmente em sua vida profissional. Eis algumas formas como você pode ajudar seu filho a ser mais organizado na escola:
Dê a seu filho um calendário de bolso, onde ele possa anotar as datas dos exames e seus compromissos. Assegure-se de que ele tenha espaço suficiente no seu verso, no qual possa elaborar uma lista de seus compromissos, itens necessários para a aula, lembretes de perguntas a fazer para os pais etc. Isto reforçará o planejamento.
Caso seu filho tenha prazo para entregar algum projeto, ajude-o a traçar seu plano no calendário de bolso, dividindo-o em pequenas partes para que a tarefa possa ser gradualmente completa durante o prazo, causando menos estresse à família. Isto o ajudará a aprender sobre gerenciamento de tempo.
Ajude seu filho a organizar o material necessário para as aulas (caneta, lápis, papel, borracha, calculadora, régua etc). Mantenha estes itens e as tarefas escolares em um local específico no quarto de seu filho, assim eles estarão sempre acessíveis quando necessários, por exemplo, ao se dirigir à escola na manhã seguinte. Quando você assinar papéis, coloque-os sempre em um local determinado, junto com o lanche ou o dinheiro para que possam ser devolvidos. Isto previne o esquecimento das coisas e ensina responsabilidade.
Ajude seu filho a estudar para as provas. Assegure-se de que a matéria seja lida e compreendida, exercícios feitos etc. Faça uma revisão na noite anterior ao teste e pela manhã. Certifique-se de que seu filho tomou um café equilibrado e vestiu roupas confortáveis, a fim de que não haja distrações durante a prova. Um encorajamento extra dos pais é também muito útil!

Habilidades de Escrita
Imagine como a vida seria difícil se você não pudesse escrever. As habilidades de escrita são tão importantes quanto às de leitura; não podemos estabelecer uma comunicação eficiente sem elas. Em todas as sugestões que tenho feito ao longo deste capítulo, a escrita tem servido como um propósito-chave: escrever seus objetivos, fazer listas, colocar seus planos em um calendário, organizar seu tempo. A escrita é também a chave para estratégias de estudos efetivos.
Há muitos tipos de escrita:
Acadêmica (papéis, testes, provas).
Anotações.
Profissional.
Social.
Negócios pessoais e correspondência.
Preenchimento de formulários.
Comunicação prática (deixar recado para os membros da família, fazer listas etc).
Criativa e terapêutica
Estudo espiritual.
Seu filho, sem dúvida alguma, usará cada um destes tópicos no decorrer de sua vida. A maneira como ele se comunica através da escrita pode ser a chave para seu futuro sucesso, tanto em sua formação escolar como para conseguir e manter seu emprego.
A escrita não é uma tarefa interna e externa. Ela está intrinsecamente relacionada com o processo de raciocínio. As palavras fluem à mente e, para estabelecer uma comunicação eficiente, elas precisam ser claras, coerentes e organizadas. Você pode encorajar seu filho a desenvolver estas habilidades, criando oportunidades para que ele escreva. Eis algumas idéias a considerar:
Um bilhete de agradecimento para a vovó.
Uma lista de presentes que ele gostaria de ganhar no Natal.
Listas de afazeres.
Diário pessoal.
Uma história para acompanhar a pintura que ele desenhou.
Um final diferente para a história que escreveu.
Assegure-se de dar ao seu filho todo o tempo e local necessários, a fim de que ele possa escrever e pensar claramente. Ele deverá aprender a gostar mais de escrever se você fornecer "tópicos reais", ao invés de imaginar assuntos artificiais. Focalize algo pelo qual ele tenha interesse, ou lido, talvez, a fim de estimular as idéias.
Para ajudar seu filho a iniciar, faça-lhe algumas perguntas. Por exemplo, se ele estiver escrevendo uma carta para a vovó, você pode perguntar: "O que você tem feito ultimamente? O que achou disto? Com quem você fez tal coisa? O que foi mais divertido? Onde você está planejando ir?" Lembre-se das perguntas básicas, quem, o quê, quando, onde, como e por quê — essenciais ao estímulo da escrita.
É necessário muita prática para uma aprendizagem efetiva da escrita. Você pode ajudar seu filho a desenvolver esta habilidade promovendo várias oportunidades e encorajamentos que sejam construtivos (seja cuidadosa para não desencorajá-lo). Fazendo perguntas (ao invés de proferir comentários negativos), você pode ajudá-lo a enxergar áreas onde possa expandir e revisar seu primeiro rascunho para fins de aprimoramento. Caso você desenvolva em seu filho o hábito de escrever pelo menos dois ou três esboços antes da versão final, ele não se sentirá fracassado quando você fizer sugestões de modificações.
Tudo que você precisa fazer é providenciar local, tempo e material para que ele escreva, tais como caneta e papel. Você deverá também responder de maneira encorajadora e positiva ao seu trabalho, elogiando-o por sua realização final. Talvez, precise fornecer algumas idéias para que ele possa iniciar, mas se conseguir resistir à tentação de escrever ou reescrever por ele, seu filho provará o sentimento de responsabilidade, realização e propriedade do projeto.

Estratégias de Estudo
Há muitas estratégias para ajudar seu filho a aprender de maneira mais efetiva. Pessoalmente, descobri que as estratégias abaixo são mais eficientes. Tenho usado esta tática de forma acadêmica, profissionalmente e com estudo bíblico.
Assegure-se de que seu filho possui tempo suficiente para concentrar-se no assunto.
Selecione um ambiente no qual ele se sinta à vontade. Você pode preferir discutir, se a música pode distraí-lo ou não e, se for permitido, que tipo de música pode ser tocada. Pessoalmente, não acho que qualquer som possa auxiliar, principalmente se for proveniente da televisão.
Antes de iniciar o estudo, deixe que a criança se familiarize com o material. Leia a última capa do livro. Veja a introdução. Compreenda os assuntos nele contidos. (Ao estudar os livros da Bíblia, veja quem é o autor, para quem foi endereçado, quando foi escrito, os pontos-chaves etc.)
A seguir, comece a ler o material com uma caneta marca-texto em mãos (se o livro for seu). Marque apenas os pontos mais importantes, conceitos-chaves e itens que possam cair na prova (datas, listas, definições etc).
A medida em que a criança lê o livro, relendo-o, pode também fazer anotações observando os pontos ressaltados. Esta prática dependerá da rapidez com que a criança estiver compreendendo a direção e organização do texto. Uma palavra sobre anotações:
Alguns professores possuem métodos específicos para anotações que podem ser seguidos. Estas anotações podem requerer sentenças completas ou apenas frases, pontos destacados que possam ser sempre múltiplos (não há ponto A sem o ponto B), um perfil específico etc. Sendo assim, a criança deve adequar-se às exigências do professor e, caso não existam, ela estará livre para desenvolver seu próprio sistema. As idéias a seguir podem ser úteis:
Acho mais fácil traçar um perfil em minha mente ao invés de completar frases. Por exemplo: um tópico (A) seguido de subpontos (1,2,3). Estes devem ser rotulados (a, b, c), então separados em i, ii, iii. O tópico a seguir deve ser B, seguido por 1, 2, 3 etc. Você pode ajudar seu filho a desenvolver o melhor sistema para o material que está sendo organizado.
A criança pode preferir fazer abreviaturas para as palavras usadas com mais freqüência, e os esboços podem ser grifados, enfocando as áreas mais importantes.
Após tomar notas e grifar, ajude a criança a fazer algumas fichas de arquivos. A própria elaboração das fichas já é útil. Descobri que as fichas de arquivo são a melhor maneira para o meu aprendizado.
De um lado da ficha, faça uma lista dos tópicos chaves, então defina-os ou faça uma listagem dos subpontos mais importantes no outro lado. Além disso, liste um subponto como dica de um lado, com subpontos no verso. A criança pode também formular questionários e colocar as respostas atrás da ficha, ou fazer uma lista de datas na parte da frente e o que aconteceu em tal data no verso. Use o material para sublinhar quando desenvolver estas fichas.
Então, reveja as fichas tanto na ordem certa quanto invertidamente várias vezes (deixe que seu filho ache por si mesmo a dica para lembrar a resposta certa e vice-versa, diga o assunto e peça que se lembre da dica). Após revisar as fichas diversas vezes, seu filho saberá rapidamente muitas respostas. Faça uma pilha com as fichas. Pegue uma por vez, até que todas sejam memorizadas. Pegue uma a uma, aleatoriamente e reveja as questões da ficha.
Assegure-se de que seu filho reviu as fichas antes de dormir. A mente continua a "estudar" enquanto descansamos. Eu costumava acordar com uma questão em mente e rapidamente a procurava e não mais esquecia.
Reveja as fichas pela manhã e antes da prova. Caso a matéria seja incluída na prova final, guarde os cartões.
Uma vez que não há meios de saber exatamente quais questões cairão na prova, encoraje seu filho a apreender conceitos e fatos ao invés de memorizar respostas específicas para questões específicas. Estes conceitos e fatos podem ser usados para construir uma resposta na hora da prova.
Algumas crianças acham útil estudar em grupos (interrogar um ao outro, pesquisar respostas difíceis etc), enquanto outros não. Caso seu filho deseje estudar em grupo, certifique-se de que isto realmente procede. Quando as crianças possuem bons amigos que estão interessados em aprender, este interesse ajudará a motivá-los. Entretanto, quando eles têm amigos desinteressados, estes provarão ser uma má influência.

O Papel da Família
O encorajamento entre os familiares exerce grande influência na habilidade de estudo da criança e no seu sucesso acadêmico. Os pais podem ser grandes encorajadores e oferecer instruções práticas para o desenvolvimento das habilidades específicas de estudo. Você também pode ajudar seu filho a avaliar as realizações ou falhas em sua aprendizagem, criando uma estratégia para o futuro. Por exemplo, caso seu filho tenha feito um bom exame, discuta quais elementos o ajudaram a ser bem-sucedido. Como estudou? Como organizou seu tempo e material? Isto reforçará o valor das habilidades de estudo utilizadas em prol do sucesso. Quando ele falhar em um teste, discuta como se preparou. De que modo a matéria poderia ter sido efetivamente aprendida? Que habilidades de estudos poderia praticar no futuro para alcançar o sucesso?
O que é considerado sucesso ou fracasso varia de uma criança para outra. Um aluno A que tira B, pois não se incomodou em estudar, não foi bem-sucedido. Por outro lado, um aluno B ou C que estudou muito e tirou um B obteve sucesso ao dar o melhor de si. Podemos encorajar nossos filhos a se dedicarem ao máximo, não importando o significado disto para uma formação posterior. Eles sabem quando falham. Podemos, então, encorajá-los a dar o melhor de si da próxima vez, ajudando-os a encontrar estratégias mais específicas de estudo.
As famílias podem apoiar os esforços dos alunos de muitas formas:
1. Encontrando desculpas com raciocínio lógico. Explique o valor do estudo e por que a matéria será útil para ele. Ao invés de dizer "faça isto", ajude a criança a ver a importância.
2. Imponha regras domésticas para que haja estudo. Desligue a televisão caso ela não seja permitida durante o período de aprendizagem. Caso encontre o aparelho ligado novamente, tire-o do aposento. Permita que a criança controle o ambiente e decida quando estudar, desde que esteja agindo de forma responsável.
3. Ajude-a a gerenciar seu tempo para equilibrar esportes, lições de casa e diversão.
4. Ajude a criança a planejar seus estudos para uma prova e completar os deveres sem a pressão de última hora.
5. Estabeleça prioridades, tais como não ver televisão até que a lição esteja completa.
6. A maioria das crianças precisa em média de duas horas para efetuar as lições de casa e alcançar as melhores notas.
7. Os irmãos devem fazer silêncio, respeitando o ambiente de estudo (não interromper ou aumentar o volume do som no quarto ao lado).
8. Ensine seus filhos a possuírem boas habilidades de estudo e não se distraírem. Conscientize-os de que agindo assim levarão metade do tempo para estudarem!

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Por que o trabalho duro é valioso? O que você descreveria como exemplo?
Escrituras: Provérbios 20.4; 2 Timóteo 2.15; 2 Tessalonicenses 3.10; Colossenses 3.23.
Discussão: O que Deus fala sobre os que trabalham duro? O que acontece com as pessoas que não trabalham? E se você não gosta do trabalho ou da pessoa para quem trabalha, qual é o seu procedimento?
Aplicação: Leia o exemplo a seguir:
John e Dave trabalhavam em uma loja de departamentos. John trabalhava oito horas por dia e cumpria o seu dever. Quando terminava de estocar as prateleiras, esperava pelo chefe que vinha lhe dar outras tarefas. Dave também trabalhava oito horas por dia. Quando terminava de estocar as prateleiras, olhava ao seu redor para ver se havia mais alguma coisa a ser feita. Ele trabalhava colocando preço em algumas camisetas. Quando alguém precisava ficar até mais tarde, Dave sempre era voluntário. Abre-se nova vaga, representando uma promoção. O chefe precisa decidir entre John e Dave.
1. Se você fosse o chefe, a quem promoveria? Por quê?
2. Você é mais parecido com John ou Dave?
3. Cada pessoa escolhe uma área na qual gostaria de trabalhar duro. Quais são as formas práticas para ser mais eficiente?

Conclusão

Quando nossos filhos enfrentam a tentação, oramos para que tomem decisões cristãs. Ao nos empenharmos em ensinar a disciplina através do exemplo de nossa vida, estamos ajudando a construir seu caráter e crescendo juntos.
Os princípios bíblicos ressaltados neste livro podem ajudar nossas famílias a viver uma vida de sucesso para o Senhor. Ao obedecermos e seguirmos a Palavra, nosso guia de vida, seremos beneficiados e compreenderemos melhor como proteger e educar nossos filhos.
Apesar das influências negativas e filosofias não-cristãs encontradas na sociedade, podemos ajudá-los a conquistar e usar suas habilidades para a glória de Deus.
Se seguirmos o plano do Senhor para treinar nossos filhos (ao invés de seguirmos o plano promovido pelos bem-intencionados psicólogos), poderemos colocá-los no piloto automático e descansar, seguros de que fizemos o melhor possível para encorajá-los a tomar decisões cristãs e viver uma vida de sucesso. Quanto mais cedo tem início o treinamento bíblico, mais efetivos serão nossos esforços. Portanto, não desista — nunca é muito tarde!
Lembre-se, fazemos o melhor possível, mas nunca devemos levar os revezes muito a sério. Sempre teremos dificuldades em algumas áreas, todavia isto não faz de nós, pais, um fracasso. O Senhor conhece os corações e abençoará nossos sinceros esforços.
Nenhuma área da paternidade é fácil, mas cada uma delas pode ser divertida. Ao ensinar, encorajar, dar exemplo, orar por eles, disciplinar e, acima de tudo, treiná-los, você estará ajudando-os a evitar as tentações negativas deste mundo, dando-lhes o maior presente: sucesso ao viver uma vida cristã que lhe traga recompensas eternas!
Cada família pode alcançar o sucesso. Assim, continue tentando; você ficará feliz quando, naquele dia final, ouvir o Senhor dizer: "Bom trabalho, servo bom e fiel". Oro para que o Senhor esteja com você ao executar estes princípios de treinamento.
Deus o abençoe.

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