1 de setembro de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 11


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Televisão: O Grande Intruso

Televisão, se não controlada, torna-se a maior influência externa e intrusa nos lares, causando danos tremendos à nossa união, aos valores e ao desenvolvimento de nossos filhos. Certa vez, uma velha amiga minha a denominou "a droga em forma de aparelho".
Certamente, a televisão também possui seus benefícios. Minha família gosta muito dos programas do Discovery Channel; um canal que apresenta descobertas em todo o mundo; onde aprendemos muito sobre história, consertos domésticos, habilidades e outros. Alguns programas de aprendizado infantil podem ser benéficos; todos concordamos que notícias, alguns programas de entrevistas e discussões políticas sejam informativos. Mesmo algumas comédias saudáveis podem fornecer algum divertimento relaxante.
A chave para extrair o melhor, quando nossa família assiste televisão, é selecionar cuidadosamente a qualidade dos programas e moderar a freqüência.
Infelizmente, em muitos lares a televisão permanece ligada quase todo o tempo, e as crianças são os primeiros espectadores e selecionadores da programação. A media tempo em frente à telinha é de sete horas por dia! Uau! Quem você pensa ser o exemplo das crianças nestas famílias?
Na América, as crianças de três anos de idade assistem TV tanto quanto uma criança de dez anos — uma proporção de trinta horas por semana! Isto significa que, quando a criança iniciar o primeiro grau, terá assistido mais de cinco mil horas de televisão. (Aos sete anos, terá visto aproximadamente quinze mil horas de programação.)
Bem, e se estas cinco mil horas forem de programas educacionais de qualidade? Seria tal quantidade apropriada? Pessoalmente, penso que não. O que a criança assiste! importante, mas o que está perdendo também. Uma criança que assiste televisão por muito tempo não pode ler, brincar fora de casa em companhia de outras crianças, interagir intimamente com os pais em oportunidades criativas, participar de jogos bíblicos ou realizar projetos de arte. A criança não desenvolve suas habilidades sociais e de imaginação enquanto assiste à TV.
Os adolescentes passam em média vinte horas por semana assistindo televisão. Enquanto a quantidade de tempo tem diminuído, devido ao aumento das atividades escolares e extracurriculares, a qualidade de tal contemplação costuma piorar. Vídeos musicais e filmes, suas escolhas preferidas — são, na maioria, temas mundanos censuráveis.
Que mensagens estão recebendo os adolescentes espectadores destes programas? Sexo, violência e drogas são temas populares em vídeos musicais e muitos filmes. Talvez o mais surpreendente para os pais sejam as mensagens políticas liberais que estão literalmente doutrinando nossa juventude. Sente-se e assista durante 15 minutos aos canais que passam clips musicais, ou então, para os assinantes TV a cabo, sintonizem na MTV — garanto que ficarão chocados.
Nossos filhos estão recebendo mensagens "politicamente corretas" sobre ambientação, religião mundial (a Nova Era), aborto e controle de natalidade. Eles estão sendo manipulados através de atos políticos liberais, evidenciados pelo sucesso da campanha feita pela MTV em 1992 "Get out the Vote" (Anule seu voto!), onde os espectadores foram sujeitos a informações tendenciosas sobre os candidatos e encorajados a votar em Bill Clinton.

Os Perigos Ocultos da TV
O dano mais evidente causado pela TV é sobre os valores familiares. O que exerce grande influência sobre os valores de seu filho? Qualidade de tempo gasta com você ou tempo gasto assistindo aos programas?
Com certeza, os efeitos sobre o desenvolvimento moral da criança e a representação de violência e sexo são as maiores preocupações. Mas, a televisão também causa males à sua família em outras importantes áreas que não são normalmente discutidas.
A televisão denigre os valores religiosos, tornando-os ausentes das famílias telespectadoras (ou ridicularizando abertamente a religião). Deus é raramente descrito sob o aspecto positivo, e o cristianismo visto apenas como "religião", não como um relacionamento dinâmico. As crianças facilmente concluem que sua família é "estranha" por dar tanta ênfase a Jesus e à igreja, uma vez que as famílias da televisão ("todas as outras pessoas") não vivem como sua família.
A televisão inibe o desenvolvimento do vocabulário. Mesmo os programas educacionais são aproveitáveis apenas após certo grau de escolaridade. A leitura desenvolve o vocabulário, não a TV.
A televisão causa os efeitos opostos da leitura; serve para encurtar o período de atenção do espectador e não proporciona tempo para reflexão.
A televisão é anti-social. A família que assiste à televisão em conjunto, não está realmente interagindo; cinco pessoas podem passar horas juntas e mal se falarem. A criança que assiste TV extensivamente acredita que os personagens são "amigos".
Os telespectadores são privados de fazer perguntas durante a discussão.
A TV baseia-se em imagens e emoções, fazendo oposição à leitura e reflexão. Isto reprime o desenvolvimento intelectual e a criatividade.
A TV sufoca a imaginação, uma vez que nada resta à própria criatividade do espectador. Durante a leitura, a criança precisa imaginar ao menos como são os personagens e os lugares. Ao escrever ou desenhar, a imaginação é completamente ativa. Esta habilidade é importante para o desenvolvimento educacional da criança, como à sua carreira e vida pessoal.
Em um estudo realizado há alguns anos, a televisão foi a segunda colocada como causa da desarmonia familiar. Muitos de nós podem familiarizar-se com isto, a começar pelo fato de quem tem a posse do controle remoto
A TV cria uma falsa visão da realidade. Isto é verdadeiro, sobretudo, no tocante às crianças mais novas, que não desenvolveram a habilidade de distinguir a fantasia da realidade. Quando vêem o Popeye ser esmagado e após alguns minutos estar vivo novamente, confundem o conceito de mortalidade.
A televisão causa um crescimento instantâneo na criança, através de programas contendo assassinato, estupro guerra e violência (a luta é predominante nos desenhos! As crianças têm sua inocência roubada.
O Medical Society Journal (Jornal Médico da Sociedade) sugere outros efeitos nocivos:
O pior dano causado pelas telas de televisão não está apenas no comportamento que produz, mas também no que obstrui.
Como já mencionei, pense sobre as atividades que nossos filhos perdem ao optar por assistir televisão:
Leitura.
Diálogo sobre acontecimentos.
Esportes e atividades.
Brincadeiras infantis.
Parquinho.
Tarefa de casa.
Responsabilidades.
Afazeres domésticos.
Desenho e pintura.
Passatempos.
Montagem de brinquedos.
Passeios de bicicleta.
Caminhada.
Costura.
Diversão familiar.
Discussão teológica ou política.
A lista é quase interminável. Penso que todas estas coisas contribuem para o futuro de nossos filhos. As memórias são formadas através de atividades e experiências da vida real, não por programas de televisão.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. (Ef 5.15,16)
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra, (Cl 3.2)
Estes versículos nos oferecem um ótimo conselho e convém que nos perguntemos onde estão nossos pensamentos. Onde estão os pensamentos de nossos filhos? Se eles estão assistindo televisão, que mensagens estão recebendo? O foco deles está no Senhor, ou a televisão faz com que focalizem os valores terrenos, idéias mundanas de sucesso e pecados? Esta é a melhor maneira de "tirar um ótimo proveito de cada oportunidade" durante nossos limitados dias na Terra?

Exercendo o Controle sobre a Televisão
Como você pode neutralizar a influência da televisão controlar este intruso? Eis algumas dicas para ajudar. Estou certa de que você já possui alguns bons sistemas.
1. Ofereça você mesmo no lugar da televisão. Seus filhos preferem passar momentos com você de qualquer maneira!
2. Estabeleça um calendário (incluindo jogos computadorizados), no máximo dez horas por semana, com seleção aprovada pelos pais. Já ouvi muitos sistemas diferentes para este controle. Eis alguns:
No início da semana, peguem o guia de TV e juntos determinem que programas estarão disponíveis e aprovados para serem vistos.
Compre um rolo de etiquetas e dê a cada filho uma quota semanal, valendo meia hora de televisão (programação previamente aprovada, e permitida somente após , tarefas de casa, quando os afazeres forem completados
Mantenha uma caderneta para os programas que a criança assistir, com espaços suficientes para preencher tempo repartido.
Lembre-se de manter a seleção de programas, pois é muito importante. As limitações precisam ser estabelecidas monitoradas. Você pode desejar desenvolver uma lista de "programas aprovados".
3. Assista, pelo menos, metade do programa que seu filho está vendo, para que possa realmente saber os tipos de mensagens recebidas através de cada programa.
4. Lembre-se, você é o exemplo! Você é um telemaníaco? Seu filho pode seguir os seus passos.
5. "Longe dos olhos, longe do coração" — esta frase merece ser refletida. Se o seu televisor é mantido em local reservado, ao invés de ser proeminente na sala de estar, ela não vem à mente com tanta freqüência. Caso esteja em local menos evidente, as crianças têm menos acesso. Quanto mais conveniente for sua localização, mais será usada. Por exemplo, se a criança possui seu próprio aparelho de TV no quarto, é muito mais difícil o controle. Se os brinquedos também são mantidos em aposento separado da televisão, as crianças não terão uma sala de brinquedos barulhenta enquanto estiverem brincando
6. Quanto à aprovação de programas, eu sugeriria que você adquirisse alguns vídeos para crianças, disponíveis no no mercado evangélico como no secular. Alguns desenhos de Hanna-Barbera e outros apresentam histórias bíblicas. Estão surgindo muitos programas novos no mercado; apenas assista ao produto uma vez, para assegurar-se de sua aprovação, então deixe-o disponível aos seus filhos. Freqüentemente, tornam-se os favoritos.
7. Tire proveito dos momentos em que a família se reunir para assistir a um programa educacional na televisão; discutam-no e corrijam qualquer informação falsa.
8. Eu gostaria de sugerir que o uso da televisão não fosse uma recompensa. Esta prática valoriza a TV, estabelecendo-a como algo desejado. É preferível ignorá-la enquanto realiza outras atividades, o que soa divertido.
9. Quando seu filhos quiserem assistir à televisão, peça-lhes que primeiro pensem em três atividades para substituí-la. Talvez, não tenham se esforçado para alguma idéia melhor. O fato de apenas pensarem sobre o assunto pode motivá-las. Ou você pode sugerir: "Pensei que vocês iriam dizer que desejavam..."
10. Monitore os programas que seus filhos estão assistindo na casa dos amigos. Isto é mais difícil, porém pode ser feito através de questionamento súbito. Credite este tempo em suas cadernetas e tente saber exatamente a que têm sido expostos.

Uma Palavra sobre Computadores e Videogames
A discussão sobre televisão não seria completa sem mencioná-los. Estas atividades também requerem tempo em frente ao monitor. Alguns jogos podem ser usados como ferramentas valorosas para o aprendizado, utilizando estratégia e coordenação, mas estas habilidades também podem ser desenvolvidas através de outros trabalhos.
O tempo gasto com o Nintendo ou outros jogos dever ser contado como assistir televisão. Tenho certas preocupações quanto ao uso destes jogos compartilhados. Muitos videogames giram em torno de fantasias misteriosas: Bruxas, magos e espíritos com poderes demoníacos são utilizados. A Bíblia nos adverte várias vezes para evitar qualquer aceitação ou envolvimento com o oculto. Estes jogos podem ser apenas "fantasia", mas creio que podem ser espiritualmente perigosos.
Os pais se preocupam com o aumento da violência em muitos videogames e opõe-se às mudanças de comportamentos observadas nas crianças, após prolongada exposição a quase todos os computadores ou jogos eletrônicos As crianças freqüentemente tornam-se atormentadas por dominar o jogo ou começam a imitar o comportamento dos personagens.
Outra preocupação é a exposição prolongada aos terminais de vídeo, os quais podem ser prejudiciais à sua saúde. Robert A. Mendelson, último presidente da American Academy of Pediatrics Committee on Communications, diz |que não há problemas quanto ao uso de computadores pelas crianças em um curto espaço de tempo por dia. Mas "A combinação de tempo do uso do computador, assistir TV e jogar videogames deveria ser limitado a uma ou duas horas diárias na vida da criança... Ela deveria ter uma ocuparão mais ativa, ao invés de atividades passivas no decorrer tio dia".
Todos já vimos estudos sobre problemas de saúde associados ao uso compulsivo de computadores pelos adultos, incluindo fadiga nos olhos, erupções cutâneas e danos causados por movimentos repetitivos. Como escritora, passo muito tempo ao computador e posso atestar minhas próprias dores de cabeça, nas costas, cansaço, esforço nos olhos e artrites! Certamente, estes danos são igualmente inerentes ao uso de computadores pelas crianças.
Norma Miller, uma consultora de meio-ambiente para escolas, adverte: "Sabemos que as crianças são cinco a dez vezes mais vulneráveis à radiação que os adultos". Se seus filhos usam freqüentemente um computador doméstico, assegure-se de que este esteja instalado corretamente, a fim de minimizar os riscos.
Robert L. Becker, professor da State University of New York Upstate Medicai Center é uma autoridade em efeitos biológicos de eletromagnéticos, diz que os passos práticos para atenuar tais exposições durante o uso do computador são necessários desde que a criança esteja em fase de crescimento e tenha um nível constante de multiplicação das células em seus corpos. Uma loja de computadores local poderá ajudá-lo.
Esteja alerta também ao que seus filhos estão aprendendo através dos programas interativos para computadores, especialmente os que tratam de criatividade e tomada de decisão. Alguns destes programas podem não estar de acordo com seus valores cristãos, dirigindo os alunos através do processo de "esclarecimento de valores" rejeita a autoridade paternal ou leva-os a uma viagem! "visualização criativa" ao estilo Nova Era. As redes de computadores, tais como a Internet podem também causar tentação de navegar por oportunidades não-cristãs como a| pornografia.
Estar acima de todas estas coisas é a chave para o equilibro!

Trazendo-a para casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capitule para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.;
Abertura: Esta noite falaremos sobre televisão. Que tempo você passa diariamente em frente à Tv? (Escreva o tempo de cada pessoa.) Por que você assiste à TV?
Escrituras: Romanos 8.5; Colossenses 3.2; Efésios 5.15,1
Discussão: Que tipo de programas vemos na televisão Que impressões nos causam? Eles demonstra um estilo de vida cristão ou uma visão de sucesso? Que tipo de coisas deveríamos pensar? Como podemos viver com sabedoria e tirar o maior proveito de cada oportunidade"?
Aplicação: 1. Pegue o papel onde você escreveu que tempo cada pessoa assiste à televisão por dia. Adicione estas figuras para completar o total familiar diário. Então, multiplique por sete, para ver quantas horas de TV sua família assiste por semana. Agora multiplique este número por 52, a fim de saber quantas horas de televisão sua família assiste por ano. É assustador, não?
2. Discutam o significado desta afirmação: "O pior dano causado pelas telas de televisão está não apenas no comportamento que produz, mas também no que obstrui". Pense em recordações felizes. Elas envolvem programas da televisão, ou atividades verdadeiras? Quais são realmente divertidas?
3. Discutam como sua família regulará a assistência da televisão, então comecem a agir. Cada pessoa lista cinco coisas que gostaria de fazer ao invés de assistir à TV. Guarde a lista para referência posterior.

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