31 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 10


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Como Ser Bom Exemplo

Os filhos imitam seus pais. Todos nós já vimos o fenômeno das pequenas garotinhas de quatro ou cinco anos que repentinamente "precisam usar os mesmos penteados e as mesmas roupas" para que possam "ser como a mamãe". Ou o filho de sete anos que desmonta a enceradeira para "consertá-la como o papai faz". Imitar a mamãe e o papai é muito importante no desenvolvimento da criança. Isto habilita a menina a aprender ser mulher, ver o que faz uma esposa; conhecer como é ser mãe e cuidar da casa. Pequenos meninos, imitando seus pais, aprendem a ser um pai — "agir como homem", usando sua força, e como tratar as mulheres.
A imitação pode ser mais evidente nas crianças pequenas ao representarem os comportamentos paterno e materno ou (para a surpresa da mãe) realmente desejarem ajudar e aprender o ofício de dona de casa! Mas o processo continua durante o relacionamento de pai para filho. Garotos adolescentes tratarão suas namoradas com o mesmo respeito e modos (ou falta de ambos) que observem no tratamento de seu pai para com sua mãe. Uma adolescente pode imitar a meiguice de sua mãe ou seus flertes promíscuos. Eventualmente, nossos filhos desenvolverão o relacionamento matrimonial baseados, em parte, nas observações de nossos casamentos; até mesmo formarão opiniões sobre o estilo de vida adulto, a partir do que vêem em seus próprios pais.
É impossível enfatizar excessivamente a importância de sermos bons exemplos. As Escrituras enfatizam claramente este impacto e nos instrui neste sentido.

Que Tipo de Exemplo Eu Deveria Ser?
Na verdade, há dois tipos de exemplos: os daqueles que demonstram um estilo de vida cristão e os dos que não o fazem. Vemos o impacto do exemplo de paternidade negativa demonstrado nas Escrituras:
E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar em Samaria, no ano dezessete de Josafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel. 1 (1 Rs 22.52)
Antes, andaram após o propósito do seu coração e após os baalins como lhe ensinaram os seus pais. (Jr 9.14)
Também este (Acazias) andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente. (2 Cr 22.3)

Estes exemplos apontam crianças mal-educadas. Deus culpa inteiramente seus pais que falharam por não possuir exemplo de santidade e estilo de vida correto e agradável ao Senhor. Todos conhecemos exemplos trágicos dos tempos modernos: o mau exemplo por parte dos pais, casamentos desfeitos, abuso infantil, álcool, uso de drogas, comportamento irresponsável e ateísmo. Vemos crianças pequenas usando um vocabulário baixo e intimidando outras, pois estão imitando o comportamento visto em seus pais.
A tragédia de abuso infantil, passada de geração à gerarão, ilustra perfeitamente o dano causado pelo exemplo paternal negativo. Mesmo quando a criança mais velha percebe quão terrível é o abuso e determina não repetir tal ato, ele (ou ela) com freqüência encontra-se abusando de seus próprios filhos, imitando o que ocorrera no passado. Como explicar este comportamento? O treinamento coloca .a pessoa no piloto automático. Suas reações ou ações iniciais serão de acordo com o treino, por exemplo, os primeiros exemplos que observou. Este treinamento é difícil de ser quebrado, quer seja bom ou mau. Os pais cristãos deseja que seus filhos recebam um treinamento positivo e cristão, para que sejam colocados no piloto automático quando tentados pelo pecado. Acho que a maioria das pessoas gostaria de ser o tipo de exemplo indicado na Bíblia. As gerações futuras estão realmente afetadas pelos pecados ou exemplos de ações incorretas cometidas por seus pais e avós. Paulo disse a Timóteo:
Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua vó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. (2 Tm 1.5)
Deixe que isto sirva de encorajamento também para os avós! Talvez você esteja desapontado pelo exemplo que seus filhos estejam dando para seus netos. Saiba que você pode exercer um tremendo impacto através de seu exemplo cristão. E, caso seus filhos estejam fazendo um ótimo trabalho, você pode reforçar os exemplos deles através de suas atitudes.

Mais Precisamente, como Posso Ser um Bom Exemplo?
Desejamos ser bons pais e bons exemplos para nossos filhos, porém, algumas vezes é difícil saber como alcançar estes objetivos em termos práticos. A Bíblia nos oferece guia saudável, instruindo-nos exatamente a sermos exemplos. Há cinco áreas de maior importância. Como pais, deveríamos dar exemplo aos nossos filhos de:
Um estilo de vida cristão.
Verdadeiros servos.
Integridade.
Sucesso.
Um casamento santificado.
Não somos os únicos exemplos; nós mesmos estamos seguindo outros modelos. Se eu precisasse decidir por deles e agisse de maneira semelhante, teria grandes problemas. Felizmente, tenho um exemplo perfeito a seguir - Cristo. Talvez seus pais não tenham sido ótimos exemplos — quem sabe nem eram cristãos; mas agora você deseja ser um modelo de Cristo para seus filhos. Não é mais necessário imitar seus pais. Como cristãos, o exemplo dado por sei Pai celestial toma o lugar de qualquer modelo terreno (quer seus pais tenham sido ou não um bom exemplo), uma vez que somente Ele e Jesus são perfeitos.
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em ame como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nó em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Ef 5.1,2)
Precisamos imitar o exemplo de Deus. Através de Cristo recebemos o modelo de humanidade divina; a santidade perfeita. Se obedecermos este versículo e "andarmos em temor" como Cristo fez, dedicando nossas vidas ao Senhor como sacrifício vivo, seremos grandes exemplos para nossos filhos. Quanto mais semelhantes forem nossas vidas à Cristo, melhores modelos seremos — automaticamente! Certamente, não importa o quanto tentemos, nunca conseguiremos nos igualar à glória de Cristo. Somos seres humanos pecadores e passíveis de erros. Este é um dos maiores benefícios em seguir seu exemplo: seus filhos verão quem você imita e seguirão seu modelo. Posteriormente, também aprenderão a imitar Cristo. Segui-lo acima de todas as coisas pode ser encorajador tanto à instrução como ao exemplo.

Um Estilo de Vida Consistente
Seu estilo de vida diário, a maneira como você interage com outras pessoas e sua família, bem como lida com os ditos e baixos, refletem seu relacionamento com o Senhor. Nossos filhos desenvolvem os mesmos hábitos e atitudes assistindo nosso procedimento. Eles saberão (ou concluirão), pela consistência desses atos, se somos verdadeiros modelos em Cristo — tentando verdadeiramente andar em santidade — ou hipócritas. Eles, então, seguirão nossos exemplos. É quase inevitável.
A Bíblia oferece exemplos do estilo de vida que deveríamos exemplificar para nossos filhos:
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. (Cl 1.10)
Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. (1 Jo 2.6)
E ainda quero acrescentar isso, queridos irmãos: vocês já sabem como agradar a Deus em sua vida diária, pois conhecem as determinações que lhes demos da parte do próprio Senhor Jesus. Agora nós suplicamos — sim, exigimos de vocês em nome do Senhor Jesus, que vivam cada vez mais próximos daquele ideal. (1 Ts 4.1,2, A Bíblia Viva)
Precisamos seguir o exemplo de Cristo. Para isto, é necessário aprender sobre sua vida, observar suas atitudes e obedecer suas instruções. Ser um bom exemplo para nossos filhos requer que estejamos na Palavra, estudando os exemplos de Jesus no Novo Testamento em constante oração e louvor, buscando a vontade de Deus para nossas vidas. Lembre-se, nossos filhos fazem o que fazemos, não o que dizemos — sempre!
Viver o estilo de vida cristão como Deus nos chamou, obedecendo-lhe e buscando a sua vontade, nos tornará bem sucedidos. Precisamos nos lembrar disto: o verdadeiro sucesso é o objetivo que temos estabelecido para o treinamento a fim de ajudar nossos filhos a atingi-lo, precisamos lutar| para alcançá-lo.
Ao dar exemplo, adicionamos outro elemento importe te para assegurar o sucesso: consistência. Se desejamos impactar nossos filhos, nosso estilo de vida precisa ser consistente. As crianças reconhecem quando somos sinceros comprometidos, ou se estamos apenas "passando por uma fase". Para educar uma família com sucesso, não basta ter o conhecimento bíblico citado neste livro, fazer um treinamento de dois meses e voltar à sua velha maneira de viver, um comprometimento para toda a vida.
Para que o treinamento tenha sucesso, ele precisa ser consistente. Dar exemplo não é um projeto — é um estilo de vida.
É verdade que eu cometo muitos erros, assim como você. Somos seres humanos. Há momentos em que demonstramos atitudes erradas, falhamos em obedecer ao Senhor como deveríamos; ou somos pegos agindo ao nosso modo, colocando de lado nosso relacionamento com Deus. Mas, você sabia que estas situações podem ser revertidas e seu impacto negativo amenizado? Que podemos usar estes momentos para dar exemplo de auto-correção a nossos filhos?
Mais adiante, veremos a auto-administração, mas eis uma pequena amostra de como ensinar seu filho manejar esta importante ferramenta. Digamos que você está tendo um verdadeiro mal dia. Lá fora, faz mais de quarenta graus, e o ar condicionado não está funcionando; o cachorro pulou a cerca, e você não consegue achá-lo; seu cônjuge está em casa com gripe, e a pequena Laura reclama pela vigésima vez: "Estou com calor, quero sorvete!" Você finalmente revida: "Bem-vinda ao clube! Estou com calor, cansada e enjoada de ouvir você reclamar. Vá para seu quarto e cale a boca!"
Minutos depois, está mais calma e sente-se mal. É claro que uma garotinha de quatro anos estaria reclamando, e você também, apesar de ser um adulto! Laura precisava parar de reclamar, mas você queria ter agido de outra forma. E agora, o que fazer?
Quando ocorrem situações como estas, ou algo pior, você pode corrigir seus atos, sentando-se com seu filho e demonstrando a resposta correta para seu mau comportamento. Por exemplo, você poderia dizer: "Querida, sinto muito ter sido tão agressiva. O que você estava fazendo era errado, mas eu deveria tê-la corrigida mandando-a para o seu quarto no invés de dizer aquelas coisas. Eu te amo. Jesus não gostaria desta minha atitude, não é? Eu deveria ter agido com paciência e ternura. Você me perdoa? Da próxima vez, tentarei agir melhor. Nós duas tentaremos. Você pode orar comigo e pedir o perdão de Deus e a sua ajuda para que eu possa melhorar minha atitude?" (Neste momento, a criança também desejará orar por sua atitude, e você pode encorajar isto.)
Não é fácil admitir que estou errada. Você também pode achar difícil. Mas nossos filhos nos respeitam quando somos honestos com eles, e respeitarão nossa atitude consciente, percebendo nossa desobediência ao Senhor, porém a nossa busca do perdão e a tentativa de melhorar. Ser vulnerável diante de nossos filhos ensina-lhes poderosas lições.
Como este exemplo se aplica a seu filho? Talvez, daqui alguns dias ele ou ela trate mal um companheiro. Então, quando o amigo sentir-se ofendido, ele perceberá este mal, comportamento e sentir-se-á triste. Tendo visto como você lidou com uma situação semelhante, também sentirá a necessidade de pedir desculpas, suplicar o perdão de Deus e tentar agir melhor da próxima vez.
Esta valorosa lição é raramente exemplificada e, além do mais, é muito difícil que as crianças desenvolvam este hábito.
Entretanto, deixemos clara a diferença entre atitude paternais não aprovadas por Deus (quando as desculpa são apropriadas) e atitudes propositais. Quando o filho corrigido ou punido com amor, não com raiva, de maneira proposital, então o pai ou a mãe não deve se desculpar pela atitude, mesmo que esta seja dolorosa.

A Servidão
Servir era o ponto central do estilo de vida de Jesus e.« base de seu ministério. Ele manda que ajamos da mesma maneira:
Mas entre vocês é bem diferente. Todo aquele que quiser ser um li der, deve ser servo. E se vocês quiserem chegar bem alto, devem ser vir como um escravo. A atitude de vocês deve ser igual à minha porque Eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, dar a minha vida por muitos. (Mt 20.26-28, A Bíblia Viva)
A servidão é um conceito difícil de ser aceito. Jesus disse que se quisermos ser grandes e líderes, precisamos ser servos. E que o maior entre nós seja como um escravo! Como ir desta forma na condição de pais?
Se queremos imitar Jesus, precisamos imitar a servidão, pois como o versículo diz, esta foi sua missão na terra.
O que se passa em sua mente quando ouve a palavra servo? "Mas as pessoas pisarão em mim. Como posso ser um líder — não terei autoridade?" Certamente, o conceito de servir não é muito popular na cultura atual, nem mesmo entre os cristãos. Porém, Cristo dá enorme importância a este assunto.
Será que Cristo teve os problemas que automaticamente antecipamos? As pessoas pisavam nEle ou não teve autoridade? É claro que não. Ele foi o maior líder que já andou por esta terra. Mas nunca exigiu seus direitos, nem impôs sua posição a seus discípulos ou às pessoas. Ele gentilmente os instruiu e os serviu com amor e compaixão.
É assim que devemos servir a nossos filhos, ao invés de usar o autoritarismo. Meus pais, sem precisar dizer, sempre me amaram de maneira que eu soubesse. Eles colocavam minhas necessidades e de meus irmãos acima das suas. Eles raramente compravam roupas novas. Com freqüência, cancelavam planos ansiados por uma oportunidade significativa para nós. Eles eram extremamente amorosos e dedicados aos líderes da família. A servidão é o coração da liderança e pode nos auxiliar a pensar sobre um contexto comercial. Eu era a gerente de operações nacionais na Citizens for Excellence in Education antes de tornar-me vice-presidenta. Naquele tempo, minhas obrigações incluíam gerenciamento pessoal e coordenação de todos os trabalhos e atividades. Eu tentei praticar a liderança através da servidão. Já havia observado o exemplo de meu pai, agindo assim durante muitos anos, e descobri um método muito eficiente. Assim como meu pai, meu desejo era que nos equipe sentisse que eu realmente me importava com eles (porque era realmente verdade). Eu lhes perguntava sobre suas preocupações, ouvia-os e tentava resolver quaisquer dificuldades. Quando nossa carga de trabalho tornava-se pesada, ajudava-os. Nosso escritório baseava-se no principio da servidão, por isso, com freqüência, todos nós: presidente, vice-presidente e gerentes de operações trabalhávamos lado a lado com os funcionários, envelopando e sela do correspondências urgentes.
Quando os funcionários percebem que você realmente possui o melhor interesse; está pronto para trabalhar ombro a ombro com eles, pois não se sente "constrangido" ao fazer o mesmo trabalho e pode pegar sua própria xícara de café, ao invés de gritar para que alguém o sirva, então ficarão mais dispostos a dar em troca seu esforço completo. Eles sabem que você se importa com ele por isso correspondem. Estão prontos a sacrificar-se até mais tarde, fazendo o que for preciso para fazer com que a equipe tenha sucesso.
O mesmo princípio aplica-se às famílias. Os pais são líderes, porém os filhos não são escravos. A família é um time, e quando os filhos sabem que seus pais realmente consideram, fazendo o possível para servi-los, sentem-se mais aptos a trabalhar em conjunto e seguir a liderança deles A servidão proporciona a confiança na liderança e um sentimento de segurança no time.
Infelizmente, muitos pais olham para seus filhos como se ali estivessem para trabalhar e cuidar dos pais quando os mesmos envelhecerem. Porém, Jesus valoriza muito crianças.
E [Jesus] disse-lhes: qualquer que receber esta criança em meu nome recebe-me a mim; e qualquer que me recebe a mim recebe o que enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo c grande. (Lc 9.48)
Devemos valorizar nossos filhos assim como Jesus os valoriza. Não como o mundo — fetos "descartáveis", mas como "grandes". Em Mateus 19.14, Jesus encontrou tempo em sua agenda para simplesmente passar algum tempo com eles. Assim devemos fazer. Viver um estilo de vida de sucesso modelado à imagem de Cristo. Precisamos servir nossos filhos, dando-lhes exemplos de nossa servidão.

Integridade
Quantas vezes você deu cobertura a seu cônjuge, dizendo a alguém ao telefone que "ele ou ela ainda não está em casa"? Você já foi rude com algum vendedor ao telefone, ao invés de dizer gentilmente: "Não, obrigado" e desligar? Estas ocorrências comuns e aparentemente inocentes tornam-se quase convincentes, quando percebemos o seu impacto sobre nossos filhos. Certa mãe contou-me que sua filha mentiu para uma professora sobre sua tarefa atrasada. Quando ela perguntou à criança o que a fizera mentir, sabendo que Jesus nos manda ser honestos, sua filha disse: "Bem, ouvi Você inventar uma história para um homem ao telefone, então pensei que não houvesse problema inventar uma desculpa, e isto não é uma mentira de verdade". Veja! Nossos filhos são muito observadores! Se desejo dar um exemplo de vida santo e bem-sucedido ao meu filho, preciso estar além da reprovação. Creio que para manter intacta minha integridade, preciso vigiar minha língua em todas as coisas, mesmo nas menores e insignificantes, a fim de assegurar que sou completamente honesta e nunca desorientada — evitando até mesmo o pecado da omissão! Todos nós sabemos que, algumas vezes, a verdade declarada pode ser pior que a mentira que possamos contar.
O Dicionário Aurélio define integridade como "qualidade de íntegro; inteireza".
A Bíblia diz:
A justiça guarda ao que é sincero no seu caminho, mas a impiedade transtornará o pecador. (Pv 13.6)
A justiça pode ser definida através do discernimento entre o certo e o errado, decidindo-se pelo certo. Justiça requer ação, um estilo de vida santo e maior integridade. Um estilo de vida de sucesso requer uma vida honesta, acima de qualquer reprovação. Para ajudar nossos filhos a alcançarem tal objetivo, precisamos dar o exemplo desta integridade nas grandes e pequenas ocorrências quotidianas.

Exemplificando o Sucesso
Uma vez que nosso principal objetivo é treinar nos filhos nos caminhos de Deus e vê-los tornarem-se um I cesso aos seus olhos, precisamos dar exemplo cuidada deste estilo de vida. Eles conhecerão nossa própria visão do sucesso, através dos valores e atitudes que conduzem nosso comportamento. Eles não esperam que sejamos feitos, mas sabem quando tentamos.
Ao prover exemplos de sucessos aos nossos filhos; não basta que sejamos bons exemplos, mas que os direcionemos para outros modelos cristãos. Por exemplo, Jesus é sempre o melhor modelo de sucesso, enquanto astros de cinema são sempre modelos terrenos.
Existem basicamente dois tipos de sucesso: mundano cristão. Um exame sobre as vidas de pessoas bem-sucedidas nestas duas áreas revelam grandes tipos de diferenças sobre estilo de vida e êxito. Compare as listas abaixo. Você pode achar útil utilizá-las como uma ferramenta para explicar aos seus filhos a importância de tornar-se um sucesso cristão — um estilo de vida de conquista. Encontrará também bons exemplos deste modelo. A primeira lista apresenta alguns modelos do sucesso mundano.
Características do Sucesso Mundano
Êxito momentâneo (sucesso em apenas uma área da vida tal como esportes, divertimento ou negócios).
Extremamente direcionado.
Vida pessoal caótica.
Autocentrado.
Necessidade de auto-afirmar-se.
Descontentamento.
Dependência de suportes externos (possuir o melhor carro, freqüentar o restaurante da moda, possuir amigos que construam seu ego).
Grandemente influenciado ou guiado por tendências.
Ponto do vista humanista e ateísta.
Características do Sucesso Cristão
Estilo de vida bem-sucedido.
Vida pessoal estável.
Geralmente, centrados em outras pessoas (servidão).
Autoconfiança (a identidade em Cristo é segura).
Feliz, porém não estagnado.
Força interna (do Senhor).
Valores a longo prazo (justiça — discernimento do certo e errado —, decisão pelo certo).
Ponto de vista cristão.
Imagine as pessoas que conhece e são bem-sucedidas nos padrões de Deus. Como você as descreveria? Talvez você use palavras como: honestidade, amor, positividade, alegria, sabedoria, coragem, obediência, amizade, trabalho duro, compaixão, paciência, responsabilidade, confia íntegro e dependente.
Note que estas palavras são atitudes ou qualidades, e não habilidades. Isto demonstra exatamente como a pessoa é — seu estilo de vida e valores — não os seus êxitos, virtudes podem ser ensinadas através do exemplo dos pais e os filhos podem adquiri-las. O que os torna bem-sucedidos é o que são, e não o que fazem. Eles farão o que é certo com naturalidade por quem são, segundo a vontade de Deus. Ao dar exemplo destas qualidades e atitudes a seus filhos, você pode ajudá-los a obter sucesso. Para iniciar, formule as seguintes questões:
1. Que virtudes preciso ensinar ao meu filho? Faça lista (você pode usar as que mencionei para iniciar), então escolha uma ou duas qualidades para começar a trabalhar. Por exemplo, você pode escolher "paciência".
2. Como darei exemplo desta virtude a meu filho? Faça uma lista de como você pode lhe ensinar esta qualidade, exemplificando através de seu próprio comportamento. Por exemplo: inicie demonstrando como você é ciente com as outras pessoas e com ele. Demonstre ciência através de suas atitudes.
3. O que incentivar? O desenvolvimento dos traços que seu filho já demonstre. Por exemplo, se há sinais de sabedoria, discuta com seu filho como ela o beneficiará na escola, quando lições como evolução e educação sexual forem ensinadas. Ajude-o a desenvolver tal característica, buscando a sabedoria de Deus, lendo a Bíblia e aplicando-a em sua vida.

Dando Exemplo de um Bom Casamento
Quando eu e meu marido nos casamos, nosso pastor contou-nos que a grande vantagem do nosso casamento devia-se ao fato de ambos sermos provenientes de lares sólidos. As estatísticas demonstram que filhos de lares desditos estão mais propensos a divorciar-se.
Por quê? Porque os filhos imitam os pais. Se eles o vêem desistir do casamento, estão inclinados a fazer o mesmo quando passarem por dificuldades. Além disso, filhos provenientes de lares desfeitos tiveram poucos exemplos de soluções saudáveis para os conflitos entre seus pais; assim nunca aprenderam a resolver problemas e permanecem presos a eles, ao invés de fugir do conflito.
Talvez você e seu cônjuge já estejam divorciados. Isto significa que é muito tarde para seus filhos? Não. Porém, Você terá que trabalhar mais, para oferecer-lhe um bom exemplo de casamento — talvez de seus avós, seu novo matrimônio ou amigos íntimos da família. Ao invés de ignorar o passado e achar que isto é problema inteiramente seu, pode ser útil conversar com seus filhos e explicar como o problema poderia ou deveria ter sido resolvido, reafirmando a importância do comprometimento matrimonial, fale aberta e honestamente.
Para os que dentre nós possuem o casamento intacto, não deveríamos ser complacentes em pensar que pelo fato de os tarem juntos, sejam um bom exemplo de casamento.
Conheço alguns casais que permanecem juntos, mas os filhos estão recebendo um mau exemplo. Talvez, algumas vezes pior, quando os pais estão separados.
O fato de estarmos juntos não significa que estamos dando exemplo de um bom casamento. Será que amamos e servimos um ao outro? Será que nos tratamos com respeito? Será que seguimos os mandamentos bíblicos para o casamento? Será que nos encorajamos, ou criticamos e culpamos um ao outro? Reclamamos de nosso cônjuge para nossos amigos ou o apoiamos? Somos carinhosos e afetuosos? Será q atendemos às necessidades um do outro?
E, mesmo que tenhamos um bom casamento, poder não estar demonstrando. Será que guardamos os momentos de qualidade juntos somente para o quarto e fora dele vivemos "por nós mesmos"? Ou permitimos que nossos filhos vejam o quanto realmente amamos um ao outro ao darmos as mãos; sonhar sobre nosso futuro abraçados sofá? Será que seu filho o vê dizer sinceramente ao seu cônjuge que você o ama? Suas atitudes demonstram isto? Você exalta seu cônjuge em frente às crianças e para elas?
Precisamos reconhecer que possuir um bom casamento não é suficiente; precisamos permitir que nossos filhos vejam isto. Todos nós gostaríamos de ver nossos filhos constituindo um casamento saudável, bom e centrado em Deus, certo? Bem, estamos treinando-os neste momento, quer percebamos ou não, através da maneira como conduzimos nosso casamento. Provavelmente, nossos filhos seguirão os padrões que exibirmos.
Se você mantém privados seu amor e afeição, seus filhe podem não perceber que eles existem. Meus pais sempre demonstraram o amor através de um rápido abraço e um beijo à pia da cozinha, ou dando-se as mãos no carro. Como criança, estes pequenos gestos eram tranqüilizantes. Eles não passavam despercebidos, pois afirmavam o amor e a união de meus pais. Não deveríamos subestimar a importância segurança que isto proporciona aos nossos filhos. Quando os filhos sentem-se seguros em sua família e ambiente domestico são livres para aprender, explorar, crescer e realizar

Chaves para Exemplificar
Resumindo este processo, eu gostaria de salientar que o exemplo é constante e faz parte de cada momento e aspecto de nossas vidas. A consistência é vital para nosso sucesso.
Lawrence O. Richards, autor do livro The Word Parents Handbook, resume sete ingredientes necessários para um modelo eficiente:
1. Contato freqüente e a longo prazo.
2. Um relacionamento caloroso e amoroso.
3. Exposição dos sentimentos internos. Isto é, precisamos compartilhar o que sentimos e pensamos.
4. Oportunidade de observar os exemplos em várias situações da vida.
5. Consistência e clareza nos comportamentos e valores.
6. Coerência entre os comportamentos e as crenças expressadas.
7. Uma explicação verbal sobre o estilo de vida. Isto é, os exemplos precisam "falar", assim como demonstrar as verdades e princípios que dirigem suas atitudes.
Este resumo do Sr. Richards reitera o que temos aprendido através dos princípios bíblicos. Para treinar nossos filhos, precisamos:
Passar quantidade e qualidade de tempo com eles.
Amá-los e servi-los.
Sermos reais, abertos e honestos.
Sermos consistentes e completamente íntegros em nossas atitudes.
Ensiná-los o princípio que estamos exemplificando.

Lidando com os Exemplos Externos
Se os filhos fossem expostos apenas aos nossos exemplos e aos modelos santos da Bíblia, treiná-los poderia ser bem mais fácil. Infelizmente, o mundo faz com que tenham contato diário com outros exemplos — muitos deles não condizem com o estilo de vida cristão.
Que outros exemplos influenciam seu filho?
Televisão.
Amigos.
Música.
Professores de escola e currículo.
Propagandas.
Certamente a lista poderia prosseguir, mas estas são as maiores influências na vida de toda criança. Desta lista, talvez o maior impacto seja o da escola e televisão (caso seu filho tenha acesso).
Por exemplo, até o fim da sexta série, a maioria das crianças terão passado aproximadamente seis mil horas na escola. Como vice-presidenta dos Citizens for Excellence in Education, tenho visto a grande influência negativa que as escolas públicas têm exercido sobre nossos filhos. A promiscuidade é encorajada em aulas de educação sexual. Deus é escarnecido em instruções de ciências evolucionárias, e aí crianças são orientadas a buscar seu próprio "deus interior” e "guias espirituais", através dos programas de auto-estima da Nova Era. Estas escolas podem exercer uma tremenda influência espiritual negativa sobre nossos filhos; mesmo assim, noventa por cento das crianças evangélicas permanecem em tais salas de aula.
Mas não fique desencorajado! Você sabia que no mesmo período de tempo seu filho passou sessenta mil horas acordado em casa? Isto significa que você pode alertá-lo para o falso ensino que possa estar recebendo e instruí-lo a lidar com este problema.
Você pode também envolver-se com outros pais, para'! eliminar tais elementos espirituais negativos das escolas públicas e substituí-los por valores morais.
Então, o que fazem as crianças durante as sessenta mil horas em que estão em casa? Muitas delas estão sentadas diante da televisão. Um estudo realizado no outono de 1993, pelo departamento de educação americana, descobriu que vinte por cento dos quartanistas, 14 por cento dos oitavanistas e seis por cento dos formandos colegiais disseram assistir seis ou mais horas de televisão por dia! É muita televisão!
Espero que os pais não estejam permitindo aos filhos assistirem toda a carga de sexo e violência exibida na TV. Talvez eles estejam assistindo aos programas infantis. Espere — volte. Um recente estudo citado em USA Weekend enumera os episódios violentos em cinco por hora no horário nobre e 32 por hora nos desenhos das manhãs de sábado! Todos nós conhecemos a baixa qualidade do horário nobre para os padrões cristãos, mas os desenhos são seis vezes piores! Parece que a maioria dos canais são também provedores de maus exemplos. No próximo capítulo, falaremos mais sobre como lidar com a televisão.
Assim, como você pode ajudar a evitar este exemplo negativo? Em primeiro lugar, saiba que não pode eliminá-lo inteiramente — a menos que aconteça o arrebatamento.
Todos nós vivemos em um mundo pecaminoso e, ao invés de fugirmos dele, precisamos ensinar nossos filhos a serem fortes (enquanto os protegemos o máximo possível). Eis algumas dicas para frustrar as influências negativas que cercam nossos filhos:
Passar o máximo de tempo possível treinando seu filho, dando-lhe exemplo cristão, para que sua influência proporcional seja maior que a do mundo (em termos de qualidade e quantidade).
Ajudar seus filhos a procurar as amizades entre famílias evangélicas, através da Escola Dominical e atividades da igreja, especialmente amigos mais íntimos.
Encoraje seu filho a envolver-se em várias atividades evangélicas e com a igreja o máximo possível; isto prove mais exemplos cristãos.
Caso seu filho freqüente escola pública, examine cuidadosamente seu currículo e livros escolares e, em casa, oponha-se a qualquer ensinamento irreligioso. Certamente não é errado fazer o mesmo com currículos de escolas cristãs uma vez que, infelizmente, algumas utilizam material secular.
Controle cuidadosamente os programas de televisão. Leia o próximo capítulo para maiores sugestões sobre TV.
Ouça as músicas ouvidas por seus filhos e exclua as claramente inapropriadas. Compre discos de cantores evangélicos no estilo que preferem, para que tenham maior acesso às músicas cristãs e mantenha seu próprio rádio, sintonizado em estações evangélicas.
Tenha vídeos e desenhos cristãos disponíveis como uma alternativa para a televisão secular.
Ao ver propagandas enganosas, ou que utilizem o sexo para vender o produto, explique as técnicas para seus filhos, a fim de que sejam sábios, e não enganados pelos truques de mercado.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Leia a lista das características do sucesso mundano versus o sucesso cristão. Qual é o melhor tipo de sucesso? Por quê?
Escrituras: Zacarias 7.9,10; Filipenses 2.3,4; e Colossenses 3.12.
Discussão: Baseado nestas passagens, como Deus deseja que tratemos os outros? O que significa compaixão? (Você pode preferir usar o dicionário.) A compaixão é centrada nas outras pessoas ou em si mesmo? Que tipo de pessoa bem-sucedida trataria seus semelhantes desta forma?
Aplicação:
1. Discutam o significado de servidão.
2. Cada pessoa deve compartilhar três maneiras de como servir aos outros. Coloque em prática esta semana em sua família uma delas (você pode preferir escolher secretamente e, na semana seguinte, eles tentarão adivinhar o que cada pessoa fez para servir ao próximo).
3. Jesus serviu às pessoas. Como as tratou?
4. Será que deveríamos nos considerar melhores que qualquer outra pessoa?
5. Cada pessoa pode pensar em alguém; da escola ou do trabalho, a quem possa demonstrar compaixão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar