19 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 7


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Requisitos para o Sucesso

Se eu pedisse ao seu filho para citar cinco pessoas de sucesso, quem seriam os escolhidos? Talvez ele mencionasse o nome do presidente do Brasil, um atleta renomado, ou quem sabe, um cantor famoso. Quer gostemos ou não, nossos filhos olham para as figuras públicas (as quais observam desde cedo na televisão) como modelos.
O que representam estas figuras públicas? A imagem de sucesso do mundo. Enquanto alguns modelos podem ser boas pessoas, a maioria deles não é o que consideraríamos apropriados heróis a quem nossos filhos deveriam tentar imitar.
Ao treinarmos nossos filhos a ver o sucesso de um ponto de vista cristão e, ao tentarmos modelar um estilo de vida de sucesso da melhor maneira que podemos, estamos ajudando nossos filhos a formar uma visão mais realística e eterna sobre o sucesso. Falar sobre heróis que tiveram sucesso aos olhos de Deus ajuda a modelar nossos filhos.
Algumas escolhas excelentes incluem: Jesus, Paulo, José, Ezequias, Daniel, Jó ou Sadraque, Mesaque e Abdenego (os três jovens homens que foram salvos da fornalha de fogo)! apenas citando alguns.
A Bíblia nos dá exemplos claros e específicos que ilustram porque algumas pessoas foram bem-sucedidas, enquanto outras não. Examinemos esta questão um pouco mais detalhadamente e tiremos dela sabedoria para nossos filhos — condições específicas para o sucesso e obstáculos acautelar-se.

Obstáculos para o Sucesso
Antes de olharmos as receitas específicas para o sucesso! observemos algumas precauções. E importante ajudarmos nossos filhos a compreender que eles precisam guardar-se nestas áreas, se querem ser bem-sucedidos.
Descrença é um obstáculo para o sucesso. O sucesso ocorre quando cremos no Senhor, temos fé em seu poder soberano e obedecemos a sua Palavra. Sem acreditar, a pessoa não pode ter fé ou qualquer razão para crer.
Entretanto, a promessa continua, e alguns entraram; mas não aqueles que tiveram a primeira oportunidade, pois desobedeceram a Deus não conseguiram entrar. Mas Ele fixou outra ocasião para se entrar e esta ocasião é agora. Ele anunciou isto por meio do Rei Davi, muitos anos depois do primeiro fracasso do homem na tentativa de entrar, dizendo nas palavras já citadas: Hoje, quando vocês o ouvirem chamar, não endureçam o coração contra Ele. (Hb 4.6,7, A Bíblia Viva)
Satanás é outro empecilho para o sucesso. Ele persiste em tentar nos fazer pecar, tentando lançar dúvidas desencorajar-nos através da perseguição.
Estou muito bem familiarizada com este tipo de perseguição. Em nosso ministério dirigido a pais cristãos e professores de escolas públicas para crianças (Cidadãos para a Excelência em Educação), somos caluniados, perseguidos, 'odiados, ridicularizados e escarnecidos a todo momento pelos estabelecimentos de educação não-cristãos, simplesmente porque se sentem preteridos por Deus. Se eu não tivesse fé no Senhor e em seu poder para vencer, já teria desistido há muito tempo. Mas eu tenho fé e, por muitas vezes, tenho visto o Senhor triunfar contra as hostes terrenas! Lembre-se, Ele (Cristo) que está em nós, é maior do que ele (Satanás) que está no mundo! (1 Jo 4.4)
A preguiça ou falta de ação é outro impedimento para o sucesso.
Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e eis que toda estava cheia de cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada. O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução. Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. (Pv 24.30-34)
Se não persistirmos em viver uma vida que seja agradável ao Senhor, toda sorte de "espinhos" e problemas será cravado em nós. Geraremos "ervas-daninhas" ao invés de frutos. Isto se aplica especialmente ao treinamento de nossos filhos. Se não os treinarmos ativamente no caminho do Senhor, a ruína do mundo será evidente em suas vidas. As raízes estarão firmadas no treinamento do mundo e não nas palavras de Cristo, resultando assim em ações semelhantes a espinhos.
A falta de comprometimento também impede o sucesso. Quando olhamos para a vida de Amazias (2 Cr 25), vemos que grande parte de sua vida foi bem-sucedida porque Deus o abençoou. Porém, infelizmente, seu comprometimento não era completo, deixando-o assim, propenso à queda.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com o coração inteiro.(2 Cr 25.2)
Uma vez que o comprometimento não era completo, coração inteiro, houve lugar para a tentação na vida Amazias. Ele começou a adorar falsos deuses. Assim, a vida de Amazias não mais teve sucesso, e ele eventualmente foi morto.
E, desde o tempo que Amazias se desviou do Senhor, conspiraram contra ele... (2 Cr 25.27)
Uzias, filho de Amazias, também teve sucesso enquanto buscou ao Senhor. Porém, a exemplo de seu pai, Uziai também deixou uma brecha em seu comprometimento o que eventualmente resultou em sua derrota. Sua fama causou-lhe tanto orgulho que o destruiu, levando-o a morrer leproso. Triste, porém é uma poderosa mensagem para nós: o sucesso pode ser removido, e podemos fracassai mesmo após termos sido usados por Deus de maneira poderosa! Note o impacto do exemplo paternal sobre Uzias:
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera] Amazias, seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias^ sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. (2 Cr 26.4,5)
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper, e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso (2 Cr. 26.16)

Condições para o Sucesso
Agora que já sabemos que obstáculos evitar, daremos uma olhada em algumas atitudes específicas para que tenhamos sucesso! Em primeiro lugar, analisemos as instruções do Senhor a Josué:
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou- dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito- porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. (Js 1.7-9)
Em suas instruções a Josué sobre como ser bem-sucedido, Deus enfatiza três pontos:
Obediência cega.
Conhecimento da Palavra de Deus.
Coragem e força.
Você percebe que estas três importantes áreas trabalham juntas e alimentam uma a outra? Em primeiro lugar, obediência é a chave. Deus sabia o que precisava ser feito para que os esforços de Josué fossem bem-sucedidos; assim Ele disse a Josué que seguisse rigorosamente as instruções: "Dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda"
Quando Deus nos manda obedecer, Ele deseja que sigamos suas instruções literalmente, não a maior parte, quase toda, mas sim exatamente! E sempre! Um pequeno desvio à direita ou à esquerda, apenas um grau, não parece muita coisa e, facilmente, é justificado. Porém, se um piloto de avião sai do curso apenas um grau no momento da decolagem, ele pode aterrissar muitos quilômetros distante do seu destino! Precisamos obedecer precisamente.
O Senhor também disse a Josué que não se afastasse sua santa Palavra e nela meditasse dia e noite. É necessário que conheçamos e compreendamos a Palavra de Deus para obedecê-la. Josué foi instruído a fazer isto: "... para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito." Note a palavra "tudo". É um termo exagerado, mas é o que Deus requer de nós. Como podemos obedecê-lo em tudo, se não lermos sua Palavra para descobrir "tudo"? Dei sempre sabe o melhor para nossas vidas, e não podemos escolher que partes de sua instruções vamos obedecer.
Finalmente, Deus enfatiza a importância da força e coragem de Josué. Certamente, Josué estava enfrentando um desafio intimidador: trazer os israelitas à Terra Prometida Após anos de peregrinação no deserto, ele tinha plena consciência de tudo que poderia dar errado, enfrentando assim uma responsabilidade amedrontadora. Mas, o Senhor ordenou que ele tivesse coragem.
Qual a fonte de sua coragem? Quando seguimos as duas primeiras condições para o sucesso, conhecer e obedecer Palavra, teremos força e coragem para cumpri-la. Se conhecemos as Escrituras, temos consciência do poder impressionante de Deus e de seu plano perfeito. Isto nos proporciona fé para vencer o medo. Quando vivemos em obediência a Ele, podemos estar certos de que cuidará de nós; este contentamento em cada situação nos faz perseverar.
Vejamos mais alguns versículos para reforçar a importância do conhecimento e obediência à Palavra de Deus; a fé para vencer o medo e permitir que tenhamos perseverança e coragem. Deus repete claramente a afirmação de que estes são os ingredientes-chaves para o sucesso!
Guardai, pois, as palavras deste concerto e cumpri-as para que prospereis em tudo quanto fizerdes. (Dt 29.9)
Então, prosperarás, se tiveres cuidado de fazer os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor. (1 Cr 22.13)
Despreze a Palavra de Deus e você sofrerá os castigos que ela promete; obedeça à Palavra de Deus e receberá as recompensas prometidas. (Pv 13.13, A Bíblia Viva)
E aos violadores do concerto ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas. (Dn 11.32)
Note que o sucesso é condicional. Observe, por exemplo, os dois primeiros versículos: "guardai pois... para que prospereis"; "então, prosperarás, se..."
O Senhor nos promete que, se agirmos de acordo com a sua vontade, seu plano e sua instrução, teremos sucesso. O fracasso será inevitável, se não obedecermos de todo coração.
A Bíblia ilustra mais algumas condições para o sucesso. Vejamos quais são, a fim de elaborarmos uma receita completa e precisa.
Quando o rei reconheceu o quanto Davi andava em comunhão com o Senhor e como crescia cada vez mais a sua popularidade, teve ainda maior medo dele.
Cada dia que passava, mais Saul o odiava. Sempre que o exército filisteu atacava, Davi conseguia mais vitórias contra eles do quê restante dos oficiais de Saul, Assim, o nome de Davi ficou muito famoso por toda parte. (1 Sm 18.28-30, A Bíblia Viva)
Por que Davi era tão bem-sucedido, enquanto Saul era um fracasso? Por apenas uma diferença-chave: o Senhor era com Davi, não com Saul. O Senhor é conosco quando agimos de acordo com a sua vontade; em obediência. Se Deus nos dá suporte, tudo que fizermos será coroado com sucesso. Assim, outro ingrediente-chave é:
Estar na vontade de Deus.
O suporte de Deus para fazer com que sejamos bem-sucedidos é condicional ao nosso ato de obediência. É um relacionamento de causa e efeito, como podemos ver na: próximas passagens das Escrituras. Viver em obediência ao Senhor nos trará sucesso.
E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei, a nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou. (2 Cr 31.21)
No Senhor, Deus de Israel, confiou, de maneira que, depois dele, não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se chegou ao Senhor, não se apartou de após ele e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. Assim, foi o Senhor com ele; para onde quer que saía, se conduzia! com prudência; e se revoltou contra o rei da Assíria e não o serviu. (2 Rs 18.5-7)
Encontramos nestes versículos mais três condições reveladas para o sucesso, as quais estão novamente ligadas às adições previamente listadas:
Ação
Comprometimento.
Para que haja o sucesso, precisamos agir com obediência e esforço ativos, a fim de alcançarmos as outras condições, finos que Ezequias "buscou" ao seu Deus e o "seguiu com lodo o coração". Estas palavras demonstram ação e esforço de Ezequias.
Ele também demonstrou comprometimento total; trabalhou "com todo o coração", não deixando qualquer coisa para trás. Ele "se chegou ao Senhor, não se apartou de após Ele", demonstrando completa fidelidade e perseverança. Confiou no Senhor; demonstrando sua fé. Lembre-se, esta li' aos encoraja a perseverar! Agindo desta forma, Ezequias foi abençoado com muito sucesso.
Finalmente, o último ingrediente para o sucesso e um dos mais importantes é o que atinge o âmago de tudo. A questão é: "O que estou fazendo? Qual é meu motivo?"
Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus pensamentos serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do mal. (Pv 16.2-4)
Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso. (Pv 3.6, A Bíblia Viva)
Se desejamos ter sucesso, precisamos colocar Deus em primeiro lugar e o glorificarmos. Assim, o ingrediente fina para alcançá-lo é:
Motivação justa.
Fazer a coisa certa não é suficiente; precisamos estar agindo por razões corretas. Todos nós temos visto a tragédia dei líderes evangélicos que falharam e pecaram porque sua motivação não era a glória do Senhor, e sim seu própria desejo de riqueza e poder. Estes homens (e mulheres) podem ter feito algo biblicamente correto, que na realidade demonstrou contribuição para o povo, mas a motivação de seus corações era egoísta.
A área da motivação é particularmente dedicada. Deus! diz: "Todos os caminhos do homem são limpos aos seus! olhos". Nós, humanos, possuímos a tremenda habilidade de justificar nossas atitudes, não? Enganamos a nós mesmos, e isto é assustador! Porém, ao Senhor nunca ludibriamos. Ele conhece nossos motivos mais profundos e, portanto, julgará nossos atos separadamente de nossos motivos. A vontade de Deus é sempre realizada, a despeito dos motivos errôneos de muitos que alegam servi-lo. Mas, os que não dão prioridade a Deus e agem para sua própria glória serão malsucedidos.
Estas duas passagens nos dão a maravilhosa promessa e a certeza do sucesso. Se tivermos a motivação certa, dando prioridade a Deus em tudo que fazemos e comprometendo nossos planos com o Senhor, Ele conduzirá nossos esforços e os coroará com sucesso!

As Chaves para o Sucesso
Para resumir, as chaves para o sucesso que descobrimos na Bíblia são:
Força e coragem. Obediência precisa. Conhecimento da Palavra de Deus. Estar na vontade de Deus.
Ação.
Comprometimento.
Fé.
Motivação justa.
Podemos usar estas chaves, a fim de treinar especificamente nossos filhos em como ter uma vida de sucesso e alcançar seus objetivos. Só os alcançaremos quando estivermos de acordo com a vontade de Deus.
Estas são algumas regras específicas para que seus objetivos sejam atingidos. Quando ensinamos aos nossos filhos na verdades bíblicas básicas e os treinamos seguro ° nosso exemplo e o dos heróis da Bíblia, eles estarão equipados para o sucesso.
1. Deus em primeiro lugar.
Mas buscar primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33)
2. Obedecer às instruções de Deus (leia a Bíblia para conhecê-las).
E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito (Tg 1.22-25)
3. Agir para alcançar o objetivo (ter fé).
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado: mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3.13,14)
4. Perseverar com coragem — nunca desistir.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos se não houvermos desfalecido. (Gl 6.9)
Seja consistente e plenamente comprometido!
5. Tenha a motivação correta: Cristo!
Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fl 1.20,21)

Imitando Jesus
Certamente, Jesus Cristo é o melhor exemplo de sucesso e modelo para nossos filhos. Algumas vezes, olhamos parai todas as coisas que Deus requer de nós e pensamos: "Obedecer todas? Não consigo". Esta é uma das razões pela qual!
Jesus veio a esta terra, viveu como homem (embora sendo completamente Deus) e enfrentou a tentação assim como nós a enfrentamos. Através de todas estas coisas, Ele perseverou, manteve firme sua fé e comportou-se de maneira servil.
Jesus demonstrou todas as qualidades que vimos como chaves para o sucesso. Sua coragem e força são únicas. Sua motivação e habilidade para viver de acordo com a vontade de Deus foram censuradas. Ele conhecia a Palavra e a viveu em obediência ao Pai celestial, embora também fosse Deus.
E embora Jesus fosse o filho de Deus, teve de aprender por experiência própria o que era obedecer, quando a obediência significa sofrimento. Foi depois desta experiência, quando Ele provou que era perfeito, que Jesus se tornou o doador da salvação eterna a todos os que lhe obedecem. (Hb 5.8,9, A Bíblia Viva)
De acordo com João 10.17,18, Jesus voluntariamente escolheu morrer por nós. Ele escolheu obedecer a Deus, embora isto significasse um terrível sofrimento. Ele pode nos dar a força para cumprir cada ordem.
Os pais podem treinar seus filhos muito bem, porém a criança precisa optar por obedecer e comprometer-se inteiramente em servir ao Senhor, assim como Jesus precisou escolher. Se a criança não é treinada nos caminhos do Senhor, suas chances de fazer a escolha certa são menores.
Para obedecer, precisamos conhecer as leis de Deus através da leitura e do estudo (meditar sobre sua Palavra). Há também uma condição: precisamos agir de acordo com este conhecimento e vivê-lo conforme a vontade do Senhor. A santificação, aliada ao treinamento de nossos filhos no conhecimento de Deus e em sua justiça, é a chave para um verdadeiro futuro de sucesso!
Podemos ajudar nossos filhos a escolher um estilo de vida santo e bem-sucedido, treinando-os para que focalizem corretamente, obedeçam e ajam, perseverem e tenham motivação correta.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, pari idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Nomeie cinco pessoas ou cinco de seus heróis O que os torna bem-sucedidos?
Escrituras: Salmos 1.1-3.
Discussão:...O que significa ser "abençoado" e "prosperar"?! Se você deseja ter sucesso, como esta passagem o instrui? E o que não instrui?
Aplicação: Releia as chaves para o sucesso e as regras básicas, a fim de alcançar os objetivos listados no final deste capítulo.
1. Discutam quaisquer termos não compreendidos.
2. Cada pessoa na família deve decidir que chaves do sucesso estão presentes em sua vida e as que são ainda necessárias. O que ele ou ela precisa fazer para tornar alguma chave perdida parte de sua vida e permitir o sucesso?
3. Como Jesus exemplificou cada regra básica para alcançar seus objetivos? Por que foi bem-sucedido? Como você pode imitá-lo em sua vida diária?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar