18 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 6


Livro de Kathi Hudson - CPAD

O que É Sucesso?

Se eu lhe pedisse para descrever uma pessoa de sucesso, quais seriam suas palavras? Qual seria sua definirão? Se eu fizesse esta pergunta para vinte pessoas, obteria pelo menos quinze respostas diferentes. Todos nós temos uma visão própria do seu significado.
Embora a palavra signifique diferentes coisas para pessoas variadas, é de vital importância que cada um de nós examine nossa visão de sucesso e suas influências sobre nossas vidas, pois elas são responsáveis pela formação do tal ponto de vista. Nosso objetivo de sucesso é baseado em diversas dicas verbais recebidas através da vida: televisão, livros, nossos pais, amigos e parentes, personalidades famosas, igreja, Bíblia, professores, nossa cultura e ainda todos aqueles filtrados por nossa vontade, desejo e valores, os quais formarão nossa própria visão de sucesso.
O sucesso é um dos conceitos mais consistentes em nossa cultura, pois cada um de nós anseia alcançar o seu ideal. Qual é o propósito da vida, senão o êxito? Você já conheceu alguém que desejava ser um fracasso na vida?
Eu fui criada em Orange County, Califórnia, onde u,j cesso é medido primordialmente em riqueza, poder e imagem. De fato, Orange County é uma das capitais yuppies do país, onde a pessoa bem conceituada dirige uma Mercedes ou um BMW enquanto fala ao telefone de seu carro f marcar um almoço importante. Apenas para registrar, minha família nunca possuiu estas coisas; éramos uma família feliz de classe média. Porém, cresci rodeada por uma forte afirmação cultural que iguala o sucesso a uma poderosa e opulenta imagem.
Conheço diversas pessoas que adotaram a visão do sucesso de Orange County. Elas acreditaram piamente que imagem é tudo; você não precisa realmente possuir dinheiro, mas apenas é suficiente aparentar tê-lo. Ninguém avisou que o crédito acaba, e algum dia deverão pagar suas dívidas. Em dado momento, precisarão ajustar seu padrão de vida ao que realmente podem bancar!
Enquanto alguns desses amigos ainda apostam na imagem, outros decidiram que os anos 90 pedem uma visão mais significativa do sucesso que a materialista dos anos; 80. Enquanto lutam para pagar suas dívidas e garantir seus empregos em uma economia apertada, estão gastando tempo, ao invés de dinheiro, em grandes questões sociais como meio ambiente e política. Estão até mesmo "voltando-se para a família".
Mas esta é uma visão apropriada para o sucesso? Certamente, os valores familiares são prioritários e de vital importância; assim como fazer o bem e ajudar os outros. Mas, por que estão fazendo isto? A maioria devido à pressão da sociedade, é a "onda" do momento. Eles seguirão outra tendência quando surgir a próxima moda. Talvez isto se deva, em parte, à percepção de que falta algo em suas vidas.
A cidade onde você mora pode ter uma cultura completamente diferente da de Orange County. Na verdade, eu mesma vivo agora em uma pequena comunidade rural na Califórnia Central, onde os valores são completamente diferentes. Não sei se esta cidade já passou por uma fase materialista, pois eu não estava aqui. Porém, a maioria de meus Conhecidos parecem associar o sucesso a uma vida confortável, criando seus filhos e envolvendo-se em causas sociais.
Outros amigos meus, particularmente os moradores do noite da Califórnia, parecem ver no intelecto a chave para O sucesso. Eles lutam para ser melhores do que qualquer outra pessoa em suas habilidades no falar e pensar, tentando impressionar o mundo com sua compreensão cultural. Para eles, o sucesso acontecerá quando forem amplamente conhecidos por sua criatividade e ocupações intelectuais.
Talvez isto seja um estereótipo. Não estou dizendo que Iodos os habitantes destas áreas geográficas estão incluídos em minha generalização. Estou apenas falando das diferentes observadas pessoalmente em meus próprios amigos e conhecidos, estabelecendo que a geografia e a cultura afetam sobremaneira nossa visão do sucesso e que existem muitas opiniões diferentes para conduzir a vida de cada pessoa. A maioria destas definições objetivam o sucesso rumo algo a atingir em certo momento da vida. E a conseqüência é medida com base no grau de sucesso mundano que seus amigos alcançaram.
Com todas estas versões de sucesso, baseadas na saúde, riqueza, intelecto, poder, família, envolvimento social etc, como poderemos saber seu verdadeiro significado? Minha preocupação pessoal não é como os outros o definem, e sim como Deus o define e o que requer de mim. Minha concepção de sucesso é um dia ouvir meu Senhor dizer: "Bom trabalho, servo bom e fiel".

Por que o Sucesso Interessa
É importante, como pais, definirmos cuidadosamente nossa própria medida de sucesso. Caso contrário, a sociedade o fará por nós. Somos exemplos importantes; professores de uma saudável e religiosa visão de sucesso para nossos filhos. Esta definição de sucesso determina os caminhos que tomamos na vida, uma vez que temos por objetivos sermos bem-sucedidos.
No último capítulo, observamos exemplos de suas vidas relatadas na Bíblia. Uma foi sucesso aos olhos d Deus, a outra não. Deus abençoou os esforços de João Batista, pois ele lhe obedecia e seguia suas instruções. Se desejamos que Deus abençoe nossos esforços, precisamos também seguir sua fórmula. A recompensa é grande -bênção e contentamento, sem mencionar a vida eterna com o Senhor.

A Visão Bíblica do Sucesso
Em 2 Crônicas 31.21, a Bíblia nos conta por que o Rei Ezequias foi um sucesso:
E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei,, nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou.
Em toda obra que realizou, Ezequias foi motivado por seu amor ao Senhor, desejando servir e obedecer-lhe. Come pais, ansiamos que Deus prospere nossa família. Desejamos, a bênção do Senhor em tudo quanto fazemos, e oramos para! que nossos filhos sejam bem-sucedidos aos seus olhos. Salmos 1.3 descreve o homem de sucesso:
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
Com base nesta descrição bíblica, podemos descobrir vários conceitos-chaves.
Primeiro, sucesso envolve ação. Uma vida de sucesso produz frutos e prospera em seu trabalho. • Segundo, uma pessoa de sucesso possui força, como uma árvore, com seus pés firmemente arraigados. A árvore é estável e duradoura; assim, a pessoa de sucesso deve possuir qualidades de consistência e perseverança, não se deixando intimidar. A pessoa de sucesso é firmada na Palavra, construída sobre a rocha da verdade que é Cristo.
Terceiro, o fruto é conduzido segundo o tempo de Deus, na estação designada por Ele. A pessoa de sucesso precisa andar nos caminhos do Senhor e ser sensível à direção do Espírito Santo, para que produza o fruto correto e o faça no tempo em que Deus ordenar.
Deus dá a cada um de nós certas habilidades e dons que nos habilitam a produzir certos trabalhos, assim como designa que a macieira produza maçãs, e a figueira, os figos. Além do mais, poderíamos assim definir o sucesso:
Sucesso é viver de maneira afazer uso do que Deus tem lhe dado: intelecto, habilidades e energia para alcançar o propósito que Ele tenciona em sua vida.
Seu filho possui várias habilidades concedidas por Deus: criar, construir, organizar; resumindo: executar. Porém, Deus deseja que cada pessoa use suas habilidades de modo diferente, a fim de ajustar-se a seu plano perfeito. Este é o motivo pelo qual o sucesso precisa ser medido em relação à intenção de Deus para cada um de nós, não em comparação às outras pessoas.
Não há um molde para a pessoa de sucesso, mesmo sob o aspecto bíblico. E não há meios de comparação entre eles, pois Deus criou cada um de nós diferentemente e possui um plano especial para nossas vidas. Precisamos obedece e nos ajustarmos ao seu plano, usando os dons e habilidades que Ele nos concedeu, a fim de obtermos sucesso.
O sucesso é pessoal e está ligado a Deus. Isto inclui í maneira como vivo cada área de minha vida. Uma vida de êxito é mais importante que possuir apenas uma área de realização. Isto envolve o equilíbrio entre as atividades í projetos concluídos em minha vida, enquanto uso as habilidades que Deus me concedeu. O sucesso não acontece de um momento para outro; é um processo contínuo, um estilo de vida.
Somos chamados para "florescer onde fomos plantados'' Em outras palavras, Deus tem colocado cada um de nós em situações de vida de acordo com a sua vontade. Precisamos estar satisfeitos e contentes em qualquer situação; desenvolvendo seu trabalho onde nos designar.
Cada um fique na vocação em que foi chamado. (1 Co 7.20)
Quando o nosso estilo de vida é o sucesso, somos administradores das coisas que Deus nos concedeu: nossas habilidades, intelecto, finanças, criatividade etc. Precisamos usá-los para a sua glória. Nosso objetivo é tornarmo-nos mais| semelhantes a Cristo, exibindo as características que Ele demonstrou, por exemplo, possuindo um caráter santo, sendo um servo e buscando a vontade de Deus.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.(1 Ts 4.7)
Ao obedecermos a Deus e crescermos, nosso estilo de vida torna-se mais bem-sucedido. O sucesso é uma característica de disciplina interna — um processo de desenvolvimento das qualidades que Deus nos concedeu, não um objetivo externo.
Quantas vezes você já ouviu a frase: "Vivendo todo o seu potencial". Ela comunica a clara idéia de alcançar o melhor de si mesmo. Mas isto implica um ponto de sucesso tintes do qual a criança é falha. Você já conheceu alguém que "alcançou seu potencial"? Não creio ter ouvido isto alguma vez! É sempre dito que podemos fazer mais do que costumamos e, geralmente, é uma verdade.
Talvez isto seja mais realista, enaltecedor e condizente com o princípio bíblico de uma vida de sucesso: encorajarmos nossos filhos a desenvolver todas as suas habilidades,
O melhor possível, tentando obedecer a Deus e viver de acordo com a sua vontade. Certa mulher cristã que conheci ) define o sucesso como: "viver segundo a vontade de Deus desde cedo".

O Fruto de um Estilo de Vida de Sucesso
O sucesso é vivido de muitas formas, mas sua evidência é sempre uma vida frutífera. O que a Bíblia está dizendo ao afirmar que Deus fez prosperar um homem de sucesso? Quando ouvimos o termo próspero, a maioria de nós pensa em termos monetários ou de luxo. Porém, as bênçãos de
Deus não envolvem freqüentemente riquezas. O sucesso é evidente em uma vida santa e justa que produz o fruto de valor eterno. O sucesso cristão não é medido em termos materiais. O verdadeiro sucesso é encontrar favor aos olhos de Deus para nossos filhos, ouvi-lo dizer, quando estivermos diante do seu trono: "Bom trabalho, servo bom e fiel".
Algumas vezes, Deus nos recompensa também com sucesso material, normalmente quando sabe que seremos bons administradores daquilo que nos confiou e utilizaremos este bem para gerar frutos no futuro. Porém, a medida mundana do sucesso nunca deveria ser nosso objetivo. Agrade Senhor deve ser nosso alvo.
É fácil sermos iludidos quando relacionamos uma de sucesso às riquezas e prosperidade mundanas. Mas Cristo nos pergunta:
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16.26)
A resposta é: nada. Na verdade, a prosperidade mundana pode ser um empecilho para uma vida vitoriosa. Em Mateus 19.24, Jesus diz: "É mais fácil passar um camelo pele fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus".
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (á não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nú (Ap 3.17)
Palavras um tanto fortes para os ricos! É errado possuir riquezas? Não. Deus abençoou muitos de seus servos com riquezas materiais, como ilustra claramente Bíblia. O que separa os bem-sucedidos dos que falham a atitude em relação às riquezas e a influência das mesmas em seus caracteres.
Diga àqueles que são ricos que não se orgulhem disso nem confiem no dinheiro, que logo acabará, mas que seu orgulho e confiança devem estar no Deus vivente, que sempre nos dá abundantemente tudo quanto necessitamos para nossa satisfação. Diga-lhes que utilizem o dinheiro para fazer o bem. Eles devem ser ricos em boas obras ei devem dar com alegria aos que estão em necessidade, e estar sempre prontos a repartir com os outros aquilo que Deus lhes deu. Fazendo isso, eles estarão acumulando um tesouro real para si mesmos no céu — este ê o único investimento seguro para a eternidade1. E estarão levando uma vida cristã frutífera aqui na terra também. (1 Tm 6.17-19, A Bíblia Viva)
Nossa prosperidade como cristãos e nossas riquezas são intangíveis ao invés de monetárias. O Senhor prove nossas necessidades, enchendo-nos da alegria de servi-lo e cumprirmos sua vontade.
Você quer ser verdadeiramente rico? Você já é, se for feliz e bondoso. Afinal de contas, não trouxemos nenhum dinheiro conosco quando viemos ao mundo, e não podemos levar nem mesmo um centavo quando morrermos. Portanto, devemos sentir-nos bem satisfeitos sem dinheiro, se tivermos alimento e roupa suficiente. Mas as pessoas que querem ser ricas, logo começam a fazer toda espécie de coisas erradas para ganhar dinheiro, coisas que lhes causam dano e as tornam malvadas, e finalmente as mandam para o próprio inferno. Pois o amor ao dinheiro é o primeiro passo em direção a todos os tipos de pecado. Algumas pessoas até voltaram as costas a Deus por causa do amor ao dinheiro e, como resultado, afligiram a si mesmas com muitos sofrimentos. (1 Tm 6.6-10, A Bíblia Viva)
Obviamente, a idéia de sucesso para Deus não está associada a muitas posses materiais ou dinheiro. Mesmo assim, esta é a mensagem dominante de sucesso enviada pelo mundo aos nossos filhos, especialmente pela televisão. A escritura acima nos dá a impressão da importância de ensinarmos nossos filhos a terem uma visão de sucesso baseada na Bíblia, ajudando-os a colocar o dinheiro em seu próprio lugar.
Deus deseja que lhe obedeçamos, vivamos uma vida santa e habitemos com Ele para sempre no paraíso. A alegria proveniente da certeza de estar vivendo de maneira agradável n Ele é minha recompensa terrena; o céu, a recompensa eterna. Somos abençoados com paz, alegrias e contentamento quando vivemos uma vida de sucesso. Se estou vivendo de acordo com a vontade de Deus, o que temerei? Sei que Ele tem um plano para minha vida, por isso cuidará de mim, habilitando-me a realizar o seu plano. Creio não haver maior paz e segurança do que este conhecimento. A liberdade é recompensa de uma vida de sucesso.
Ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo, mas a semente dos justos escapará. (Pv 11.21)
... em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padece necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Fp 4.12,13)
O que é alegria? Contentamento. Durante muitos anos tive um dito pregado em minha mesa. Não tenho certeza de sua proveniência, mas como fiquei impressionada, copiei-o. Olhei muitas vezes para aquela frase várias vezes por dia, durante muitos anos, até que ela se tornasse ume filosofia em minha vida. Acredito piamente no que Paulo tem a dizer sobre contentamento. A frase é:
Alegria é querer o que se tem, e não possuir o que se quer.
Não é profundo? Tantas pessoas passam a vida pensando: "Ah, se eu tivesse um carro novo, como seria feliz". Quando conseguem o carro, continuam: "Ah, se eu tivesse um barco novo, como seria feliz". É como ter um aumento de salário. Pensamos que recebendo alguns reais a mais por mês serie "suficiente" para ficarmos mais confortáveis. Mas isto nunca é o bastante, não é mesmo? Tão logo conseguimos o que almejamos, lembramo-nos de que desejamos algo mais.
Integrar esta simples frase e Filipenses 4.12,13 em minha mente mudou minha vida e visão do sucesso de forma literal. Eu costumava pensar que ter uma vida bem sucedida era ser feliz. Na verdade, ainda acho. Porém, pensava que seria feliz "se tivesse apenas mais uma coisa" ou “se pudesse fazer algo mais". Agora percebo que minha alegria é saber que estou vivendo a vontade de Cristo.
O segredo de estar contente é saber que Ele se encontra no comando de sua vida, assim você nunca precisa se preocupar! Ele me colocou nesta exata circunstância em que me encontro, boa ou ruim. Estou assim por uma razão – faz parte do plano; assim posso me alegrar com o que tenho! Esta é uma verdade a ser ensinada aos nossos filho; as vitimas mais cativas de uma cultura propagandista que anuncia a felicidade após cada esquina com mais uma aquisição
Nossa maior recompensa por viver um estilo de vida de sucesso é o Senhor — a paz que temos quando o seguimos, sabendo que Ele nos guiará e nos dirá o que fazer. Ele é tudo que necessitamos — completamente suficiente.
A minha riqueza, a minha herança nesta vida, é o Senhor. Ele é o alicerce que sustenta a minha vida. Ele providenciou para que o meu pedaço de chão fosse uma terra bonita, com riachos e campos. Em voz alta louvarei ao Senhor porque Ele me dá bons conselhos. No meio da noite Ele me dá os pensamentos sábios e certos de que eu preciso. Fiz do Senhor a minha companhia constante. Enquanto estiver do meu lado, não tropeçarei. (Sl 16.5-8, A Bíblia Viva)
Quando nossa alegria estiver no Senhor, estaremos completamente satisfeitos, felizes e até mesmo mais saudáveis
Felizes aqueles que aspiram por ser justos e bons, porque terão justiça com toda certeza. (Mt 5.6, A Bíblia Viva)
O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos. (Pv 17.22)
Esta alegria especial vinda do Senhor não é a alegria terrestre e passageira que sentimos momentaneamente quando alguém nos traz flores ou nos elogia. A Bíblia diz em Provérbios 16:20: "O que confia no Senhor será bem-aventurado [feliz]". A Bíblia fala sobre uma felicidade interior que ultrapassa as circunstâncias externas — o tipo de, alegria que Paulo deveria ter em qualquer situação! Pode ter a mesma alegria e paz, se confiarmos no Senhor!

Como Ajudar Nossos Filhos a Ter Sucesso
O maior presente que podemos dar aos nossos filhe treiná-los para serem realmente bem-sucedidos aos olhos de Deus. Fazendo assim, estaremos também lhes dando o presente da felicidade e contentamento.
Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em bem e os seus anos em delícias. (Jó 36.11)
Precisamos ensinar aos nossos filhos o que diz a Bíblia sobre o sucesso, para que eles não se tornem presas do pensamento decepcionante ilustrado em Apocalipse 3.17, já citado anteriormente. Eles poderiam literalmente ter suas almas perdidas e não entrarem no Céu devido à falsa idéia de sucesso e riquezas — uma chance que não podemos arriscar.
A sociedade ensina aos nossos filhos a idéia mundana sobre sucesso e falsos valores. A armadilha de Satanás está totalmente preparada. Como mãe cristã, posso ser a única chance de meu filho compreender o sucesso, segundo os propósitos do Senhor. A Bíblia diz que minha obrigação é treinar meus filhos para viverem uma vida de sucesso e obedecerem aos mandamentos de Deus. Quero que eles sejam a luz nas trevas do mundo.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeças como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. (Fp 2.14-16)
Uma boa maneira para ajudar seus filhos a distinguir entre o sucesso divino e o mundano é ensiná-los sobre os três mitos do sucesso!
O primeiro destes três mitos é o da perfeição — a idéia de que o sucesso significa atingir esta meta. Porém, não devemos focalizar o número de falhas que cometemos, e sim o número de vezes que somos bem-sucedidos.
Em Filipenses 3.12, lemos: "Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus". Sucesso envolve perseverança, não perfeição!
O segundo é o mito da finalidade — acreditar que o sucesso é um alvo ao invés de um processo. Uma realização não faz de mim um sucesso mais do que uma falha torna-se um empecilho para alcançá-lo. O que consta é o nosso estilo de vida, não um certo objetivo que precisamos alcançar. Filipenses 3.14 diz: "Prossigo para o alvo—" O esforço para viver um estilo de vida santo é contínuo. Uma vida de sucesso é muito mais importante do que um momento de sucesso.
O terceiro, o mito da comparação — de que o sucesso é medido pela comparação entre nós e os demais. Não podemos nos comparar aos outros porque somos todos diferentes (Gl 6.4,5). Diferença não significa ser melhor ou pior — apenas diferente! Ela faz de você você mesmo! Cada um de nós é uma criação especial de Deus, e Ele possui um plano diferente em nossas vidas.
Vivemos um estilo de vida de sucesso ao ouvirmos obedecermos a Deus. O profeta Amos lhe obedeceu, embora a profecia de que ele era o libertador fosse muito difícil i recebida pelo povo sem muita alegria. Ele não possuía qualificações especiais para a tarefa, apenas obedeceu ao Senhor. Isto fez dele um sucesso.
E respondeu Amos e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filha de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor mi tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao me povo Israel. (Am 7.14,15)
Algumas vezes, quando pensamos muito alto ou muito baixo sobre nossas habilidades, retraímos o plano de Deus para nossas vidas e podemos até mesmo perder a oportunidade de servi-lo; sermos um sucesso. Por exemplo, Moisés não queria conduzir os israelitas para fora do Egito, pois tinha uma lista de impedimentos e considerava-se inapto falar e conduzi-los. Jonas tinha medo do chamado de Dei para profetizar em Nínive.
A despeito de suas dúvidas humanas, Deus provou em ambas as situações que Ele pode nos usar para qualquer chamado. Não podemos nos comparar a nós mesmos e às habilidades aparentes dos outros que serviram ao Senhor da mesma forma, tampouco deveríamos ser vencidos por nossas falhas passadas. Deus possui um plano especial para cada um, e Ele o revelará quando for o momento certo. Precisamos apenas estar prontos a obedecer-lhe e dar o melhor de nós.
Olhe para os discípulos. Você os teria escolhido para uma missão tão importante? Deus podia ver neles muito mais qualidades do que nós. Ele pode enxergar também uma utilidade especial para cada um, pois usa seres humanos para fazer o seu trabalho, não super-heróis.
Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. (1 Co 1.26-30)
Ao treinar nossos filhos, podemos ajudá-los a compreender que, para terem uma vida de sucesso, eles precisam ser guiados por Deus e viver de acordo com sua vontade, não dirigidos por seus próprios desejos. Quando nossos corações estão preparados, o chamado de Deus é conhecido.
Enquanto encorajamos nossos filhos em suas habilidades, é importante também instilar uma boa dose de humildade. Isto apenas porque Deus tem nos dado exclusivamente os talentos que podemos usar. E seremos bem-sucedidos .somente quando os utilizarmos para Ele.
A humildade é especialmente necessária para nos vermos através dos momentos em que o Senhor nos usa em seu plano e podermos sentir a emoção do sucesso. Porém, esta última é um tremendo sentimento a ser usado por Deus! Tanto que pode subir à cabeça da pessoa e invalidá-la para um futuro sucesso, como já vimos em muitos personagens bíblicos e evangelistas de nossos dias. A "emoção do sucesso" pode ser uma ameaça especialmente quando é acompanhada de uma visão mundana, como o dinheiro ou a fama.
Gosto do que Charles Spurgeon, um ministro inglês do século XIX, disse sobre o assunto:
O sucesso pode me subir à cabeça, e isto acontecerá a menos que eu me lembre de que é Deus quem realiza o trabalho; Ele é quem pode continuar a fazê-lo sem minha ajuda, e estará apto a realizar através de outros meios sem precisar mais de mim.
(Citado por]. Oswald Sanders, Liderança Espiritual [Chicago: Moody Press, 1967], p.23)
Podemos ensinar nossos filhos a serem humildes sem degradar suas habilidades ou refrear sua confiança, se gentilmente usarmos as citações bíblicas de Cristo, as quais os habilitam a servi-lo e reconhecer que toda a glória e honra pertencem a Ele. Podemos agradecer ao Senhor, com nossos filhos, pelas oportunidades que nos dá de o glorificarmos.
Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim aquele a quem o Senhor louva. (2 Co 10.17,18)
Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade. (Pv 18.12)
Outra maneira de ajudarmos nossos filhos a viver uma vida de sucesso é ajudando-os a crescer em caráter e honestidade. Podemos fazer isto através do exemplo, ajudando-os a compreender o tipo de caráter que Deus deseja que construamos. Estas qualidades os auxiliarão a viver uma vida de sucesso.
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e a piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade. Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pe 1.5-11)
Desejamos crescer e nos tornar mais semelhantes a Cristo, porque Ele nos salvou. Esta passagem das Escrituras oferece-nos uma receita para o sucesso e ilustra claramente que ele é um processo contínuo. Ao progredirmos em uma área, atingiremos outras áreas, melhorando nosso caráter.
Desse modo, tornamo-nos cada vez mais bem-sucedidos aos olhos de Deus, semelhantes a Cristo e justos em nosso caráter à medida que passamos a obedecer-lhe. Este processo não serve apenas para adultos, mas também para crianças!
Os pais podem encorajar este crescimento em seus filhos o também dar exemplo de vida que ilustra um processo de crescimento constante; um estilo de vida de sucesso. A medida que o caráter de cada família cresce e torna-se mais santificado, o resultado será:
Um aumento efetivo do trabalho de Deus.
A bênção de viver a vontade de Deus.
Uma resposta automática que reflete a natureza e os desejos de Cristo.
Um lar mais harmonioso e amoroso.
Proteção contra cair em pecado.
Uma calorosa boas-vindas ao Céu.
O ensino, por si só, dificilmente equipará a pessoa para o sucesso, uma vez que a Bíblia afirma que o conhecimento não é suficiente, mas é apenas um passo na ladeira em direção à santidade (o sucesso aos olhos de Deus).
O "conhecimento" pode ser perigoso se não for acompanhado de autocontrole". Salomão é um exemplo perfeito; Ele foi um dos homens mais sábios que já existiram; ainda assim caiu em pecado porque faltou-lhe o domínio próprio. Com apenas conhecimento, a pessoa pode envaidecer-se; O autocontrole mantém o equilíbrio entre o conhecimento de quem ela é e não é.
Como discutimos anteriormente, somos instruídos a adicionar ao domínio próprio a "perseverança" - um ingrediente-chave para o sucesso. Ao perseverar, continuamos obedecer, não importa o que aconteça.
As personagens desta passagem bíblica descrevem o quadro do crente fiel, concorda? Se fizermos estas coisas, Deus nos usara (nosso "chamado" será "certo"). Se preferirmos não fazê-las (v. 9), nos tornaremos tão cegos quanto um ímpio e perderemos nossa perspectiva eterna. Como pais, precisamos ajudar nossos filhos a compreender e escolher o caminho de Deus.
A fórmula dada aqui em 2 Pedro assegura o sucesso. Somos ensinados que, se fizermos estas coisas, nunca cometeremos deslizes ou cairemos! Esta é uma promessa. Receberemos um "caloroso bem-vindo" no Céu Que maravilhosa convicção teremos, se apenas seguirmos o plano Deus.
Um padrão passo a passo para o crescimento espiritual esta contido naqueles sete versículos. Podemos estabelecer! nossos objetivos para aprender a manejar cada mandamento, um de cada vez. A fé tem início com a leitura da Palavra de Deus e a pratica da mesma. Então, precisamos adicionar excelência moral (a exemplo de Cristo). Podemos aprimorar nosso conhecimento sobre Deus através do estudo e da leitura das Escrituras. Não é maravilhoso como o Senhor nos concede instruções bíblicas específicas? Ao seguirmos o seu plano para nossas vidas, podemos também usá-lo para treinar nossos filhos!

Trazendo-o para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2 para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: O que significa ser feliz? Como você pode ficar contente? É possível ser feliz e contente em qualquer situação?
Escrituras: Filipenses 4.4-9,11-13.
Discussão: O que deveríamos fazer quando sentimos medo ou ansiedade? O que Deus fará para nos ajudar? Podemos sentir esta paz e alegria constantemente? Por quê? Em que tipo de coisas deveríamos nos concentrar ou pensar? Você pode fazer qualquer coisa? O quê? Como a sua execução pode ajudá-lo a ser bem-sucedido?
Aplicação:
1. Releia os "Três Mitos do Sucesso" e faça com que cada filho comente como ele ou ela sente-se em relação a estes conceitos.
2. Cada filho descreve como gostaria de ser bem-sucedido e por que isto o faria feliz.
3. Peça a cada pessoa que selecione esta se' mana uma peculiaridade para trabalhar que o inicie em um processo de vida bem-sucedido. (Leia 2 Pe 1.5-11 para direção e motivação.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar