20 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 8


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Seção IV.
Treinando Seu Filho

Como Treinar Seu Filho com Sucesso

Agora que já avaliamos nossa posição e definimos nosso objetivo (o sucesso), estamos prontos para iniciar o verdadeiro processo de treinamento.
Todos nós estamos familiarizados com Provérbios 22.6.
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Lembra-se do conceito do piloto automático sobre o qual discutimos no primeiro capítulo? Bem, este é o propósito do treinamento. Através dos vários componentes do treinamento, estaremos direcionando nossos filhos para o sucesso — instilando-lhes o caráter cristão que os habilitará a tomar decisões corretas e automaticamente responderem às situações da vida de maneira agradável ao Senhor. Estaremos também colocando nossos filhos no piloto automático, dando-lhes a melhor chance possível para fazerem boas escolhas e decidirem servir ao Senhor.
Precisamos nos lembrar constantemente de que cada filho possui uma personalidade diferente, e todos têm a liberdade de escolher ou não seguir ao Senhor. Alguns passarão por um período de exploração do "outro lado" da vi antes de se comprometerem firmemente. Porém, a Bíblia promete que se os treinarmos no caminho do Senhor, quando forem velhos não se apartarão dele. Eventualmente,; seus caracteres estiverem enraizados na justiça, eles encontrarão o caminho de volta às raízes de sua fé.

Transformando o Conceito em Plano
Somos com freqüência exortados a treinar nossos filhe mas raramente recebemos as instruções precisas sobre cor fazer isto. Certamente, não há ''uma fórmula mágica" para treiná-los. O que é adequado para você pode diferir de métodos preferidos pelos outros. Porém, os componente; básicos são os mesmos; e, uma vez que são extraídos dos princípios bíblicos, podemos estar certos de que realmente funcionam! O restante deste livro enfocará estes principie e oferecerá idéias práticas sobre como desenvolvê-los na lares. Estou certa de que você terá outras excelentes idéia Você pode estar pensando: "Parece complicado. Qual duração disto?" Bem, não vou mentir. Você não pode sentar e treinar seu filho durante o jantar, ou mesmo em um só dia intensivamente. Com certeza, o treino requer mais do que isto — desde o nascimento — até que a criança alcance a maturidade!
Cada pai está treinando seu filho, quer perceba ou não. Alguns estão treinando nos caminhos do Senhor, outros no caminho do mundo. Mas, o treinamento mais efetivo é esforço consciente e bem planejado.
Todos nós esperamos que nossos filhos imitem apenas nossas atitudes corretas, e não os nossos erros. Como pais somos famosos por querermos resultados ensinando:! "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Infelizmente, o treinamento não funciona desta forma.
As crianças costumam nos imitar como realmente somos; assim, precisamos modelar-nos ao tipo de pessoa cristã que desejamos ver em nossos filhos. Bom treinamento é o regime baseado em um plano; não um esforço ocasional que acontece quando estamos inspirados. Ensinar nossos filhos (o que dizemos) pode ocorrer esporadicamente ou ser agendado. Mas o treinamento (o que fazemos) (" constante e contínuo. Esta é uma diferença-chave entre ensino e treinamento; o primeiro é apenas um componente do segundo. O treinamento envolve pelo menos cinco elementos importantes:
Oração.
Exemplo.
Ensino.
Encorajamento.
Disciplina.
Note que eles são ativos. Ao trabalharmos neste livro, estaremos desenvolvendo maneiras de implementar cada uma dessas importantes áreas de ação. Os componentes lambem atuam em conjunto. Por exemplo, enquanto oro por meu filho diariamente e faço períodos devocionais com o Senhor para me certificar de que minha atitude e foco estão de acordo com a sua vontade, estou também dando o exemplo desta atividade para meu filho. Minha própria atitude ilustrará a prioridade por mim estabelecida, ou seja, passar alguns momentos com o Senhor. Posso também usar o que tenho aprendido em meus devocionais, para compartilhar as verdades bíblicas com meus filhos, oferecendo-lhes encorajamento através do testemunho de como Deus tem respondido às minhas orações.
O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele. (Pv 20.7)
Veremos a importância de nosso exemplo em cada aspecto de nossas vidas. As chaves para ser um bom exemplo são consistência — nosso estilo de vida enquanto vivemos e servidão, como Jesus demonstrou. Discutiremos como neutralizar o exemplo negativo do mundo e lidar comi intrusão da televisão.
Ensinamento e treinamento não possuem o mesmo significado, porém este é um componente de vital importância para o treinamento. Podemos ensinar nossos filhos em muitas áreas, incluindo a vida cotidiana, sabedoria, conhecimento da vontade de Deus e tomando boas decisões. Um requisito necessário para todo aprendizado é a habilidade da leitura. Darei algumas dicas sobre como ajudar seu filhos a tornar-se um verdadeiro leitor.
Ao ensinarmos nossos filhos, precisamos também encorajá-los a usar seus conhecimentos e habilidades para a glória do Senhor. Precisamos partilhar a coragem e ensina-los como lidar com as falhas, enquanto os ajudamos a perceber seu papel no plano de Deus.
Finalmente, todos estes elementos requerem disciplina. Porém, eu gostaria de abordá-la de maneira especial, olhando além da punição e focalizando o discipulado. Há centenas de livros à venda que tratam da disciplina punitiva, e abundantes teorias sobre qual o melhor método a ser utilizado: bater ou colocar de castigo. Deixarei esta área a seu critério para que a explore por si próprio e consulte ao Senhor em seu coração.
A Bíblia dá muita importância à disciplina e ao discipulado. O discipulado é muito semelhante ao treinamento, pois envolve exemplo, ensino e estímulo à coragem. O discipulado produz a disciplina interior, e esta será nossa ênfase.
Disciplina interna é a reação do piloto automático; é o que nos faz obedecer ao Senhor quando somos tentados. Discutiremos como disciplinar nossos filhos, tornando-os obedientes a Deus e a seus pais. Exploraremos o cultivo da responsabilidade e do autocontrole. Darei algumas dicas práticas sobre direcionamento, habilidades de estudo e estabelecimento de objetivos. Instruído na Bíblia e nestas cinco divas chaves de treinamento, você estará bem equipado para treinar seus filhos no caminho certo.
Em que a Bíblia nos manda ser treinados?
... e exercita-te a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (1 Tm 4.7,8)
Precisamos treinar nossos filhos antes e, acima de tudo, para serem religiosos. Veremos outras importantes áreas da vida, onde o treinamento é também valioso para auxiliar nossos filhos a serem bem-sucedidos na escola, carreira ou necessidades diárias da vida (muitas das quais — como a leitura — são também de vital importância para o aprendizado sobre a religiosidade). Entretanto, nossa prioridade é desenvolver a santidade.
Este livro apresenta maneiras práticas de grande auxílio à aplicação destes princípios bíblicos, mas por favor lembre-se de que sua melhor fonte é a Bíblia. Ela diz:
Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra, (2 Tm 3.16,17)
Que maravilha! Cada verso das Escrituras vem de Deus e lhe ajudará a praticar o que acabamos de discutir: ensino, disciplina e treino de seu filho! Com sua Bíblia, cada sei ou serva de Deus está "totalmente equipado" para a vida. Ela é o maior livro já escrito sobre paternidade. Nela encontramos princípios tão verdadeiros hoje quanto há dois mil anos, os quais lhe tornarão um homem bem-sucedido Vamos usá-los!
Observe como Jesus treinou seus discípulos, isto é, seu "filhos". Ele agiu de forma muito parecida com a que devemos treinar nossos filhos — ensinando, dando exemplo, encorajando, orando e disciplinando. Os quatro evangelhos são o maior campo de treinamento e a melhor maneira de treiná-los à semelhança de Cristo. Como precisamos usar este precioso recurso dado por Deus!
Não é o discípulo mais do que o mestre... basta ao discípulo ser cc seu mestre... (Mt 10.24,25)
Nunca seremos Deus, mas deveríamos treinar em santidade para nos assemelharmos mais a Cristo — chegar tão perto quanto nossas limitações humanas nos permitirem para sermos como Cristo, pois Ele é o padrão de perfeição e sucesso!

Quando Devo Começar?
Quer perceba ou não, você já começou. Bem ou mal, ter treinado seu filho desde que se tornou pai ou mãe. Ele tem assistido e imitado cada movimento seu, ouvindo suas palavras, observando como você lida com os problemas e adquirindo suas prioridades.
E o treinamento nunca termina, mesmo quando nossos filhos deixam o lar, continuam observando como vivemos e enfrentamos as situações traumáticas: morte do cônjuge, doença, desmoronamento do lar, e assim por diante. Eles notarão se buscamos ou não ao Senhor nestes momentos; anotarão nossa atitude e obediência. E, da mesma forma, seguirão nosso exemplo, quando adultos enfrentarem desafios similares. Ao educarem seus filhos, eles imitarão até mesmo o nosso modelo de paternidade.
Este é o momento de iniciar um treinamento consciente à maneira do Senhor. Nunca é muito cedo para iniciar — tampouco muito tarde para esforçar-se.
O treinamento tem início no primeiro dia em que seu filho nasce. Na verdade, a oração começa antes; você pode orar por ele ou ela antes de ser concebido! Treinar um filho não é tarefa simples, porém este processo será mais fácil se iniciado desde a infância. Desenvolvendo bons hábitos, atitudes e obediência desde o início é mais fácil que tentar re-treinar um adolescente com hábitos indesejáveis. Mesmo que este seja um grande trabalho de re-treinamento, o esforço ainda é valioso; um desafio maior que requer mais paciência!
A quem, pois, se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali. (Is 28.9,10)
Uma vez que o treinamento é sempre constante, ou seja, um processo vitalício, crianças mais velhas podem compreender melhor que as mais novas. Quanto mais velha for a criança, mais gradual será o processo de treinamento.
Certa vez, uma professora explicou-me como ensina os alunos do jardim de infância, bem conhecidos por seus curtos períodos de atenção. Ela pediu que eu imaginasse um quadro com aproximadamente sete pregos. Cada um representava algo que tentava ensinar às crianças (ou talvez, seu caso, um traço no caráter de seu filho que esteja tentai do implantar). Cada dia dava uma pequena batida em cada prego, ensinando-os um pouco mais em cada área. Fina mente, ao final do ano, todos os pregos estavam completa mente nivelados com o quadro. E um longo processo, me o objetivo foi atingido com uma batidinha por vez!
Assim é o treinamento com nossos filhos. Enquanto crianças mais velhas podem dar batidas mais fortes a cada vez, a batida em cada prego será ainda um lento processes O treinamento ganha lugar com o tempo — trabalhando um pouquinho a fé aqui, um pouquinho de obediência ali e um outro tanto de autoconfiança para completar. Vivemos em uma sociedade descartável onde esperamos resultados rápidos e ação imediata. O treinamento não acontece desta forma, ele requer paciência, perseverança e compromisso. Mas ele realmente funciona, e o esforço é sempre bem recompensado! O treinamento fará de sua família um sucesso!

Qualidade Versus Quantidade de Tempo
Uma vez que o treinamento ocorre gradativamente, tempo é de vital importância. Mas que tipo de tempo?
Como já mencionamos, um estudo de 2.400 formandos revelou que a maior preocupação destes era não terem passado tempo suficiente com seus pais.
Pelo fato de vivermos em um mundo onde ambos precisamos trabalhar para sustentar a família, muitos psicólogos populares lhes asseguram que a quantidade de tempo com seus filhos não é importante, mas apenas a qualidade.
Certamente, há circunstâncias inviáveis que impossibilitam os pais de passar com a família o tempo que gostariam. E, em tais casos, é essencial que a primeira pessoa a tomar conta deles seja alguém respeitado por seus responsáveis e digno de modelo (pois isto acontecerá) — alguém que possua os mesmos valores dos pais e os treine da mesma forma que estes o fariam. Normalmente, um avô ou avó, ou outro parente cristão seria ideal, caso possível. Uma creche cristã é também uma opção. Mas não existe substituto para os bons momentos com seu filho — tanto quanto você puder — e fazendo deste um tempo de qualidade.
Lembre-se, a chave para que uma criança seja religiosa é o treinamento. E o maior elemento para o treinamento é o exemplo. Exemplo é um processo de estilo de vida, não algo que possa ser encaixado em 15 minutos de boa qualidade por dia. Nossos filhos necessitam nos ver em várias situações e ambientes.
Se você não passa tanto tempo quanto gostaria com seu filho, certamente a questão da qualidade torna-se seu foco. Mas, aos pais que estão em casa com os filhos a maior parte do tempo, precisam lembrar que a quantidade também não é suficiente! Treinar nossos filhos envolve dar exemplo, ensinar e disciplinar, incluindo todas experiências de qualidade.
Assim, o que significa qualidade de tempo? Tempo voltado à criança, de atividade integrada e compartilhamento. Alguns dos momentos de maior qualidade são quando você lê para ou com seu filho, conversando (especialmente ouvindo), perguntando-lhe sobre sua vida e respondendo suas perguntas sobre a vida em geral.
Embora as intermináveis questões das crianças possam ser irritantes em certos momentos, a pesquisa é a primeira forma de ela aprender sobre a vida. Estas questões são uma grande oportunidade para o treinamento! Você não prefere responder às questões com uma base cristã, ao invés de permitir que seu filho busque respostas na televisão com inimigos ou com um professor não-cristão?
Estas três ferramentas — diálogo, perguntas e leitura são de vital importância para o aprendizado acadêmico, social e espiritual da criança. O tempo que passamos converse do, perguntando, respondendo questões e lendo para elas pode ser o momento mais valioso que passamos como pais. A qualidade do aprendizado do meu filho em casa e sucesso no aprendizado escolar dependem basicamente de minha atitude como pai ou mãe.

E sobre Dar Liberdade para Meu Filho?
Ao escrever este capítulo, posso ouvir alguns de meus leitores perguntando: "Mas, e sobre a liberdade do meu filho? Não é um treinamento que reprimirá sua individualidade? O treinamento não é apenas outra definição para doutrinamento"?
Certamente, muitos dentre os psicólogos populares modernos responderiam desta forma. Em primeiro lugar lembremo-nos de que este não é um conselho meu, e sim um mandamento de Deus! Por toda a Bíblia, a responsabilidade pelo desenvolvimento moral da criança é colocado inteiramente sobre os ombros dos pais. Somos instruídos a treinar nossos filhos nos caminhos do Senhor.
Segundo, consideremos qual seria a outra alternativa. Caso eu não "doutrine" meu próprio filho, alguma outra pessoa o fará. Todas as crianças são treinadas por alguem de alguma forma (por exemplo, um professor) ou por alguma coisa (por exemplo, a televisão). E tal treinamento ser feito nos moldes do mundo, ao invés de no caminho do Senhor — algo que não podemos aceitar, uma vez que o Senhor coloca esta responsabilidade sobre nós. Adoro a história sobre Samuel Taylor Coleridge, um grande poeta do Romantismo, pois ela ilustra claramente a ridícula natureza da "violação" dos argumentos nos dias modernos:
Certo dia, Samuel Coleridge conversava com um homem que lhe contou não acreditar em dar qualquer tipo de instrução religiosa à criança, ou qualquer coisa do gênero. Sua teoria era que a mente da criança não deveria ser prejudicada de forma alguma. Já mais velha, a criança não seria livre para ter suas próprias opiniões religiosas. Coleridge não pronunciou palavra, mas após alguns minutos perguntou a seu visitante se este gostaria de ver seu jardim. Apenas ervas-daninhas cresciam em seu jardim. O homem olhou para Coleridge e disse surpreso: "Ei, isto não é um jardim! Não há coisa alguma além de erva-daninha aqui!" Coleridge respondeu: "Bem, eu não quis infringir a liberdade do jardim de forma alguma. Eu estava apenas dando ao jardim a chance de ele se expressar e escolher sua própria produção".
Esta história ilustra claramente as falhas da filosofia de hoje. Certamente que a opção da liberdade é importante no desenvolvimento da criança. Mas ela precisa ser direcionada dentro de limitações e padrões estabelecidos pelos pais. Os filhos não são adultos em miniatura; suas habilidades de raciocínio e decisões ainda não estão desenvolvidas. As crianças precisam e desejam direção. Pesquisa após pesquisa têm demonstrado que os filhos desejam que seus pais sejam pais, não apenas seus amigos, eles querem direção e disciplina.

Dando aos Filhos uma Boa Formação
A direção paternal é de vital importância tanto no desenvolvimento espiritual, como em outras áreas. A ênfase que damos ou não às atividades e interesses moldarão o crescimento de nossos filhos. Podemos dar-lhes as vantagens de expandirem seus horizontes ou causar-lhes o prejuízo de limitar seu crescimento.
Ouvimos muito sobre a importância de receber uma "boa formação". Mas, o que isto significa realmente? E como podemos educar nossos filhos para terem interesses equilibrados?
Um indivíduo de boa formação possui algum conhecimento básico em uma ampla variedade de interesses e vive de maneira equilibrada. Esta posição cria um sentimento de conforto para uma futura exploração de tais áreas.
Por exemplo, fui criada em uma família onde viajar era comum e importante em nossas vidas. Sinto-me muito vontade para explorar novos lugares. Quando tinha 18 anos fui à Europa em uma excursão de uma semana com um grupo de estudantes, apreciando-a muito. Ao viajar com meus pais, freqüentemente parávamos em museus e exibições culturais. Alguns dos estudantes com quem fiz aquela viagem não tinham tais experiências anteriores, perdendo assim uma grande oportunidade de aprendizado, pois preferiam passar seu tempo fazendo compras ou em atividades de lazer. Estes meus amigos nunca foram a museus, por isso sentiam-se pouco à vontade e perdiam uma grande chance de conhecimento extra.
Por outro lado, não cresci freqüentando shows de rock. Por não ter tido esta experiência, nunca comprei entradas quando um grupo famoso apresentava-se em nossa cidade! Embora morasse há um quilômetro e meio do anfiteatro Pacific, não possuía os hábitos dos meus amigos. Apenas nunca me senti confortável nesse ambiente. Não sabia come comportar-me ou o que vestir; e, para ser mais franca, tal atmosfera me incomodava e amedrontava. E assim acontece até hoje; portanto, eu provavelmente não levarei meu filhos a um concerto de rock. Já estive em dois concertos de música pop evangélica com meu marido, e estes são muito diferentes; mas quando são realizados em um grande auditório, ainda sinto-me desconfortável. Prefiro ouvir uma sinfonia ou uma boa pregação em um ambiente menor (como uma igreja).
Indivíduos que não possuem uma boa formação poder tornar-se obsessivos em uma ou duas áreas da vida. Todos nós conhecemos ao menos uma pessoa viciada no trabalho: Por ser tão voltada para os objetivos do seu trabalho ele oi ela negligencia completamente sua família, seus amigos e suas responsabilidades pessoais. Seu desequilíbrio pode causar eventualmente a perda de sua esposa e da família. E, se por acaso ele perder seu emprego por qualquer motivo? A devastação será inevitável, pois ele colocou todos os seus ovos em uma única cesta, e esta caiu.
Como pais, queremos proteger nossos filhos desta poderosa destruição. À medida que crescem, podemos ajudá-los a cultivar uma variedade de interesses. Isto os ajudará a manter sua vida e qualquer atividade ou trauma em uma perspectiva eterna.
Podemos ajudar nossos filhos a serem bem-sucedidos em todas as áreas de suas vidas, assegurando este sucesso ao ensiná-los como planejar cuidadosamente seu futuro.
É sábio fazer planos para o futuro, uma vez que você passará o resto de sua vida nele! A Bíblia Viva diz em Pv 24.3,4:
A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.
O sucesso ocorre com planejamento e compromisso, não por acidente. Objetivos são alcançados apenas se forem traçados. Você pode ajudar seus filhos a aprender e planejar, a fim de que suas vidas sejam repletas de alegria e experiências de qualidade. Que rico presente podemos dar a eles!
É importante estabelecer objetivos em harmonia com o plano de Deus. Quando as pessoas deixam-se levar, os problemas inevitavelmente as encontram! Satanás adora passar pela fresta que deixamos aberta por falta de conhecimento e direção.
Até o final deste livro, falaremos mais sobre como você pode ajudar seu filho a estabelecer e alcançar objetivos. Cada filho desejará traçar seus próprios objetivos em determinada área. Porém, será de grande ajuda estabelecer alguns. objetivos familiares. Se vamos iniciar o treinamento, precisamos de algumas áreas para treinar. Sempre ouço este ditado: "Se você não possui um destino em mente, nunca chegará lá". Assim, escolhamos alguns destinos específica — áreas precisas nas quais gostaríamos que nossa família fosse bem-sucedida.
O sucesso é nosso objetivo definitivo e se concretiza quando nos tornarmos santos e obedientes ao Senhor. Mas, termos práticos, como embarcarmos nesta jornada? Há dez áreas principais na vida que cabem aos pais ajudarem si família a desenvolver:
  • Espiritual e igreja.
  • Ética, moral, qualidades de caráter e modos.
  • Lar e família (valores e proximidade).
  • Social e cidadania (dar aos outros, responsabilidade). ,
  • Auto-educação (aprendizado, sabendo como aprender)|
  • Escola e sucesso acadêmico.
  • Administração financeira e planejamento.
  • Passatempos (hobbies e interesses fora do trabalho).
  • Aptidão física, saúde e recreação.
  • Vocação (carreira).
Ainda que a criança vá para uma escola pública, particular ou doméstica, definitivamente o desenvolvimento de sua boa formação é responsabilidade e privilégio dados aos pais. Eles devem modelar a vida de seus preciosos filhos.
Você pode estar pensando: "Estas áreas são tão amplas!; Por onde devo começar?" Eis algumas sugestões para ajudá-lo.
Não tente traçar objetivos para as dez áreas inicialmente.
Talvez seja melhor traçar objetivos em uma área por mês. isto não deve ser uma fonte de stress. Estabeleça alguns objetivos que possam ser atingidos nos próximos 12 meses. Por exemplo, na área "lar e família", você pode preferir estabelecer a Noite Familiar semanal como objetivo para os próximos 12 meses.
Mantenha objetivos simples, para que possa facilmente lembrá-los; escreva-os como um lembrete e coloque-os em lugar de fácil acesso.
Estabeleça passos de ação (objetivos passo a passo para alcançar o objetivo maior).
Mantenha o bom humor nos objetivos, para que seu filho aprenda a apreciar o aprendizado (o que ajudará a atingir o objetivo da auto-educação acima mencionado).
Baseie seus objetivos nas Escrituras (utilize a concordância para explorar o tópico na Bíblia).
Eis algumas idéias para estimular seu pensamento sobre que tipo de objetivos estabelecer na área "espiritual e na igreja" (marque com um x aqueles que desejar iniciar imediatamente):
  • Freqüentar a igreja juntos regularmente.
  • Envolver-se com as atividades sociais da igreja e
  • atividades missionárias.
  • Fazer devocionais diários (talvez após o café da manhã).
  • Orar juntos diariamente.
  • Oferecer louvor e ações de graças.
  • Selecionar e ler livros sobre tópicos de interesse para
  • compartilhar uns com os outros.
  • Compartilhar leituras bíblicas e estudos regularmente
  • (mesmo durante as refeições, em forma de diálogo).
Uma forma eficiente para ajudar seus filhos a desenvolver um interesse é dar exemplo dos hábitos que você gostaria de vê-los desenvolvendo. Você pode preferir escolhi três objetivos e comprometer-se a exemplificar — o que sei uma grande bênção para você também! Podem ser escolhidos também três objetivos para ensinar e encorajar sua família. Após a escolha, você pode desenvolver passos de açaí específicos para ajudá-los a atingir estes objetivos durante os 12 meses seguintes.
Você pode também trabalhar em um objetivo como uma "auto-educação", apenas para proporcionar oportunidade (como livros e atividades) e ajudar sua família a expandi seus horizontes. A menos que você conte a eles, provavelmente não perceberão o que estão fazendo. Mas pode ser mais divertido escolher novas experiências juntos.
Você pode estabelecer, por exemplo, o objetivo de tente uma nova experiência por mês. Talvez, vocês nunca tenham ido a um zoológico, ou pescado juntos. Quem sabe sua família gostaria de desenvolver uma nova habilidade ou passatempo? Há muitos livros ou vídeos instrutivos disponíveis nas livrarias locais. Porventura, está planejando pintar a casa? Por que não alugar um vídeo de instruções para que todos, mesmo as crianças, possam tomar parte? Ou aprender como construir algo e, então, fazê-lo juntos. Ou cozinhar um belo jantar juntos. Todas estas idéias são excelentes para um começo.
Alimentação é outra grande área para expandir os horizontes de sua família e explorar outras culturas. Quando; meu marido e eu nos casamos, um amigo nos presenteou com um certificado de um restaurante marroquino local. Provavelmente, nunca teríamos tentado preparar estes alimentos por nós mesmos, mas ao descobrirmos esta incomum e ótima experiência, retornamos muitas vezes ao restaurante. Tente um novo restaurante ou cozinhar o cardápio de uma cultura diferente em sua casa. Tentamos fazer a comida marroquina, já que sabíamos os significados dos nomes destes pratos, e foi muito divertido! Pode-se até mesmo estudar um pouco da cultura para fazer uma apresentação familiar.
Estas são experiências maravilhosas para se aprender. Creio que isto beneficia toda a família a dar um passo e tentar algo novo. Você pode encontrar uma nova experiência que realmente goste. Ou uma nova maneira de servir ao Senhor! Isto certamente adiciona tempero à vida. Sei que isto nos impulsiona a sair da rotina e fazer algo diferente.
Lembre-se, você possui muitos anos para desenvolver a boa formação de seus filhos; assim, não se preocupe em fazer tudo agora. Mas, lembre-se de que eles crescem muito rápido, e tanto o exemplo quanto o ensino mais eficientes se estabelecem nos primeiros anos. Não há tempo como o presente para iniciar! Porém, lembre-se: nunca é tarde para começar.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Como você definiria os objetivos e qual a importância de estabelecê-los e trabalhar para atingi-los?
Escrituras: Provérbios 24.3,4.
Discussão: Nossa família é a riqueza mais importante. Como podemos assegurar o seu sucesso, através do planejamento sábio? Avalie a posição atual de sua família e discuta as direções para as quais ela deve se mover e crescer.
Aplicação: Escolha uma ou duas áreas dentre as "Dez Áreas da Vida", citadas neste capítulo. Comi família, decidam sobre um objetivo nesta oi nestas áreas. Mas assegure-se de estabeleça um tempo limite (preferivelmente, menos um ano). É de grande ajuda quando procuremos versículos que se referem à nossa área dl objetivo (use a concordância). Lembre-se: pari ter sucesso, o objetivo precisa estar de acordo com a vontade de Deus!
1. Após chegarem a um acordo sobre o objetivo familiar, escreva-o, colocando em local onde todos os membros da família tenham acesso.
2. Faça uma lista de vários "passo a passo' serem dados para atingir o objetivo e decida quais os primeiros atos.
3. O que cada pessoa pode fazer esta semana para trabalhar em prol do objetivo familiar Na semana seguinte, assegure-se de reforçá-lo durante a Noite Familiar, para ver quais progressos estão sendo feitos e determine o próximo passo de ação. Discutam juntos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar