15 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 1


Livro de Kathi Hudson - CPAD

O Plano Infalível

Colocando Seus Filhos no Piloto Automático


Quando um aluno do colegial convidar seu filho para tomar uma cerveja após a aula, como você gostará que ele responda? Quando um amigo tentar convencer seu filho a colar na prova, como ele ou ela reagirá? Quando um rapaz mais velho tentar seduzir sua filha, o que ela dirá? Caso seu filho da quarta série encontre dez reais jogados no pátio, o que fará?
Se você for como eu, e a maioria dos pais cristãos, está muito preocupado com estas respostas. Todos nós gostamos de pensar que nossos filhos responderão apropriadamente, baseados nos padrões de Deus sobre o certo e o errado. Mas, como podemos estar certos sobre o caráter de nossos filhos, quando eles não estão por perto? Não seria maravilhoso se pudéssemos colocá-los no piloto automático para que automaticamente respondessem à tentação do pecado de maneira cristã?
Como pais, podemos estar certos de que nossos filhos terão sucesso e que nossos esforços serão bem-sucedidos, se nos guiarmos pelo plano do Senhor para instruí-los no caminho que devem andar (leia Pv 22.6). Lembre-se, este versículo tem uma promessa. Se instruo meu filho no caminho em que deve andar, Deus diz que "até quando envelhecer, não se desviará dele". Isto significa que a criança nunca fará uma escolha errada? Não. Significa que ela nunca cometerá pecado? Não. Infelizmente, todos nascemos com uma natureza pecaminosa, e nenhum de nós jamais alcançará a perfeição através de nossos próprios esforços, não importa o quanto tentemos. Porém, esta promessa de Deus significa que deslizes juvenis e enganos não extrairão o melhor do meu filho. Se ele for adequadamente instruído para ter um caráter cristão, quando velho guardará a sua fé.
Todos nós gostaríamos de assegurar que nossos filhos guardarão esta promessa, e a primeira parte do versículo nos impõe a condição — como pais, precisamos instruir nossos filhos corretamente. Quanto mais nos empenharmos em treinar nossos filhos, mais reto será o caminho trilhado por eles em direção à vontade de Deus.
Podemos colocar nossos filhos no piloto automático, através do treinamento e ensinamentos adequados para que tomem decisões cristãs, comuniquem-se conosco e sejam fiéis ao Senhor.
Não é suficiente conhecer o desejo de Deus para nossas vidas, e quem Ele quer que sejamos. Precisamos praticar (treinar) o que Ele nos ensina até que nos tornemos quem somos. Este é o processo para desenvolvermos nosso próprio caráter — caráter que determina quem somos quando não há qualquer pessoa ao nosso redor. Podemos utilizar este mesmo processo para desenvolver o caráter de nossos filhos — caráter que determinará suas respostas automáticas.

A Diferença entre Treinamento e Ensino



O conceito do piloto automático vem do meu próprio pai, Robert L. Simonds. Você deve ter ouvido falar sobre ele, Uma vez que é um orador nacional para pais cristãos. Ele conta esta história:
Desde a II Guerra Mundial, sou um graduado piloto comercial. Devido ao meu bom treinamento e a grande experiência, poderia ensinar a um jovem de 21 anos: regras navais, navegação, regulamento de aeronave, instrução mecânica e procedimentos com o rádio. Ele poderia passar em todos os exames com facilidade, pois teria tido um ensinamento consciencioso. Entretanto, se eu o colocasse em uma aeronave de guerra, desse um tapinha em seu capacete e dissesse: "Tenha um bom vôo, filho", o que aconteceria? É provável que batesse e ficasse em chamas antes mesmo da decolagem. Por quê? Houve um bom ensinamento, porém NENHUM TREINO.
Treinamento envolve ensinamento, mas ensino raramente inclui treino. Ensinamento aliado ao atual treinamento de vôo teria salvo a vida de jovens pilotos americanos e 15 milhões de dólares em aeronaves de guerra. O treino lhe asseguraria um bom futuro em vôos. O mesmo aplica-se a nossos filhos. Eles precisam que nós sigamos o plano de treinamento do Senhor. Para treinar este jovem, eu o teria levado a vôos onde pilotasse e assim seria seu modelo apropriado de procedimento. Então, voaríamos juntos — eu lhe daria alguma independência, mas estaria lá para oferecer conselhos e lidar com as emergências. Através deste processo, ele aprenderia como tomar importantes decisões, obter experiência e ter controle total de seu vôo. Somente após muita prática aérea estaria treinado para voar sozinho. Então, quando surgissem as situações, responderia automaticamente de maneira correta devido ao extenso treinamento prático. Ele estaria no piloto automático humano e, portanto, faria a coisa certa devido ao bom treinamento.
Baseado neste exemplo, você pode ver que o treino requer muito mais que ensino. Esta verdade aplica-se especialmente à paternidade.

O Plano de Ação

Precisamos, em primeiro lugar, fazer uma avaliação de nossa atual situação e nos assegurarmos da garantia desta base que possuímos. Isto envolve esclarecer nossa identidade como filhos de Deus e aumentar a comunicação familiar.
Segundo, precisamos definir nosso objetivo: treinar nossos filhos para serem bem-sucedidos. Logo, é necessário definirmos a palavra sucesso (ou vermos como Deus a conceitua, uma vez que nosso desejo como família cristã é sermos justos e santos para agradarmos a Deus).
Tendo uma vez definido nosso objetivo, podemos examinar os aspectos práticos do treinamento. Este processo envolve oração, modelação, ensinamento, encorajamento, disciplina e prática em todas as áreas da vida.
Este livro aborda de maneira técnica e única a educação de uma família cristã. Posso garantir que isto funciona. Sim, é uma afirmação séria; mas confio no Senhor, pois este livro é baseado nos princípios bíblicos. Fomos criados por Ele, por isso colocou seus filhos sob o nosso cuidado, sendo que podemos confiar que suas instruções têm um efeito positivo!
Meu conselho pessoal para você sobre como treinar seus filhos não tem valor, uma vez que você não tem provas de que estou certa. Porém, sabemos que o conselho de Deus é eficaz para sua vida. Desse modo, esta é uma compilação das Escrituras que lhe oferece um plano infalível.
Aliado à pesquisa da Palavra de Deus, veremos algumas formas práticas para aplicar estes princípios bíblicos em sua família (usá-los como treinamento). Certamente, pode haver diferenças entre o que melhor se aplica aos Silvas e aos Ferreiras. Este conselho prático baseia-se nas experiências positivas das pessoas, sendo compilado dos princípios contidos na Palavra de Deus. Embora a aplicação prática possa diferenciar de alguma forma de família para família, os princípios permanecem os mesmos. Meus próprios pais eram religiosos e fizeram um excelente trabalho de treinamento em minha vida. Sei que seus métodos bíblicos funcionaram, pois sou uma prova viva. Sou um "resultado"! E o mesmo posso ver em meus irmãos. Papai e mamãe seguiram o conselho de Deus. É claro que eu era uma adolescente normal; Nunca fui perfeita. Cometi erros e falhas, mas após alguns anos "tentando por mim mesma", decidi permanecer firme na fé com os dois pés no estreito caminho para o Céu.
Muitas crianças, senão a maioria passam por momentos de rebeldia, dando um passo ou dois fora do caminho para ver o que há do outro lado. Porém elas, como eu, que estão firmemente fundamentadas na fé, treinadas para distinguir o certo e o errado, agindo corretamente e ligadas no piloto automático não vão muito longe para perceber os males do pecado e a beleza da vida em Cristo.
As crianças firmemente treinadas nunca abandonam realmente o Senhor; Ele anda conosco mesmo nos vales. O Espírito Santo nos lembra continuamente o certo e errado. Deus está sempre nos alcançando com seu amor e perdão. Reconhecemos e sentimos a sua presença, pois através de nosso treinamento paternal fomos sensibilizados à direção do Espírito Santo, e ensinados a tomar boas decisões. Mesmo quando fazemos escolhas errôneas, sabemos ao menos que estamos errados! Reconhecer nosso erro é o primeiro passo para a correção.
O National & International Religion Report (3 de maio de 1993) trazia os resultados de um levantamento que ilustra este ponto:
Crianças educadas em lares cristãos consistentes estão mais aptas a guardar a fé nos últimos anos, diz o recente estudo sobre apostasia. Os sociólogos Merlin Brinkerhoff e Marlene Mackie pesquisaram entre estudantes de ciência social da Universidade Calgary e Universidade do Nebraska nos anos 80 e descobriram que os jovens adultos retinham com mais facilidade suas primeiras crenças religiosas caso freqüentassem a igreja até aos dez anos de idade e não vivessem suas primeiras dúvidas religiosas até os últimos anos da adolescência. Quanto mais regular a freqüência à igreja, mais tarde chegavam as dúvidas e mais persistentes na fé tornavam-se estas pessoas. Os grupos mais prováveis a guardar a educação religiosa desde pequenos eram os católicos e protestantes conservadores.
Note que as crianças educadas em lares cristãos consistentes, pertencentes a denominações que valorizam extremamente o treinamento, estavam mais aptas a guardar sua fé. Visivelmente, todos nós precisamos passar por um período de questionamento, seja moderado e curto ou severo e longo, quando decidimos fazer as coisas à nossa maneira, não de acordo com a educação recebida de nossos pais. A harmonia bíblica, evidenciada por este estudo sólido, consistente e pelo treinamento reduzirão este período de questionamento, conduzindo a criança a convicções pessoais sobre seu relacionamento com Cristo.
As idéias práticas de treinamento utilizadas neste livro são, em parte, extraídas do seminário chamado Charting Your Family's Course (Mapeando o Rumo de Sua Família). Este seminário foi desenvolvido pela Citizens for Excellence in Education (Cidadãos Dedicados à Excelência na Educação), ministério cristão no qual sirvo como vice-presidenta. O material deste seminário foi desenvolvido com o auxílio de muitos profissionais, incluindo educadores, um diretor de estabelecimento de ensino, um psicólogo, um pastor e diversos pais.
Aliado à orientação bíblica e à sua aplicação prática para os pais, este livro oferece uma forma clara para que sejam abertas as linhas de comunicação e compartilhado com seus filhos o aprendizado através da Noite Familiar. Esta será explicada com mais detalhes no capítulo 2. Ao final de cada capítulo, você encontrará questões para serem discutidas e atividades semanais para a família, que irão ajudá-lo a aplicar as lições práticas das Escrituras. A Noite Familiar reúne todas as coisas que podem ser aplicadas pessoalmente à sua família; assim, estas seções são denominadas "Trazendo-a para Casa".
Espero que você aproveite este livro, achando-o prático e útil. Certamente, treinar nossos filhos não é fácil. Entretanto, à medida em que o treinamento torna-se realidade e vivemos o estilo de vida cristão, educar nossos filhos pode tornar-se pura alegria. Eles são realmente o maior prazer de nossa vida. Espero que você junte-se a mim, aceitando este desafio. Cultivar uma família religiosa e bem-sucedida requer tempo, mas é um investimento que proporcionará resultados tanto em sua vida como na vida de seus filhos — resultados eternos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar