18 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 5


Livro de Kathi Hudson - CPAD

SEÇÃO III
Definindo o Objetivo

História de Dois Homens

O Primeiro Homem: Era uma vez uma criança nascida cm um lar cristão. Mesmo antes do bebê, chamado João, ler nascido, Deus tinha uma importante missão para sua vida. Logo depois de crescido, João fez algo ímpar, mudou-se para o deserto. Ele não parecia ser civilizado; assemelhava-se mais a um homem selvagem das montanhas ou um hippie, vestindo roupas feitas de pêlo de camelo e cinto de couro, além de comer alimentos estranhos: mel silvestre o gafanhotos. Este homem tinha uma dura mensagem a pregar. Ele mandava que o povo se arrependesse de seus pecados e falava de um Messias que viria para salvá-lo. Muitos pessoas riam-se dele e o ridicularizavam. Mas João não permitiu que o intimidassem, pois sabia que falava a verdade e seu propósito era anunciar a iminente chegada de Jesus. Ele obedeceu a Deus apesar da perseguição e, por causa desta obediência, muitas pessoas o ouviam; acreditavam na verdade em que contava e eram batizadas.
Nesta época, havia um rei chamado Herodes. Ele casou-se com a esposa de seu irmão, Herodias. João teve a coragem de dizer-lhes que o casamento deles era imoral aos olhos de Deus, por isso foi preso e eventualmente! decapitado.
O Segundo Homem: Era uma vez, muito antes do tempo de João, um outro bebê recém-nascido, chamado Saul. Ele nasceu com muitas vantagens e era muito rico (seu pai era um homem opulento e influente da tribo de Benjamim). Sai foi denominado o "homem mais bonito de Israel" (na linguagem de hoje), pois era grande e musculoso. Ele foi criado para ser um homem poderoso, e Deus o escolheu para ser o primeiro rei de Israel.
Deus concedeu a Saul muitas oportunidades, e quando Saul lhe obedecia era abençoado e conquistava outros exércitos. Porém, Saul era impulsivo e gostava de tomar a frente com seus próprios planos sem esperar por Deus. Algumas vezes, ele literalmente lhe desobedeceu.
Devido à desobediência de Saul, Deus decidiu fazer de Davi rei em seu lugar. Ele implorou por perdão, mas era muito tarde, e Davi tornou-se o novo rei. Saul não aceitou este fato como sendo um plano de Deus, ao contrário, ficou extremamente ciumento e planejou matar Davi, porém não era capaz de fazê-lo. Assim, sem saber como proceder, pediu conselho a uma feiticeira. Finalmente, Saul morreu por sua própria mão no campo de batalha.

A Moral das Duas Histórias
Qual destes dois homens obteve sucesso? Imagine-os vivendo no mundo de hoje e suas histórias acontecendo agora. Do ponto de vista mundano, João Batista seria visto como um fanático religioso, totalmente louco. De fato, infelizmente, mesmo diversos cristãos de nossos dias pensariam em João como uma pessoa extremada e com um parafuso a menos.
Por outro lado, Saul seria uma pessoa de sucesso aos olhos do mundo. Ele era rei e possuía tudo: aparência, dinheiro, poder e influência. Na verdade, muitos veriam Davi como vilão — o intruso — e sentiriam pena da"má sorte" de Saul.
Como você veria estes homens, caso lesse suas histórias nos jornais? Qual dentre eles seu filho consideraria um sucesso?
Na opinião de Deus, o que é importante sobre estes homens? Eis o que o próprio Jesus tinha a dizer sobre João Batista:
Quando os discípulos de João tinham ido embora, Jesus começou a falar dele às multidões:
Quando vocês saíram ao deserto para ver João, com que esperavam que ele se parecesse? Com o capim agitado pelo vento? Ou vocês estavam esperando ver um homem vestido como um príncipe num palácio? Ou um profeta de Deus? Sim, e ele é mais do que um simples profeta. Porque João ê o homem citado nas Escrituras — um mensageiro para vir antes de Mim, para anunciar minha vinda e preparar o povo para me receber. Na verdade, de todos os homens que já nasceram, nenhum foi tão grande como João Batista. (Mt 11.7-11, A Bíblia Viva)
Jesus disse que de todos os homens já nascidos nenhum c tão grande como ele! Esta é uma classificação muito alta, especialmente vinda do próprio Deus! Eu seria obrigada a concluir que Deus considera João Batista um grande sucesso, mesmo que o mundo não pense assim.
Mas João teve uma morte trágica, não? Ele foi decapitado! Dificilmente, esperaríamos tal resultado do sucesso! João sabia que sua vida nesta terra seria apenas uma breve passagem. Sua recompensa não provinha desta terra, vinha do céu. O êxito não nos garante uma vida fácil de riquezas, mas nos proporciona recompensas eternas.
Saul, por outro lado, tinha a aparência externa de um homem que "possuía tudo" — um sucesso aos olhos do mundo. E Deus podia tê-lo transformado em um homem bem-sucedido diante do mundo. Deus o escolheu para ser rei e desejava coroar seus esforços. Infelizmente, Saul tinha seus próprios planos e ambições, por isso recusou obedecer a Deus.
Samuel respondeu: Acaso o Senhor tem tanto prazer em suas ofertas queimadas e sacrifícios, como tem em sua obediência? Obedecer é muito melhor do que sacrificar. Deus está muito mais interessado em que você atenda ao que Ele ordena, do que nas ofertas da gordura de carneiros. Porque a rebelião é tão ruim como o pecado de feitiçaria, e a teimosia é tão ruim como adorar a imagens. E agora, já que você rejeitou a palavra do Senhor Ele rejeitou a você, para que não seja rei. (Sm 15.22,23, A Bíblia Viva)
Samuel tinha avisado o povo e seu rei, Saul, dizendo:
Se vocês respeitarem e adorarem ao Senhor e obedecerem aos seus mandamentos e não se rebelarem contra o Senhor, e se tanto vocês como o seu rei seguirem ao Senhor seu Deus, então tudo irá bem. Mas se vocês se rebelarem contra os mandamentos do Senhor e não quiserem atender ao que Ele diz, então a mão do Senhor será tão pesada sobre vocês, como foi sobre seus pais. (1 Sm 12.14,15, A Bíblia Viva)
Porém Saul não deu ouvidos ao aviso. Então, quando perdeu tudo que tinha, implorou o perdão de Deus. Saul não mudou seu modo de viver, pois continuou a pecar e perseguir Davi por muitos anos. Muitas vezes o Senhor arrependeu-se de haver feito de Saul o rei de Israel. (Leia 1 Sm 15.11-35)

A Verdadeira Diferença
Há inúmeros exemplos de homens como João e Saul que optaram tanto por obedecer como por desobedecer a Deus, e estas decisões determinaram ou não o sucesso em suas vidas.
Em Mateus 7.24-27 (A Bíblia Viva), Jesus oferece-nos uma bela imagem de como o resultado de nossas vidas (nossos sucessos e falhas) dependem da base sobre a qual estão edificadas:
Todos os que ouvem os meus ensinos e seguem, são ajuizados, como um homem que constrói sua casa na rocha sólida. Embora a chuva caía em torrentes, as enchentes subam e os ventos de tempestades batam contra sua casa, ela não cairá, porque está construída sobre a rocha. Mas aqueles que ouvem os meus ensinos e não obedecem, são loucos, como um homem que constrói sua casa sobre a areia. Porque quando as chuvas e as enchentes vierem, e os ventos de tempestades baterem contra sua casa, ela cairá fazendo um barulho medonho.
Ao examinarmos as vidas dos personagens bíblicos, podemos determinar o tipo de alicerce sobre o qual suas vidas foram edificadas. Eles obtiveram sucesso obedecendo ao Senhor, ou apartaram-se dEle ao cometerem algum pecado?
Isto reduz a motivação. Eram eles motivados por Deus, chamados por Ele e obedientes ao seu plano — construindo suas vidas sobre a rocha? Ou foram motivados por seus próprios desejos? Quem sabe até mesmo tentando andar com o Senhor, porém sem comprometimento quando seus planos não coincidiam com seus próprios desejos terrenos? Os que são dirigidos por seus planos e idéias possuem uma definição de sucesso que divergem de Deus. Eles desmoronarão, pois suas vidas estão construídas sobre a areia.
Qual é a motivação de nossa família? Sobre qual base estamos construindo nossas vidas?
Todos desejamos ter uma vida bem-sucedida eternamente. Como pais, desejamos o mesmo para nossos filhos. Se eu pudesse fazer um pedido, seria para que andassem junto ao Senhor e lhe obedecessem completamente — não importando as possíveis conseqüências aqui na Terra, pois sei que os resultados eternos destes esforços é o que realmente interessa. Estamos nesta vida somente de passagem.
Meu maior desejo e minha oração mais sincera é para que minha família, incluindo eu e meu marido, tenha sucesso aos olhos de Deus. Sei que uma área importante onde preciso ser bem-sucedida é quanto ao treinamento dos meus filhos no obedecer ao Senhor. O mundo produz falsas idéias sobre o sucesso, e cabe a mim fazer com que meus filhos conheçam o seu significado aos olhos de Deus.
Nos próximos dois capítulos, analisarei mais profundamente o que a Bíblia diz sobre o sucesso, e espero que os exercícios da Noite Familiar contidos em "Trazendo-a para Casa" ajude-o a mostrar para seus filhos a visão cristã sobre o sucesso.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Neste capítulo, leia as histórias parafraseadas de Saul e João Batista. Cada membro da família deve escolher o homem que considera mais bem-sucedido e explicar o motivo.
Escrituras: Gênesis 37,39 — 45 (note especialmente 39.23) — a história de José. (Para filhos mais novos, você pode desejar ler uma versão em livros infantis ou parafrasear a história, os mais velhos preferem a passagem completa.)
Discussão: José teve sucesso em sua vida? Por quê? Discutam como Deus usou José, mesmo durante os períodos de dificuldade. Como José lidou com a tentação da esposa de Potifar?
Aplicação: 1. Caso você sofresse as mesmas dificuldades de José — ser atirado no poço e aprisionado, qual seria sua atitude? Deus está no controle de tais situações?
2. Quando as coisas dão errado em sua vida (assim como pareciam acontecer na vida de José), significa que você fracassou?
3. Como José tratou seus irmãos depois do que fizeram com ele? Como você demonstra amor e perdão para algum conhecido seu?
4. Baseado nas razões que você encontrou para o sucesso da vida de José, como a sua vida pode ser bem-sucedida?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar