16 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 3

Livro de Kathi Hudson - CPAD

                                   Sintonizando para o Sucesso

Você já esteve em uma sala de aula onde os alunos trabalhassem silenciosamente em um problema de matemática, pedindo ajuda ao professor, caso necessitassem? Ou em grupos, construindo um projeto de ciências? Quando entro em uma sala de aula com um ambiente como este, sinto um bem-estar interior. Pode-se sentir o aprendizado sendo absorvido.
Contraste estas cenas com suas lembranças de infância; do dia em que sua classe teve um professor substituto. Muitos professores substitutos mantêm um ambiente bem-sucedido em sala de aula, porém os alunos costumam fazer o possível para dificultar as coisas. Lembra-se? Ao chegar um professor substituto, os alunos tomavam aquilo como um "dia de folga", o dia em que poderiam bagunçar impunemente. Às vezes, a classe ficava sem qualquer controle — gritos e falatórios caóticos, bolinhas de papel voadoras, aviõezinhos de papel, guerra de água no bebedouro — pense na cena. Lembra-se daqueles dias tormentosos ao pobre professor substituto?
Poderia haver qualquer aprendizado em meio a tamanho caos? Impossível! Que contraste com o ambiente da primeira classe descrita! Podemos ver o tremendo impacto | que a sintonia das crianças, ajustada pelo professor, exerce sobre a qualidade do aprendizado e como será o sucesso destes alunos.
Há uma grande semelhança entre os lares e as salas de aula. Os pais são os professores, e seus descendentes, os alunos, vivem a experiência de aprendizado chamada vida. Como líderes do lar, os pais ajustam o tom. Cada lar é adequado aos estilos de vida, personalidades e necessidades dos membros da família. Na Bíblia, encontramos algumas pautas para nosso ambiente familiar.
E agora, esta palavra a cada um: vocês devem ser como uma grande família feliz, cheio de simpatia uns pelos outros, amando-se uns aos outros, com corações ternos e mentes humildes. Não paguem mal por mal. Não retribuam àqueles que dizem coisas desairosas sobre vocês. Em vez disso, orem para que Deus ajude os tais, pois devemos ser bondosos para com os outros, e Deus nos abençoará por isso. (1 Pe 3.8,9, A Bíblia Viva)
Pedro menciona vários elementos presentes em uma família feliz — elementos que criam um ambiente de sucesso doméstico:
Simpatia: o Dicionário Aurélio define como "tendência ou inclinação que reúne duas ou mais pessoas. Faculdade de compartilhar as alegrias ou tristezas de outrem: expressões de simpatia. Interesse em atender às pretensões de alguém".
Corações ternos ou delicadeza e ternura sem barreiras.
Mentes humildes: pensem nas necessidades e desejos dos outros antes mesmo dos seus, sem orgulho; mas de maneira servil.
Não paguem mal com mal, por males causados a vocês.
Não retribuam, quando ocorrerem grosserias ou crueldades.
Orem para que Deus os ajude, mesmo quando a pessoa ferir seus sentimentos ou causar-lhe mal.
Sejam bondosos para com os outros, então Deus os abençoará!
Note que Pedro aconselha-nos a "ser" esta família feliz. Esta é a descrição de sua família? A maioria de nós precisa admitir a necessidade de melhorar em alguns aspectos. Quando estou muito cansada e frustrada, fico propensa a revidar alguma ofensa sofrida de meu marido, sem qualquer intenção de dirigir-me ao Senhor em oração. Preciso melhorar neste aspecto. Este é meu desejo, pois conheço a grande diferença que esta atitude pode causar em meu ambiente familiar. Apenas um comentário áspero ou mesmo um negativo tom de voz podem criar tensão no lar durante o resto do dia — ainda que o fato seja seguido por sinceras desculpas.
Não seria maravilhoso ter este tipo de sintonia em nossas famílias? Como pais, sintonizamos a família através de nossos atos e atitudes. Pense em seus filhos e em suas típicas respostas e ações — tanto positivas como negativas. Isto proporcionará um ótimo ponto de partida para que você, pai ou mãe, possa examinar quando exibiu comportamentos semelhantes.
Então, decida que comportamentos desejaria ver em seus filhos. Eles recebem em casa o exemplo destas atitudes e ações?
A sintonia estabelecida por nós em nossa família inevitavelmente transpõe os territórios domésticos. Todos nós já ouvimos a história do pai que era massacrado no trabalho e ao chegar em casa gritava com a esposa, que por sua vez espancava o filho, que então chutava o cachorro.
Nossas atitudes se espalham. Nossas atitudes negativa! — raiva, dores, melancolia e frustração — prejudicam as pessoas com as quais habitamos. A boa nova é, portanto! comportarmo-nos de maneira positiva! Quando nós, como pais, somos felizes, encorajadores e cheios de alegria, nossos filhos estão mais inclinados a exibir tais qualidades compartilhá-las fora de casa.
A sintonia familiar afeta a atmosfera do ambiente dei trabalho, bem como o ambiente de recreação de nossos filhos. As atitudes e ações que nós e nossos filhos temos com! relação aos outros começam em nosso próprio lar. Pedro,! refere-se à igreja ao aconselhar a família sobre felicidade. As igrejas deveriam possuir a mesma atmosfera de sucesso que os nossos lares. Este esforço tem início no lar de] cada família, eventualmente espelhando-se na família física para a família maior, que é a igreja. Isto começa em você e em mim! E nós podemos fazê-lo, com a ajuda de Deus!

A Importância do Tempo
O tempo afeta de maneira dramática o curso dos sentimentos de nossas famílias. Um estudo sobre 2.400 formandos descobriu que o fato mais perturbador em suas vidas, declarado por eles mesmos, era de não ter passado tempo suficiente com seus pais.
Os filhos necessitam tanto de qualidade, como quantidade de tempo com seus pais — tanto quanto você tenha para dar. Nunca é fácil encontrar tempo e energia para realmente fazer um tempo de qualidade. Quase todos nós estamos ocupados e cheios de compromissos. Então, vem à tona a questão das prioridades. O tempo com meu filho está em primeiro lugar? Isto pode significar o abandono de algumas outras atividades. Poucas são as boas coisas que acontecem por acaso.
A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida ê a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita. (Pv 24.3,4, A Bíblia Viva)
Como pais, nossa verdadeira riqueza é a família. Uma vida de sucesso familiar requer planejamento. Através deste livro, você encontrará estratégias de planejamento para o sucesso de sua família. Para que elas funcionem, precisamos fazer de nosso tempo familiar uma prioridade. Estabelecer a Noite Familiar uma vez por semana é um ótimo início para dedicar um tempo de qualidade. Porém, isto não é suficiente. O trabalho dos pais nunca termina, estamos sempre moldando, instruindo e treinando nossos filhos como v i vemos nossas vidas. Somente assim a quantidade de tempo tem seu lugar.
As três ferramentas básicas que o ajudarão a passar um tempo proveitoso com seus filhos são:
Diálogo
Questionamento
Leitura juntos
Martin Deutsch, no livro The Disadvantaged Child and the Learning Process, descobriu que nos lares onde existe o diálogo, o questionamento, mas a leitura não tem lugar, a criança faz poucas perguntas, utiliza questões curtas e possui tanto um vocabulário limitado quanto um menor poder de atenção. A prática destas atividades no lar ajudará seu filho tanto na escola como na vida.
As crianças crescem muito rápido. Todos os pais, ocasionalmente, pensam ter falhado na educação de seus filhos, não terem "estado lá", que não têm ouvido, dado atenção ou estado fisicamente presente quando seus filhos precisaram. Ao invés de palavras de desespero: "se eu..." ("se ao menos eu tivesse tido tempo"; "se eu tivesse ouvido"), podemos usar palavras de oportunidade quando estas situações ocorrerem, dizendo: "Da próxima vez vou assistir à sua apresentação" ou "Da próxima vez deixarei os papéis de lado e lhe darei atenção".

Dicas de Comunicação
A comunicação familiar é a chave para a criação de uma i família bem-sucedida. Dois tipos de comunicação são vitais:
Comunicação entre os pais: Este é um fator chave nas famílias de sucesso! A consistência é de vital importância, como discutiremos mais tarde; assim, os pais desejarão discutir previamente as situações, regras, disciplina, objetivos familiares etc. Qualquer conflito de idéias entre os pais deve ser solucionado em particular ou executado com os filhos em unidade.
A segurança familiar é importante para garantir a confiança e o bem-estar dos filhos. Sentir segurança habilita a criança a explorar e aprender em um ambiente seguro. A melhor maneira para fazer com que seu filho sinta-se seguro é possuir um casamento forte, permitindo que eles vejam seu amor e unidade de mente e espírito.
Comunicação com os filhos: A melhor forma de conhecer a mente de seu filho, ou seja, como ele ou ela se sente, sua aprendizagem na escola e os tipos de crenças e atitudes que está desenvolvendo é manter abertos os canais da comunicação. Você desejará fazer isto com seu filho individualmente, bem como com toda a família.
Três elementos principais encorajam a qualidade da comunicação:
Tempo disponível
ouvir com atenção
Conversar francamente
O ajuste e o clima podem afetar o sucesso da comunicado. Reserve tempo suficiente para uma discussão espontânea, onde a comunicação seja natural e fluente.
Quando eu era jovem, minha família sempre tomava café da manhã e jantava em conjunto. Algumas lembranças mais Alegres estão relacionadas com estes momentos. Algumas não são específicas, porém estão repletas de risadas, assuntos que fluíam e histórias. Meu pai é um contador de histórias nato, e eu sempre adorava ouvir as coisas excitantes que havia feito em sua vida, as histórias sobre a Segunda Guerra Mundial e suas aventuras enquanto levava de avião os suprimentos missionários até ao México. Aprendi muito com suas conversas sobre política, comunidade, história de nossa família e propósitos de viagens, uma vez que minha mãe não possuía a habilidade de contar histórias.
E não se esqueça das lembranças familiares! Aqueles momentos especiais são mantidos vivos por gerações quando lembrados por toda família. Os momentos de refeição são ótimos para este tipo de entrosamento. Atualmente, as famílias possuem agendas ocupadas, mas se puderem reservar tempo ao menos para uma refeição diária em conjunto, vocês provarão alguns momentos fabulosos de comunicação aberta!
Se você é como a maioria dos pais, provavelmente passa grande parte do tempo no carro com seus filhos, levando-os de uma atividade a outra. Estes momentos de descontração (especialmente, se o rádio estiver desligado) proporcionam diálogos especiais. E, quando um grupo de amigos de seus filhos está presente no carro, é-lhe dada a chance de observar suas companhias, suas preocupações (os assuntos sobre os quais conversam) e como seu filho interage socialmente.
A Noite Familiar é outra grande oportunidade para i comunicação. O bate-papo espontâneo e descontraído costuma acompanhar as atividades, enquanto os tópicos mais sérios podem ser mencionados durante o período de discussão. (Leia o capítulo 2 para formato e idéias.)
Como cristãos, estamos sempre muito ocupados com trabalho da igreja e ajudando aos outros. Cristo nos chama para tal serviço, e esta deve ser uma importante tarefa d nossas vidas. Entretanto, precisamos ser cuidadosos para que isto não tome o lugar de nossos momentos familiares Deus nos confiou o cuidado e custódia de nossos filhos, mas é nossa prioridade educá-los e treiná-los nos caminhos do Senhor. Além do mais, o momento familiar (e a Noite Familiar) precisa ter prioridade em nossas vidas.
Ouvir é uma das partes mais importantes da comunicação, ainda que pouco praticada. Podemos melhorar nossa maneira de ouvir, prestando cuidadosa atenção na outra pessoa, em silêncio e sem pressa. Se ouvimos nossos filhos sem interrompê-los, sem pensar no que vamos responder a seguir, e sem nos precipitarmos em oferecer conselhos ou julgá-los, estamos realmente dizendo-lhes, através de nossos atos, que eles são importantes.
É difícil ser bons ouvintes! Sei que esta foi uma habilidade que precisei me esforçar para desenvolvê-la, já que não j era um atributo natural de minha personalidade. Porém, valeu a pena o esforço. Se nossos filhos percebem que estamos realmente os ouvindo e tentando compreendê-los, ao invés de tirarmos conclusões precipitadas, eles se sentirão à vontade para compartilhar suas preocupações mais profundas conosco, tornando-nos parte de suas vidas — que é todo o nosso desejo, certo?
Além de ouvir as palavras de seu filho, observe a linguagem do seu corpo. Ele se sente confortável compartilhando seus assuntos com você, ou precisa de um encorajamento extra? Ele aparenta mais ansiedade e temor do que declara? Seu filho, naturalmente, estará observando a sua linguagem corporal para certificar-se de seu interesse no que ele ou ela tem a dizer. Se você ficar olhando para o relógio ou batendo o pé demonstrará desinteresse, e seu filho provavelmente não desejará compartilhar seus sentimentos da próxima vez.
Ao responder-lhe, deixe que realmente perceba seu interesse por ele. Escolha suas palavras cuidadosamente para que soem mais ponderadas que falaciosas. Você pode preferir iniciar uma frase como: "Estou muito-preocupada com..." ou "Eu entendo que algumas vezes seja difícil..." ao invés de "Você deveria..." Se você não estiver certo do que seu filho está tentando dizer, faça perguntas ou repita o que entendeu e peça confirmações.
Algumas vezes seu filho não está pedindo conselhos, mas apenas atenção. Observando a sua reação ao responder, você pode saber se este é um destes momentos. Talvez, precise ü penas de um abraço e saber que você se importa com ele.
Finalmente, quando seu filho diz alguma coisa que você não deseja ouvir, a tendência é ignorá-lo. Mas, ele pode estar alertando-o para um problema em potencial; assim, é importante que haja maiores discussões.
Compartilhar suas próprias experiências — mesmo as que você prefere esquecer — pode encorajar seus filhos, poupando-os de muita dor de cabeça. Deuteronômio 4.9 diz:
Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos dos teus filhos.
A Bíblia instrui os pais a compartilhar abertamente o que aprenderam através de suas experiências, para que os filhos se beneficiem de suas lições de vida. Não tenha medo de demonstrar que você é humano e que pecou. Todos nós pecamos. Precisamos permitir que nossos filhos se beneficiem desses erros, contando-lhes nossas experiências quanto ao aprendizado e o preço de tais pecados. Podemos compartilhar com eles tanto os bons momentos quanto os difíceis e conversar sobre o que aprendemos do Senhor através destas experiências.
É muito importante que, como pais, compartilhemos com; nossos filhos o trabalho do Senhor em nossas vidas. Deus torna-se mais real quando as crianças constroem sua própria fé através do conhecimento e do testemunho da operação divina.
Conheço uma família cristã maravilhosa que possui 12 filhos, oito deles adotivos. Um dos filhos legítimos compartilhava comigo as experiências que tivera ao ver Deus responder de maneira viva e eficaz uma oração. Seus pais cristãos envolveram os filhos em uma súplica, a fim de obterem a direção de Deus. Eles oraram ao Senhor por duas crianças que pudessem adotar a fim de manterem juntos os irmãos e por uma casa maior para acomodarem a família.
Como a menina estava envolvida na oração familiar em prol da direção de Deus nestas áreas, viu claramente as respostas de suas orações. Esta adolescente reconheceu o poder e a realidade divinos. Ela está vivendo sua vida completamente para Deus graças ao modelo cristão apresentado por seus pais que compartilharam abertamente o trabalho de Deus em família.

Santidade em Desenvolvimento
Sermos conformes à imagem de Cristo (Rm 8.29) e transformados pela renovação de nossas mentes faz parte constante de nossa caminhada de fé (Rm 12.2). Este processo desenvolve nossa santidade quando removemos as impurezas de nossas vidas e nos tornamos íntegros. A santidade refere-se à separação do pecado; à ausência do mal. Penso que isto deveria acontecer em nossos lares! O que devemos enfocar para o desenvolvimento da santidade em nossas famílias, a fim de tornarem-se o modelo planejado por Deus?
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. (Cl 3.2)
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. (Cl 3.12-14)
Imagine que lares felizes teríamos, se todos os membros de nossa família vivessem de acordo com as instruções citadas acima. Deus não diz que isto seja feito "se você quiser ser feliz" ou "se você assim desejar". Ele não exige qualquer qualificação: apenas faça isto! Somos instruídos a ensinar nossos filhos a serem santos e termos uma atitude de amor para com eles. Como seria diferente a sintonia de nossos lares, se tão somente seguíssemos esta instrução!
O desejo de Cristo é que sigamos seu exemplo e coloquemos o amor acima de todas as coisas. Precisamos amar nossos filhos como o Pai os ama e da maneira como Ele nos ama — incondicionalmente. O amor incondicional facilmente perdoa e esquece. Precisamos amar nossos filhos por serem os filhos que Deus nos deu, e não pelo que fazem. O "capítulo do amor" — 1 Coríntios 13 — merece uma análise especial. Este é o modelo de amor para Deus — o tipo que Ele sente por nós e que deveríamos ter pelas pessoas, incluindo nossos cônjuges e filhos.
Haverão (e, provavelmente, já existem) muitos momentos em que nossos filhos não agirão de acordo com este versículo. Suas atitudes podem ser causadas pela falta de treinamento, pelo exemplo que vêem em nós como pais ou pela natureza carnal e rebelde que está sendo aflorada. Isto pode ser frustrante, mas precisamos reconhecer que a vide cristã é um processo de crescimento gradativo, e que Deus ainda não terminou sua obra na vida deles. Podemos nos alegrar quando eles seguirem o exemplo de Cristo e los durante o processo de crescimento.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, para idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Como você descreveria a família perfeita e o! ambiente do lar ideal? Caso fosse possível, que í mudanças você faria em sua família?
Escrituras: Colossenses 3.12-14.
Discussão: Identifique e defina cada qualidade contida nesta passagem. Na escala de 1 a 10 (1 sendo totalmente ausente e 10 completamente presente), como você classificaria sua família em cada uma destas qualidades? Se Jesus visitasse nossa família, o que mais o agradaria em relação aos nossos comportamentos e atitudes? O que poderia entristecê-lo? (Na verdade, Jesus está sempre presente em nossos lares. Leia 1 Coríntios 2.16.)
Aplicação:
1. Cada pessoa descreve como pode contribuir individualmente, para melhorar seus comportamentos e atitudes que entristecem a Jesus.
2. Cada pessoa identifica a qualidade mais difícil de seguir, listada na passagem bíblica e, então, discute maneiras práticas de como pode trabalhar para desenvolver tal qualidade naquela semana (incluindo os pais).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar