3 de agosto de 2011

2-OLHE PARA O CÉU E CONTE AS ESTRELAS


(Gn 15.1-6)

Deus falou e ainda fala; fala de forma tão eloqüente que é impossível deixar de ouvir Sua voz. Deus falou no passado e ainda fala no presente. Os liberais dizem que Deus não fala mais; os místicos dizem que Deus fala, mas fala diretamente, sem a instrumentalidade de Sua Palavra. Cremos, entretanto, que Deus fala, mas fala por meio da Sua Palavra. A Palavra de Deus é a voz de Deus. Essa palavra é viva, poderosa e eficaz. Gênesis 15 diz que, "depois destas coisas", Deus apareceu a Abraão e falou com ele. A pergunta que precisamos fazer é: depois de que acontecimentos? O texto não responde. Então, precisamos ver a resposta nos capítulos anteriores. Observando o contexto, verificamos que aconteceram coisas boas e ruins.

Em primeiro lugar, vejamos as coisas ruins:

• Fome e fuga para o Egito (Gn 12.10)

• Mentira no Egito por causa de Sara (Gn 10.13)

• Briga dos seus servos com os servos de Ló (Gn 13.7)

• Separação de Ló (Gn 13.9)

• Guerra com os quatro reis (Gn 14.12-17).

Em segundo lugar, vejamos as coisas boas:

• Promessa de uma terra (Gn 13.9)

• A bênção de Melquisedeque quando Abraão paga a este o dízimo (Gn 14.18-24).

Deus também fala com você no meio dos acontecimentos normais da sua vida. Não é preciso um clima celestial ou místico para Deus romper o silêncio e falar. Deus nos fala pelos caminhos de Sua providência. Precisamos ter olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração para perceber. Talvez, antes de começar a ler este livro, você tenha enfrentado circunstâncias difíceis, ouvido insultos, sofrido prejuízos financeiros, sentido a dor da solidão, se decepcionado com um amigo, se frustrado com o cônjuge e até esteja passando pelo vale escuro da depressão. Talvez você tenha acabado de chegar ao médico, e ele, ao observar seus exames, lhe tenha dado más notícias sobre sua saúde. Talvez, você tenha perdido o emprego, e o mundo tenha desabado sobre a sua cabeça. Talvez você tenha visto com tristeza seu casamento acabar depois de muitas lágrimas. Mas é no meio desses acontecimentos que as coisas podem mudar. E no centro da tempestade que Jesus pode aparecer a você de forma inusitada. Ê no fragor da crise que a porta da esperança pode se abrir para você. E dentro da fornalha acesa que o Quarto Homem pode aparecer para livrá-lo de suas amarras. Comece a olhar para a frente. Aprenda a caminhar na vida. Não fique agarrado ao passado. Depois desses acontecimentos, Deus pode falar com você. Depois da noite, vem a luz do dia. Olhe para a frente. Tem coisa nova pela frente. Aprenda a virar a página. Depois do desemprego, da crise financeira, do problema no casamento, da reprovação no vestibular, da porta fechada do emprego, você pode se encolher na caverna e ficar deprimido, ou pode ouvir a voz de Deus. Há pessoas que depois desses acontecimentos ficam amargas, revoltam-se contra Deus e fogem da igreja. Há aqueles que fazem como Pedro, e voltam a pescar. Todavia, é depois desses acontecimentos que as coisas mais sublimes podem começar a acontecer.

No meio desses acontecimentos, Deus fala com você (Gn 15.1)


Depois desses acontecimentos, Deus pode falar com você! Depois desses acontecimentos, Deus Se manifesta. Primeiro Ele deixa a situação se agravar, mas depois Ele fala. Depois desses acontecimentos, Deus Se manifesta. Você que confia em Deus também passa por problemas: bate o carro, enfrenta fila no banco, recebe crítica dos colegas, perde o emprego, fica doente e até briga com a esposa.

Depois desses acontecimentos, Deus tem uma palavra específica. Deus falou com Abraão, e não com Ló ou com Sara. Deus tem uma palavra para você. Essa é uma palavra específica. Deus se revela a quem dá ouvidos a essa palavra.

Essa palavra específica de Deus a Abraão revelou três coisas:

Em primeiro lugar, revelou o cuidado de Deus. O Senhor disse a Abraão: "Não temas". Ele diz a você: "Não tenha medo". Podemos erguer nossa voz e cantar o hino imortal: "Não desanimes, Deus provera. Deus cuidará de ti". Você não tem de temer, pois seu cuidado é descansar em Deus. Há mais de 365 “não temas” na Bíblia. Para cada dia, Deus tem uma palavra para você. Lance fora o medo (l Jo 4.18). A Bíblia diz que a presença do amor lança fora todo o medo. Tem muita gente atormentada na igreja: Oh, vida! Oh, azar! Oh, dia! Oh, segunda-feira! Oh, meu Deus! Espere com paciência no

Senhor. Pare de murmurar. Pare de reclamar. Olhe para a vida na perspectiva de Deus. Muitos indivíduos se auto flagelam com perguntas recheadas de dúvidas e prenhes de incredu¬lidade: Será que conseguirei? Será que me casarei? Será que passarei no concurso? Será que serei classificado no vestibular? Largue a dúvida. Confie. Creia! Deus cuida de você melhor do que cuida das aves e do lírio do campo.

Em segundo lugar, a proteção de Deus. Deus é o seu escudo. Sua vida está escondida com Cristo em Deus. Você está assentado com Cristo nas regiões celestes. Aqueles que são de Deus, Ele os guarda, e o Maligno não os toca. Você é a herança de Deus, a menina-dos-olhos de Deus. Você está seguro nas mãos de Jesus, e de Suas mãos ninguém pode arrancá-lo. Nada neste mundo nem no vindouro pode separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Na mente e nos decretos de Deus, você já está no céu (Rm 8.30). Não importa se aqui o caminho é estreito e juncado de espinhos, o Deus a Quem você serve o toma pela mão direita, o guia com seu conselho eterno e depois o recebe na glória.

A maior preocupação do povo brasileiro é com a segurança. Vivemos acuados pelos criminosos. Os cidadãos de bem vivem trancados como prisioneiros dentro de casas amuralhadas, ou dentro de apartamentos cheios de trancas e alarmes. Muitos perguntam: Será que dá para andar segu¬ro nesses dias em que todos os governantes prometem mais segurança e o índice de criminalidade cresce ainda mais? O crente tem de andar confiando na promessa de Deus: "Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti" (Is 54.17). Deus é seu escudo. Ele cerca você por trás e por diante. Sua vida está nas mãos do Deus vivo. Porque você é a menina-dos-olhos de Deus, quem tocar em você mexe com Deus e ar¬ranja uma grande encrenca. Deus é o seu Pai. Ai de quem tentar mexer na sua vida. Ai de quem tentar pôr a mão em você. Deus é seu escudo. Isso não significa que você não terá problemas ou adversidades na vida, mas significa que Deus será glorificado em você, quer na vida, quer na morte (Fp 1.20). Algumas vezes, Ele o livrará da morte, até o dia em que Deus o livrará através da morte.

Em terceiro lugar, nós servimos ao Deus da vitória. Deus disse a Abraão: "O teu galardão será sobremodo grande". Deus tem uma bênção grande, uma batalha grande e uma vitória grande. Aqueles que esperam com paciência recebem a bênção do Senhor. Deus galardoa, e esse galardão é muito grande. Saiba que nenhum olho viu nem ouvido ouviu o que Deus preparou para você. Deus é o seu Pai. Jesus é o seu irmão mais velho, seu amigo, seu Senhor e Rei. O Espírito Santo é o seu consolador. Sua pátria é o céu. Você é filho do Rei dos reis, co-herdeiro com Cristo. Você tem uma herança muito linda. Ela é imarcescível e gloriosa. Sua vida não caminha para o ocaso. Você não está descendo uma ladeira. Você caminha para um fim glorioso, para o amanhecer da ressurreição, para a posse da herança. Você foi destinado para a glória. Sua pátria está no céu. Seu lar é a Casa do Pai. Sua cidade é a Jerusalém celeste.

A limitação humana (Gn 15.2,3)

Em vez de Abraão ouvir a voz de Deus e deleitar-se em Suas promessas, ele apresentou alguns obstáculos. Destacamos aqui alguns pontos:

Em primeiro lugar, Abraão põe barreiras. Deus promete, mas ele não crê. Ele é incrédulo. Ele diz a Deus que não tinha filhos, e o seu herdeiro era Eliezer. Abraão ergueu as muralhas da incredulidade e pôs barreiras à promessa. Não somos diferentes de Abraão. Deus nos promete vitória, mas nós nos assentamos num cantinho, amargurados, dizendo: "Está vendo aí, Deus, eu estou sozinho. Não tenho filhos.

Para que essa herança toda?" Você se encolhe e revela limi¬tação. A Bíblia diz que Jesus deixou de fazer maravilhas em Nazaré por causa da incredulidade do povo. A incredulidade nos priva de bênçãos especiais. O paralítico do tanque de Betesda ao ser perguntado por Jesus: "Queres ficar são?", respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que [...] me ponha no tanque". Com uma ponta de amargura, ele disse a Jesus: Sempre alguém chega na minha frente. Ninguém me ama, ninguém liga para mim.

Talvez esta seja sua queixa: ninguém se importa comigo, ninguém me ama nesta igreja. Isso revela as barreiras que você coloca às promessas de Deus. Você também continua dizendo a Deus como Abraão: "Eu não tenho filho. Não tenho sonho. Não tenho projeto. Eu quero, mas eu não tenho". E tempo de vencer sua limitação. Enfrente seus medos interiores. Ouse crer na Palavra de Deus. Não olhe as circunstâncias. Não tente justificar seus fracassos. Não ensarilhe as armas. Não jogue a toalha. Não desista de esperar um milagre. Quantas limitações você já colocou diante de Deus, dizendo: "Não conseguirei vencer. Não conseguirei ver minha família aqui na igreja. Queria tanto, mas falta dinheiro, falta gente, falta apoio". Será que você não percebe que agindo assim, levanta barreiras e limita o poder de Deus?

Em segundo lugar, revelou como Deus trata esse problema da limitação. Quatro fatos nos chamam a atenção.

Primeiro, Deus remove as limitações (Gn 15.4). Deus fala objetivamente. Ele é poderoso para responder claramente às suas mais profundas indagações.

Segundo, Deus conduz você para fora (Gn 15.5). Abraão estava dentro de uma tenda. Ele estava cercado por paredes de lona. Ele olhava para o chão e via apenas um tapete surrado. A visão dele estava limitada por aquelas circunstâncias. Você também olha e só vê problema. Então, Deus toma você pela mão e o retira da sua tenda.

Terceiro, Deus lhe ordena levantar a cabeça. Abraão saiu da tenda e não ficou olhando para baixo. Ele olhou para o céu. Abra os olhos também. Erga sua cabeça. Você verá que seu problema não é tão grande como você pensava. Seu Deus é maior do que seu problema. Você começará a ter uma visão mais clara da vida.

Quarto, Deus manda Abraão erguer a cabeça e começar a contar as estrelas (15.5). Os astrônomos dizem que há tantas estrelas no firmamento quantos os grãos de areia nas praias do mar. Abraão começou a contar as estrelas do céu, mas percebeu que era impossível contá-las todas. Você, também, nunca conseguirá contar o que Deus fará em sua vida. Deus tem muito mais do que você pode contar. Deus pode fazer muito mais do que sua capacidade de receber. Assim como você não consegue contar as estrelas, de igual forma não poderá contar as muitas bênçãos provindas do Eterno. Saia de sua tenda. Comece a contar as estrelas. Assim será a sua descendência. Deus fará você multiplicar. Deus lhe dará vitórias maiores do que sua capacidade de contabilizar. Abraão estava acostuma¬do a viver dentro de uma barraca, mas Deus o tirou dela para falar-lhe ao coração. Saia também de sua barraca. Levante sua cabeça. Comece a contar as estrelas. Creia na vitória de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia na possibilidade de sua igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na bem-aventurança de seus filhos.Volte a contar as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas. Deus disse a Abraão: "Vai ver se você pode con¬tar estrelas, meu filho". Você passará sua vida contando o que Deus fará em sua vida. Saia da sua tenda e comece a contar as estrelas. Abraão venceu seus limites e creu em Deus.

Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça (Gn 15.6)

Destaco duas verdades importantes:

Em primeiro lugar, Abraão creu em Deus. Ele já era mui¬to velho e não podia mais ser pai. Sara já era idosa e estéril. Mas para Deus não há impossíveis. Ele chama à existência as coisas que não existem. Abraão esperou contra a esperan¬ça. Ele creu no impossível. Abraão venceu seus limites. Ele saiu da tenda. Ele saiu da incredulidade. Ele transportou seu monte. Ele viu o invisível. Nada é impossível ao que crê. O segredo da vitória de Abraão é que ele creu em Deus incondicionalmente.

Marta, angustiada pela morte do seu irmão Lázaro e pela ausência de Jesus na aldeia de Betânia, disse a Ele diante do túmulo do irmão: "Senhor, já cheira mal". Agora não tem mais jeito. Mas Jesus lhe respondeu: "Se creres, verás a glória de Deus".

Abraão já estava com 99 anos, e ainda o filho da promessa não tinha nascido. Seu corpo estava amortecido, mas a promessa de Deus estava viva. Aos 100 anos, Abraão tornou-se pai de Isaque e, por meio dele, pai de uma grande nação. O damasceno Eliezer não foi seu herdeiro, mas alguém gerado dele mesmo.

Deixe de olhar para seus problemas. Comece a olhar para Deus. Ele é maior do que seus problemas. Você verá o deserto se transformar num manancial. Ele transformará sua dor em fonte de consolo. Saia de sua tenda. Depois desses acontecimentos, Deus falará com você. Levantará sua cabeça e fará você contar as estrelas. Ele tem uma palavra de vitória para você!

Depois desses acontecimentos, Deus começou a escrever uma nova história na vida de Abraão. Talvez, até este mo¬mento, você tenha sido um colecionador de derrotas. Você só vê problemas. Você olha para a vida e só enxerga as paredes da tenda. Saia dessa cabana. Saia desse buraco existencial. Levante a cabeça. Comece a contar as estrelas.

Em segundo lugar, a fé lhe foi imputada para justiça. Abraão foi justificado por Deus por meio de sua fé. Abraão, o pai de todos os que crêem, foi salvo do mesmo jeito que nós o somos, quatro mil anos depois. Ele creu, e foi salvo. Você, quando deposita sua confiança na Pessoa e na obra de Cristo, também é salvo. Por causa dos méritos de Cristo, Deus perdoa seus pecados, cancela sua dívida e deposita em sua conta a infinita e perfeita justiça de Cristo (2Co 5.21). Então, você será verdadeiramente vencedor na Terra e aceito no céu.

Deus é poderoso para quebrar seus limites. Ouça a Palavra de Deus, e as promessas dEle se cumprirão em sua vida. Seu corpo será fortalecido. Sua cabeça se levantará. Você não mais olhará para os problemas, mas para o céu. Talvez você esteja amargurado, pensando: "Eu não tenho filhos. As coisas não acontecem em minha vida. Meu marido não consegue ir para a frente. Minha mulher não me entende. Meus filhos só me dão dor de cabeça". Se você está assim, saia de sua tenda e comece a contar as estrelas. Talvez você, ainda, esteja desanimado, triste, decepcionado, frustrado com a igreja, com o ministério, com o trabalho, com a família, com você mesmo. Erga sua cabeça e conte as estrelas. O Criador das estrelas é o seu Deus. Ele está assentado sobre um alto e sublime trono. Ele está na sala de comando do Universo. Ele é poderoso para transformar seu vale num manancial, e seu sofrimento, em fonte de consolo. Talvez você esteja pensando em largar tudo, parar de estudar, abandonar sua profissão, desistir de seu casamento, sair da igreja. Então, saia de sua tenda. Conte as estrelas. Um tempo novo raiará na sua vida.

Depois destes acontecimentos: mentira, fome, brigas, divisões na família, decepção, traição, frustração, um novo horizonte pode estar surgindo em sua vida. O projeto de Deus é maior do que o seu. Levante a cabeça e dê um passo de fé para vencer suas dificuldades. Saia de sua tenda e conte as estrelas. Não olhe para trás; olhe para cima. Seu socorro vem do Senhor que fez o céu e a Terra. Creia que ele o conduzirá em triunfo. Você dará à luz muitos filhos espirituais. Você será pai de uma grande descendência. Um tempo novo está sur¬gindo em sua vida. A vitória é sua pela fé, em nome de Jesus! As bênçãos serão maiores do que sua capacidade de contar! Comece a contar as estrelas!



(capítulo 2 do livro QUATRO HOMENS, UM DESTINO - Hernandes Dias Lopes)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar