28 de agosto de 2011


Tipos Negativos de Liderança
Relações Públicas para líderes cristãos – Wagner Gaby – CPAD


  • Ditatorial: Sistema em que há um comando absoluto, indiscutível, sem a participação espontânea do grupo, a não ser em acatar ordens.
O ditador não se importa em saber o que seus subordinados pensam: as ordens devem ser cumpridas à risca. Em geral, o sistema leva o grupo à revolta ou a um estado de letargia.
Pessoas irritáveis, egoístas, brutais, etc, optam por esse sistema.
  • Laissez-faire: (francês - deixar fazer). Sistema em que, como o próprio nome indica, há uma passividade total pelo dirigente; não toma decisões, nem interessa saber o que o grupo resolveu.
Em geral, o dirigente é inseguro, com receio de assumir responsabilidades. É um oponente natural ao sistema ditatorial; enquanto esse decide e ordena aos seus subordinados, o tipo "laissez-faire", pela sua insegurança omite-se em mandar: deixa que cada integrante do grupo faça o que quiser.
Pela ausência de mando, gera-se a desorganização do grupo.
  • Chefe Maquiavélico: Lideranças onde a intriga é a arma usada. Há uma divisão no grupo, pela sistemática usada: ''cochichos",''diz-que-diz-que".
O lema desse tipo de líder é: "Dividir para reinar".
  • Chefe Vaidoso - o título de chefe é o mais importante. Não se interessa pelo grupo, a não ser pelo fato de ter subordinados em quem mandar. Gosta de ser bajulado e, em conseqüência, não consegue ser imparcial.
  • Chefe Instável: A instabilidade emocional lhe assegura um "modus operandi!" idêntico: a mudança de idéia faz com que transmita uma torrente de ordens. Muito difícil ao grupo concluir um só trabalho, visto que dá vários objetivos a serem alcançados.
  • Chefe Paternalista: Afigura-se a um sistema caseiro e, como o próprio nome indica, chefia em relacionamento de pai para filho. Usa a bondade em sentido lato.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar