31 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 9


Livro de Kathi Hudson - CPAD

A Importância da Oração

As Escrituras ilustram claramente a importância da oração e o treinamento de nossos filhos em todas as situações. I )o fato, dois tipos de oração são de vital importância para assegurar o sucesso em nossos esforços e treinar nossos filhos nos caminhos do Senhor:
Orar por cada filho.
Dar exemplo de oração e devoção perante eles.

Orando por Seu Filho
Creio piamente na oração. Sei que ela é eficaz; tenho visto os resultados com meus próprios olhos, inúmeras vezes. Adoramos a um maravilhoso e miraculoso Deus que deseja estar ao nosso lado.
Assim, como seria possível ter um relacionamento com seu melhor amigo se você nunca conversasse e o ouvisse? É impossível termos um relacionamento com o Senhor sem o vital elemento da oração; nosso meio de comunicação com Deus. Posso assegurar-lhe, Ele realmente ouve e se importa conosco! Ele afirmou isto.
Sem restrição, a coisa mais importante que você pode fazer por seu filho é orar por ele. Deveríamos nos lembrar estas crianças não são totalmente nossas. Elas pertencem ao Senhor. O cuidado e treinamento destas preciosas crianças têm sido confiado a nós, seus pais — uma incrível responsabilidade! Mas são filhos Deus, e Ele está sempre cuidando deles.
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos dei que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu pai que está nos céus. (Mt 18.10, A Bíblia Viva)
Por isso, creio que precisamos devolver estas crianças Senhor, colocando-as em suas mãos através da oração, é muito mais capaz! Fico sossegada sabendo que está controle.
Você pode começar a orar por seu filho mesmo antes de ele nascer — mesmo antes de ser concebido! Enquanto escrevo este livro, estou grávida. Eu e meu marido temos orado por nosso filho desde que planejamos nos casar. Na verdade, venho orando por meus futuros filhos antes mesmo de conhecer meu marido! E tenho orado especificamente por esta criança desde o momento em que descobri que a estava carregando (é um menino).
Para que oramos? Bem, para o óbvio, é claro — a fim de que o bebê seja saudável. Mas oramos por muito mais. Já estamos dedicando este filho ao Senhor em nossos corações e o temos colocado em suas mãos. Oramos para que este filho aprenda a amar e obedecer, seguindo exemplo de Cristo. Oramos para termos sabedoria e energia, a fim de educar esta criança nos caminhos do Senhor e até mesmo pelo outro bebê que possa ter ou não nascido — aquele com quem nosso filho um dia se casará
Oramos para que os pais da outra criança sejam servos do Senhor e treinem a futura esposa de nosso bebê para amar e temer a Deus.
Você já ouviu o hino de Wayne Watson: Em algum lugar no mundo?
Neste cântico, ele ora por uma pequena garota que está crescendo "lá fora, em algum lugar", pois algum dia seu filho precisará de uma esposa cristã. Este louvor me
Sei que Deus ouve esta oração, porque meus pais oraram por mim e pelo meu marido, mesmo antes de eu ter nascido. E, milagrosamente, estou casada com um incrível homem de Deus; meus pais não poderiam estar mais satisfeitos com a resposta divina. Eu namorei alguns rapazes pouco adequados, que não andavam muito em conformidade com o Senhor, e cheguei a pensar seriamente em casar-me com um deles. Porém, as orações de meus pais foram respondidas, pois nunca desistiram!
Curiosamente, eu nunca soube disto até escolher Tim para ser meu parceiro nesta vida. Ele é um verdadeiro presente de Deus. Agradeço aos meus queridos pais por sua incessante oração. A Bíblia diz com muita propriedade:
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5.16)
Estou certa de que em alguns momentos meus pais sentiram-se frustrados pelas más escolhas que fiz em minha vida. Eles provavelmente se desanimaram por eu nunca ter "me tocado". Mas, Deus é fiel e promete que, se treinarmos nossos filhos em seus caminhos, eles nunca se apartarão dele. Infelizmente, algumas vezes nossos filhos estão vivendo presos pelas conseqüências de suas escolhas não-cristãs (um mau casamento etc), mas um dia voltarão para o Senhor. Encorajo você a persistir, nunca desistir de seus filhos e pensar que é muito tarde. Apenas continue orando!
Deus sempre responde às justas orações dos pais em favor de seus filhos. Veja como Deus respondeu a Abraão:
E disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante do teu rosto! E disse Deus... E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido: aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. (Gn 17.18-20)
Deus respondeu às orações de Abraão por Ismael. Jó, um dos homens mais corretos que já andou nesta terra, dá-nos um grande exemplo de seu costume diário oração em favor de seus filhos, em Jó 1.5:
... enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia /§ Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no sé coração. Assim o fazia Jó continuamente.
A oração consistente, fervorosa e constante é efetiva. Em Lucas 18.1-8, Jesus apresenta a seus discípulos a parábola para demonstrar a importância de estar sempre em oração e nunca desistir. Ele fala sobre um juiz injusto; não temente a Deus e uma viúva que constantemente implorava a garantia da justiça contra seu adversário. Finalmente, após algum tempo de sua perseverança, o juiz a concedeu, apenas porque estava cansado de ser aborrecido. Então, Jesus disse:
Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc 18.6-8)
Para proteger nossos filhos e assegurar seu sucesso, precisamos orar por eles incessantemente e ter fé que o Senhor responderá. Posso sugerir também que você ore com seu cônjuge. Não apenas pela intimidade espiritual e bênção em seu casamento, mas principalmente porque a Bíblia diz que suas orações serão respondidas:
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. (Mt 18.19)

Exemplos de Orações e Devocionais
Assim como é importante orar por seus filhos, é de igual importância que seus filhos o vejam orar. Ao orar e fazer mias devoções pessoais na presença de seus filhos, eles verão a importância que você atribui em passar algum tempo n sós com o Senhor. Desse modo, você estará dando o exemplo do comportamento que gostaria de ver seus filhos desenvolverem.
Eu tive grandes exemplos nesta área e gostaria de compartilhar alguns, para ilustrar o impacto que exerceram sobre ti minha vida. Com o passar dos anos, eu costumava ver meus pais orando, mas lembro-me especialmente do hábito de meu pai: ler a Bíblia todas as noites antes de ir para a cama. Ele não fazia alarde por isto; na verdade, nunca pronunciou palavra. Apenas o fazia. Acho que isto causou um grande impacto em minha própria prática de ler todas as noites antes de dormir e, logo depois, ao acordar.
Meu pai lê sua Bíblia toda, em média, duas vezes e meia por ano. Este conhecimento me tem feito perceber que a Bíblia não desencoraja pelo seu tamanho. Se eu perseverar, um pouco a cada dia, conseguirei lê-la toda (e sentirei novamente aquele maravilhoso senso de compleição).
Minha tia Donna é uma das mulheres mais tementes que conheço. E sempre foi, desde que eu era criança. Embora more a aproximadamente oito horas distante de minha casa ela causa um grande impacto em minha vida espiritual através de seu exemplo de oração e devoção. Sempre que visitava minha tia Donna, ou quando estávamos reunidos com toda a família em um local durante as férias, a observava passando algum tempo sozinha, lendo sua Bíblia, escrevendo em seu livro de oração e orando. Ela tampouco escondia sua atitude; fazia isto no meio da manhã em seu quarto com a porta aberta ou sentada à mesa.
Como toda criança, eu era curiosa. Ficava por perto pari ver o que estava fazendo; e por sempre admirá-la, queria estar incluída. Ela nunca permitia que nós, crianças, a interrompêssemos, mas calmamente explicava que aquele era seu momento com o Senhor e nos incluiria, fazendo com que eu sempre desejasse ter meu próprio momento reservado.
Em 1 Tessalonicenses 5.16-18 observamos que comportamento devemos exemplificar. Minha tia Donna é um exemplo perfeito desta passagem:
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porem, esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Minha tia Donna tem passado por mais lutas e tribulações que a maioria das pessoas. Ela também tem sido grandemente abençoada pelo Senhor. Em meio a todas estas coisas, nunca vi sua fé ou sua alegria abalada. Ela agora sofre de uma rara disfunção neurológica que, de alguma forma, assemelha-se à esclerose. Está acometida por espasmos involuntários e perdendo sua habilidade de andar. Ainda assim, visita várias lojas de artigos de decoração, é uma mãe maravilhosa e constante serva do Senhor.
Em meio a tantas dificuldades, ela é alegre, bem humorada e agradecida. Sou grata por seu exemplo de oração e devoção.
No início deste livro, escrevi sobre minha amiga que sempre tem visto as orações de sua família serem respondidas no adotar mais filhos. Que grande exemplo podemos ser para nossos filhos quando estes vêem respondidas às nossas orações!
Quando tento recordar os momentos em que senti uma maior intimidade espiritual de minha família, penso nos momentos de oração que passamos juntos. É ótimo que nossos filhos nos vejam nestes momentos devocionais reservados. A Noite Familiar e as refeições oferecem uma grande oportunidade para a oração em conjunto. Podemos louvar ao Senhor nos bons e maus momentos, unidos como família e descansando nEle através da oração, a fim de que nos conduza durante as dificuldades.

Lidando Unidos com a Tragédia
Um dos acontecimentos mais difíceis já ocorridos em minha família foi quando meu irmão, Cary, e sua esposa, Alexa, perderam seus filhos gêmeos no parto. Um deles estava natimorto devido à toxemia contraída por Alexa uma semana antes. O outro nasceu com o cordão umbilical em volta do pescoço e não pôde ser ressuscitado. Que tragédia! Todos nós estávamos ansiosos aguardando este maravilhoso acontecimento, e a notícia foi um choque! Então, tomo se a perda dos gêmeos não fosse suficiente, Alexa quase morreu de febre devido ao parto.
Nunca me esquecerei do dia em que Cary nos telefonou do hospital para nos dar esta notícia. Nossa pequena família estava reunida em uma casa de veraneio no Lago Tahoe a duas horas de distância da casa de Cary. Estávamos aguardando seu chamado para ouvirmos as boas novas do nascimento. Meu pai atendeu o telefone, mas sabíamos que algo estava errado, quando seu semblante rapidamente mudou "Oh, Cary, sinto muito. Vamos orar por Alexa agora mesmo e, então, iremos ao seu encontro".
Quando desligou o telefone, lágrimas rolavam por sua face e todos nós esperávamos temerosos. Ele nem precisava falar qualquer coisa. Nós quatro (minha irmã ainda não era nascida) corremos para o quarto, ajoelhamo-nos ao dor da cama e choramos compulsivamente. Meus pais tentaram se conter. Eles compartilharam sua tristeza conosco demonstrando uma dor verdadeira.
Choramos durante algum tempo. Então, sentamos cama juntos, de mãos dadas, e oramos durante um longo período. Meus pais entregaram toda a situação nas mãos do Senhor. Oramos desesperadamente por Alexa, que estava no hospital lutando por sua vida, e por Cary, que rapidamente estava perdendo tudo que amava.
Não posso expressar a dificuldade deste momento para nossa família. É difícil para mim, enquanto escrevo isto, ver a tela do computador através de minhas lágrimas, mesmo agora, 16 anos mais tarde.
Após nos voltarmos para o Senhor com nossa dor e receber sua força e coragem, pegamos nosso carro e descemos a montanha rapidamente. Oramos por Alexa e Cary no caminho e recebemos conforto por saber que o Senhor estava no controle e todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus. Por causa desta graça, Deus respondeu deu às nossas orações e milagrosamente Alexa foi curada. Anos mais tarde, Deus abençoou Cary e Alexa com duas lindas meninas (não-gêmeas).
Este acontecimento realmente modelou minha vida. Talvez você tenha vivido uma tragédia como esta durante sua infância. Ou quem sabe já compartilhou algo parecido com seus próprios filhos. A maneira como enfrentamos estes momentos difíceis em nossas vidas é muito importante, pois demonstra como na verdade somos.
Pessoalmente, vi meus pais praticarem o que pregam. Eles demonstraram emoções reais e a maneira certa de lidar com a tragédia. Ninguém jamais culpou a Deus. Entregamos-lhe tudo e recebemos conforto em seu amor e poder. Primeiro, buscamos a Deus em oração — esta foi nossa reação automática! Desde então, esta tem sido minha resposta (piloto automático) nos momentos de dificuldades, posto que tão poderoso foi o impacto causado por este treinamento, através do exemplo inconsciente em minha vida.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, pura idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: Por que a oração é importante? Sobre o que podemos orar?
Escrituras: Atos 4.23-31.
Discussão: Discutam o significado de tal oração, apontando os principais componentes: reconhecer o poder e soberania de Deus; saber que Ele possui o controle de tal situação e que sua vontade será feita; pedir que seja glorificado e a resposta de sua oração.
Aplicação 1. Deus sempre responde às orações? (Sim. Ele pode responder: "sim", "não", ou "mais tarde".)
2. Leia 1 João 3.22. Por que recebemos o pedimos? Que motivações deveríamos
3. Como família, lembrem-se dos momentos em que Deus respondeu às suas orações
4. Cada pessoa pode fazer um pedido de oração, então durante a semana seguinte cá membro da família ora pelo pedido ou outro. Em sua próxima noite familiar, discutam quais orações já foram respondidas
5. Este seria um bom momento para iniciar um livro de oração familiar, no qual pudesse tomar nota de suas respostas.

faz chorar, até mesmo agora, somente por pensar nela. Ele é tão precioso, pois é uma oração vital que todos nós deveríamos fazer por nossos filhos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar