18 de agosto de 2011

Criando os filhos no caminho de Deus – parte 4


Livro de Kathi Hudson - CPAD


Nossa Identidade em Cristo

Antes de iniciar o processo de treinamento ou estabelecer nossos objetivos, precisamos determinar nossa condição atual. Como observamos anteriormente, uma família bem-sucedida possui uma vida de sucesso — positiva, fiel n Deus e correta. Cada cristão cresce progressivamente e torna-se mais parecido com Cristo à medida em que continua a aprender da Palavra, aplicando-a em sua vida. Nosso estilo de vida e o fruto que produzimos mostram ao mundo que somos cristãos.
Como pais, nossa própria identidade em Cristo é de vital importância. Se quisermos educar nossos filhos com sucesso, fiéis ao Senhor, precisamos modelar tal comportamento em nós mesmos.
O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele. (Pv 20.7)
Podemos começar a influenciar nossos filhos para Cristo, antes mesmo que eles tenham nascido — através do nosso próprio desenvolvimento, de acordo com os padrões d santidade. Quem sou fala mais alto que minhas palavras Minha vida e meu estilo de vida serão a mensagem recebida por meus filhos. Assim, preciso decidir que mensagem desejo ser. Pessoalmente, quero comprometer minha vida totalmente com o Senhor e obedecer suas instruções, vivendo em sua vontade.
Nunca farei isto perfeitamente. Não importa o quanto tente, posso apenas tornar-me mais parecido com Cristo amoldar-me à sua imagem de perfeição; entretanto, nunca serei exatamente como Cristo nesta vida, pois somente EL é perfeito. Porém, tentarei continuar desenvolvendo a santidade, cultivando as qualidades citadas neste livro que caracterizam as famílias felizes.
Enquanto trabalhamos para o nosso próprio desenvolvimento, podemos também auxiliar nossos filhos a desenvolver sua imagem em Cristo. Sem esta fundamental compreensão de quem somos, não podemos ser uma família cristã de sucesso, pois é Cristo quem nos habilita a servi-lo com êxito, e -realização de nosso relacionamento com Deus nos motiva obedecer.
Perceber quem é Deus e o que fez por nós, oferecendo Jesus Cristo como sacrifício por nossos pecados, a fim d que pudéssemos ter a vida eterna; dá-nos fé para obedece e desejar sermos imagem de Cristo. Quando queremos sei um exemplo cristão para nossos filhos e desejamos que eles desenvolvam este caráter, estamos no caminho certo para sermos moldados pelo Espírito Santo.
Como podemos permitir que o Espírito Santo trabalhe em nossas vidas? Como sabemos que está trabalhando?

Conhecendo que Somos Salvos
Somos todos seres humanos pecadores. Romanos 3.23 diz? "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Não há como chegarmos ao Céu através de nossos próprios atos. Por causa do grande amor de Deus por nós Rm 5.8; Jo 3.16) e sua imensurável graça (favor não merecido), Ele enviou seu único filho, Jesus cristo, para morrer na cruz por nossos pecados e ressuscitar após três dias.
Agora, porém, Deus nos mostrou um caminho diferente para o céu - não pelo fato de sermos "bonzinhos" e procurarmos guardar suas leis, mas um novo caminho (ainda que não seja tão novo realmente, pois as Escrituras falaram dEle há muito tempo). Agora Deus diz que nos declarará "sem culpa" — se confiarmos que Jesus Cristo pode remir nossos pecados. E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou temos sido. Sim, todos pecaram; todos fracassaram e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus; no entanto, Deus nos declara agora "sem culpa" das ofensas que Lhe fizemos, se confiarmos em Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente. (Rm 3.22-24, A Bíblia Viva)
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10.13)
A conseqüência natural do pecado é a morte (Rm 6.23), mas através da graça de Deus somos salvos, confessando nossos pecados ao Senhor e nos arrependendo deles (determinados a não repeti-los mais). Se cremos e confessamos que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para dar-nos vida, então seremos salvos.
Se, com tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Rm 10.9,10)
Quando somos salvos, o Espírito Santo trabalha em nossas vidas, nos ajudando a moldarmo-nos à imagem de Cristo ao invés de à imagem do mundo.
1 João 2.3-6, A Bíblia Viva diz:
E como podemos ter certeza de que pertencemos a Ele? Olhando para dentro de nós mesmos: estamos realmente procurando fazer o que Ele quer que façamos? Alguém poderá dizer: "Eu sou cristão ou estou no caminho do céu, eu pertenço a Cristo". Mas se não fizer o que Cristo lhes manda, é um mentiroso. Mas aqueles que fazem o que Cristo lhes manda, aprenderão a amar a Deus cada vez mais Esta é a maneira de saber se você é ou não é um cristão. Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu.
É sempre possível conhecer o caráter de alguém pelo seu bom comportamento, até mesmo uma criança. (Pv 20.11, A Bíblia Viva)
Seu modo de viver demonstrará se você é ou não um cristão. Seus filhos observarão suas atitudes e comportamentos, identificando seu caráter em Cristo; eles formarão uma noção certa ou errada, baseados em seu exemplo. Esta é uma grande responsabilidade. Como podemos ter certeza de que continuaremos a crescer e viver nEle?
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura quedebaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Cl 1.21-23)
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo. (Cl 2.6-10)
Precisamos manter fortalecida a nossa fé e não sermos Iludidos por falsas filosofias do mundo. Nós cristãos precisamos basear nosso saber e comportamento na Palavra de Deus, estar enraizados, fortalecidos em Jesus Cristo e conhecer que, através de sua morte, fez-nos santos para Deus.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. (Rm 12.1,2)
Quando salvos, já não pertencemos mais ao mundo; somos transformados pelo Espírito Santo, e então, ao andarmos na caminhada de fé, nosso caráter está continuamente sendo refinado por Ele. Quando temos a convicção de que Deus nos ensina, podemos avaliar o que diz o mundo, e o Espírito Santo nos ajudará a discernir o certo do errado.

Uma Auto-imagem Saudável
Nossa auto-imagem deveria ser baseada nesta nova identidade em Cristo. Provérbios 1.7 diz: "O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução". A sabedoria tem início com esta compreensão básica do papel de Deus na relação de quem somos nós. Reconhecer seu poder soberano sobre nossas vidas faz com que o temamos — este é um sentimento de reverência respeito por sua santidade e expressa o desejo de louvá-lo e adorá-lo, pois somente Ele é digno.
Por um lado, temos respeito pelo Senhor, somos cheio de reverência e apreciação por todas as coisas que Ele no| tem dado — até mesmo a vida eterna, apesar de sermos pecadores e não merecermos estas dádivas. Nunca poderemos comparar seus padrões com os nossos. Não podemos, ganhar nosso caminho para o Céu. Mas Deus nos salvou através de sua graça. Esta é uma tremenda verdade a compreender! Uma verdade à qual devemos nos submeter.
Harmonizados com tal percepção, sabemos que somos! especiais e totalmente únicos. Deus possui um plano para ai vida de cada pessoa e nos ama incondicionalmente, não importa o que façamos. Deus concedeu a cada um de nós j uma personalidade única, talentos especiais e habilidades que deseja desenvolver. Ele possui um propósito para estarmos nesta terra. Deus conhece-nos melhor do que jamais poderíamos nos conhecer.
Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. (Sl 139.1-4)
Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. (Sl 139.13,14)
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Sl 139.16)
Um dos maiores presentes que podemos dar aos nos-b filhos é a compreensão de quem eles são em Cristo. Deus criou seus filhos à sua imagem e os redimiu oferecendo-lhes nova vida em Cristo, se tão somente o aceitarem. Jesus conhece tudo sobre suas vidas e possui planos neste sentido. Ele é glorificado quando suas qualidades são refletidas, pois são filhos — membros da família de Deus.

É Correto um Cristão Possuir Auto-estima?
Atualmente, ouvimos falar muito sobre auto-estima. Quase todas as escolas do país possuem algum currículo ou esforço direcionado à construção deste sentimento em nossos filhos. Você deveria estar preocupado com este movimento, ou ele é importante para que seu filho desenvolva d auto-estima?
Certamente, é vital que seu filho(a) compreenda sua identidade em Cristo. Ele tem valor pois Deus o(a) valoriza. Deus mio comete enganos. Ele os criou perfeitamente à sua imagem, então achou-no(a) valioso o suficiente ao ponto de enviar Jesus Cristo, a fim de que ele(a) pudesse viver. Eles têm valor por causa dEle!
Porém, o valor convertido pelo Senhor é humilde, pois mio há coisa alguma que possamos fazer para sermos valorosos por nós mesmos. Somos salvos pela graça — favor imerecido — e não porque somos valiosos. Por sermos pecadores, merecemos apenas a morte. Alcançamos a salvação o, apenas através do mérito e perfeição de Cristo.
A Bíblia nos declara:
Porque , pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12.3)
Nossa auto-imagem depende constantemente de nossa realização na fé e em todas as coisas que Cristo tem feito por nós. Precisamos nos comparar somente a Ele.
Mas prove cada um a sua própria obra e terá a glória só em si: mo e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga: (Gl 6. 4,5)
Precisamos testar nossos próprios atos. Estaremos sempre em falta com o ideal de Deus, mas podemos ver nosso crescimento espiritual e nos orgulharmos pelo trabalho Espírito Santo em nossas vidas. Nunca devemos nos cor parar aos outros, uma vez que cada pessoa cresce em diferentes áreas de acordo com a vontade divina e dos padrões celestiais, não terrenos. Podemos ensinar aos nossos filho! que seus valores e riquezas provêm do trabalho de Deus Possuímos um valor divinamente estabelecido e baseado na estima, no valor e na imagem de Deus, não em nossa auto-estima, autovalor ou auto-imagem.
É importante que nossas famílias tenham uma visão correta ou autoconceito das riquezas e valores, não almejando exageradamente, mas reconhecendo quem somos em Cristo. Nossos valores e riquezas não provém de realizações ou posses (um padrão mundano), mas de um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo.
O mundo e muitas escolas ensinam "auto-estima" baseados na autovalorização intrínseca. Aos nossos filhos é ensinado pensarem em si próprios para seu próprio bem, possuindo cem por cento de controle sobre suas próprias vidas e destinos. Este ensino é falso e totalmente contrário às Escrituras. Você precisa neutralizar este aprendizado em seu lar, caso seu filho o esteja recebendo na escola, com amigos ou através da televisão.

O Propósito de Deus para Nós
Nossos filhos precisam compreender que o Senhor possui um propósito especial para eles. Seu propósito para d um de nós é:
Ser conforme à imagem de Deus.
Amar e servi-lo.
Ser obediente aos seus mandamentos.
Amar e servir aos outros.
Ser luz e sal para o mundo.
Trazer a influência cristã a cada aspecto da vida.
Precisamos desenvolver nossas habilidades e talentos, pois são ferramentas de Deus que nos capacitam a viver de acordo com seu propósito. Obteremos sucesso ao buscarmos e seguirmos os planos de Deus para nossas vidas e famílias.
Procurem obedecer rigorosamente a todos estes mandamentos. Se fizerem o que é reto aos olhos do Senhor nosso Deus, tudo correrá bem para vocês e para os seus filhos, para sempre. (Dt 12.28, A Bíblia Viva)
À medida que nossos filhos desenvolvem seus talentos e habilidades, utilizando-os para completar o propósito de Deus em suas vidas, eles provarão um sentimento de realização e crescerão em confiança que os ajudarão a serem mais bem-sucedidos.
Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jr 29.11)
Deus possui um plano especial para seu filho. Ele deseja que ele (ou ela) tenha sucesso e, para tal, deu-lhe talentos e habilidades. Seu filho provavelmente nunca entendeu bem o plano de Deus para ele, isto é comum. Precisamos ter fé e confiar no trabalho do Senhor em nossas vidas, conduzindo-nos através destas áreas que não compreendemos.
Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. (1 Co 13.12)
Nossa confiança está no conhecimento e nos planos de Deus. Ele nos capacitará a alcançar sucesso, se formos sensíveis à sua liderança e buscarmos sua vontade. Não é necessário que saibamos e compreendamos todas as coisas. Caso eu esperasse para agir até obter confiança completa em mim mesma, nunca completaria coisa alguma. Na verdade, eu nunca seria uma escritora. Porém, por confiar nas habilidades de Deus, estou apta a caminhar pela fé e cumprir o propósito que Ele tem para minha vida.
Como pais, podemos ajudar nossos filhos a serem bem-sucedidos, a desenvolverem suas habilidades e compreenderem como usá-las para o Senhor, instilando os padrões de Deus sobre certo e errado nos corações de nossos filhos, encorajando-os a utilizar a força e confiança que Deus lhes deu (Fl 4.13) e, modelando nossa fé, nossos filhos terão esperança e saberão seu destino (Cl 3.4).
Quando nossa família desenvolve uma identidade saudável através do relacionamento com Deus, compreendemos que Ele tem um propósito para nossas vidas. Esta percepção enche-nos de um profundo senso de bem-estar — a alegria do conhecimento de que Deus está no controle e nos habilitará a obter êxito naquilo que planejou. Isto nos dá confiança para alcançarmos o sucesso. Aliado a esta vivência pessoal e familiar, posso também ajudar meus filhos a experimentar a operação divina em suas vidas.

Trazendo-a para Casa
Aplicando os princípios de Deus: favor consultar o capítulo 2, pura idéias e atividades sobre a elaboração da Noite Familiar.
Abertura: De que forma Deus demonstra seu amor por você? (Assegure-se de que cada filho compreende que pode ter vida através de Cristo.)
Escrituras: Salmos 139.1-4,13-16.
Discussão: Com que precisão Deus conhece você? Existe alguma coisa que Deus não saiba sobre sua vida? Como Ele pode conhecê-lo tão bem? Será que Deus possui um plano para você? Como segui-lo e aprender sobre este plano? Sabendo que Deus o conhece intimamente, melhor do que você mesmo; possui o poder definitivo em sua vida e um plano especial para você — como se sente? De onde provêm sua imagem e valor?
Aplicação: 1. Sabendo como Deus demonstra seu amor por nós, como podemos expressar o mesmo por Ele? Faça uma lista das maneiras pelas quais você pode mostrar a Deus quanto o ama.
2. Cada membro da família escolhe uma nova maneira de se aproximar do Senhor e aprender mais sobre o plano divino para sua vida. Comece a agir assim desde agora. Eis algumas sugestões:
Ter um momento diário a sós (orar e estudar a Bíblia).
Ler a Bíblia todas as noites.
Pedir a Deus para mostrar-lhe o que modificar em sua vida.
Memorizar versículos todos os dias da semana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filme: Uma razão para cantar